Traduzir

Rádio Graciosa


27 julho 2012

Portos dos Açores, SA esclarece situação sobre a “dragagem e destino da areia”


A empresa Portos dos Açores, SA enviou para a Rádio Graciosa uma nota a fim de esclarecer as declarações públicas do Deputado do PSD/Graciosa sobre a “dragagem e destino da areia da Praia”, já que segundo esta empresa “as mesmas enfermam de erros grosseiros”.

A empresa Portos dos Açores, SA esclarece que “No âmbito da obra da rampa Roll On Roll Off no porto comercial da Graciosa, deu-se inicio à dragagem de material depositado pela natureza, no local onde irá nascer a referida rampa. O volume total do material dragado, que se estima em cerca de 1795m3, como RCD (Resíduo de Construção Demolição), é uma conjugação de areia, lodo e pedra de dimensões diversas, exalando um “aroma” típico da degradação da matéria orgânica que se deposita por regra nestas zonas costeiras e áreas portuárias e, como é do senso comum, impróprio para ter como destino o areal.

Acresce que, como é do senso comum, a areia que tem sido colocada no areal da Graciosa, tem origem em fundos marinhos nos quais o depósito de lodo é muito reduzido, uma vez que é dragada em espaço exterior aos molhes do Porto da Praia da Vitoria, em mar aberto, pelo que tem características e qualidade muito superior ao material agora retirado do saco do porto comercial da Graciosa para a construção da Rampa Roll On Roll Off no porto comercial.

São por isso, mais uma vez, desprovidas sem sentido as declarações do Senhor Deputado João Costa do PSD/Graciosa e reveladoras de um profundo desconhecimento do trabalho que a Portos dos Açores, SA está a realizar na Ilha Graciosa”.

Portos dos Açores, SA a esclarecer a situação sobre a “dragagem e destino da areia da Praia da Graciosa.

Twitter Facebook Favorites More