Traduzir

Rádio Graciosa


18 janeiro 2013

Notável desta semana é Acácio Cabeceiras


Acácio Henrique da Silva Cabeceiras, nasceu a 24 de Novembro de 1950 em Santa Cruz da Graciosa, filho de José Hélder da Cunha Cabeceiras e de Clorinda da Silva Ramos. Acácio Cabeceiras é um dos dois filhos do casal.
A sua infância foi passada como qualquer criança daquela época na Graciosa, com muitas brincadeiras, convívios e também na escola.
Mas foi na música que Acácio Cabeceiras se destacou e ainda hoje se destaca.
Cedo principiou a aprender música na Filarmónica Recreio dos Artistas e logo se começou a destacar no saxofone. Na sua formação musical destaca Rufino Pereira e Valquírio Louro, como dois homens que o moldaram, musicalmente mas também como ser humano.
Assim começou um percurso musical, em que passaria pelos conjuntos da ilha de maior qualidade e com maior longevidade.


Integrou os "Selvagens do Ritmo", quando regressou de um período de 2 anos emigrado no Canadá e nunca mais parou.
Criou e integrou ainda dos “White Star” e Blue Star”, e o "Ritmo 2000", sendo juntamente com Valdemiro Santos e Gaspar Cordeiro o núcleo forte do grupo ao longo dos cerca de 30 anos de actividade. Neste conjunto, ligado ao clube Graciosa Futebol Club, sempre tocou de graça tal como os outros componentes do grupo e tocou com muito jovens e refere com muito orgulho, que alguns são hoje dos melhores músicos da ilha e não só.
Ainda nos grupos de baile destaca-se os "Semibreve" em que tocou também durante algum tempo.
Mas não era só nos conjuntos de baile que Acácio Cabeceiras gostava de tocar, também se destacou na música ambiente, jazz e blues, em que se entrega ainda com mais alma ao saxofone.
É nessa qualidade que integrou os "Strangers and Friends" e ainda hoje actua com Nuno Bettencourt e Steven Silva.
Sempre que o convidam para tocar, não consegue dizer que não, pois faz parte da sua vida esta dedicação ao saxofone e em termos de organizaçao, destaca-se como membro da Comissao de Festas de Senhor Santo Cristo dos Milagres. 
Acácio Cabeceiras é um exemplo de dedicação a uma paixão, basta vê-lo tocar para se perceber como sente o que está a fazer.
Um dos melhores músicos da Graciosa, que se tivesse tido oportunidades que outros mais novos já tiveram, poderia ter chegado mais longe na música.
Profissionalmente, Acácio Cabeceiras foi durante muitos anos operador de rampa na Sata Air Açores e atualmente é agente transitário.
È casado com Nélia Maria Melo Picanço, e tém três filhos.

Um graciosense notável que muito tem contribuído para o panorama musical graciosense, muito concretamente na modernização da música que se faz na nossa ilha.

Twitter Facebook Favorites More