Traduzir

Rádio Graciosa


27 março 2024

Avisos Amarelo e Laranja para o Grupo Central - Ação conjunta de anticiclone e depressão condicionam estado do tempo

Uma corrente de noroeste, provocada pela ação conjunta entre um anticiclone centrado a noroeste dos Açores e a Depressão Nelson centrada a sul das ilhas britânicas, deverá transportar uma massa de ar fria e instável até à região dos Açores, dando origem a ocorrência de aguaceiros que poderão ser de granizo.

A formação de um núcleo secundário associado à referida depressão Nelson, e com deslocamento para sul em direção à região dos Açores, deverá provocar um agravamento do estado do tempo em todo o Arquipélago.

Desta forma entre os dias 27 e 28 de março, prevê-se um aumento significativo da intensidade do vento com rajadas na ordem dos 100 km/h no Grupo Central.

Relativamente à agitação marítima, as ondas de noroeste deverão atingir os 8 metros no Grupo Central.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos laranja e vermelho, devido a vento forte e agitação marítima.

As ilhas do grupo central, estão sob aviso laranja, devido à agitação marítima, das 05:00 às 14:00 de quinta-feira, e sob aviso amarelo das 11:00 de quarta às 05:00 de quinta-feira e das 14:00 de quinta às 11:00 de sexta-feira.

Foi ainda emitido um aviso amarelo devido ao vento forte, entre as 17:00 de quarta e as 14:00 de quinta-feira.


Foto: Prognóstico de Superfície válido para as 12h UTC de 28 de março de 2024

Twitter Facebook Favorites More