Traduzir

Rádio Graciosa


19 junho 2021

Resumo Semanal de 14 a 18 de Junho de 2021

Operação Periferia- Vacinação em massa foi um sucesso na Graciosa


A Operação “Periferia” levou à vacinação de cerca de 1.200 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid 19 na Graciosa.

O centro de Vacinação da Graciosa funciona no Centro Cultural da Ilha Graciosa e no terreno estiveram profissionais de saúde da Unidade de Ilha Graciosa, uma equipa militar e três enfermeiros do Serviço Regional de Saúde.

A Presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa considerou que a campanha foi “um sucesso”, ao serem vacinados praticamente a totalidade das 1.200 utentes agendados, com idade a partir dos 16 anos.

Laura Clarimundo afirma que a Graciosa está no bom caminho, rumo à imunidade de grupo.

Na Ilha Graciosa já foram administradas 4.700 vacinas contra a Covid 19, sendo que destas, cerca de 3.000 dizem respeito a primeiras doses.





Futebol Feminino- Seleção da Graciosa estreou-se na Festa do Futebol Feminino


Durante quatro dias, três seleções, em representação das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge, disputaram seis jogos no Campo do Barreiro, na freguesia do Porto Judeu.

Verónica Gregório recebeu o prémio revelação do torneio.





Sub 11- Sporting de Guadalupe ficou em 5º lugar no "Troféu João Barcelos"


Os jovens Graciosenses conseguiram assim uma excelente prestação, tendo em conta que participaram 10 equipas no torneio.





Voleibol- Graciosa recebeu o XXII Encontro Regional de Mini Voleibol Feminino


Organizado pela Associação de Desportos da Ilha Graciosa, participam as equipas do Santa Cruz SC, ADREP (da ilha Terceira), Volei Clube de São Miguel e Clube Desportivo Escolar de Santa Maria.

Um torneio que serve sobretudo de aprendizagem e experiência às jovens atletas que se estão a iniciar na modalidade de voleibol. 





Graciosa aumenta de 47,2 km para 70,3 km a extensão de trilhos pedestres


Graciosa conta com 4 novos trilhos pedestres com temas como arquitectura da água, vinhas e Caldeira.

São dois novos trilhos dedicados à “Arquitetura da Água”, propostos pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.

O terceiro trilho aprovado foi o da “Rota das Vinhas”, cuja entidade promotora é a Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa.

“Subida ao Cume” é o nome do quarto novo trilho da Graciosa, promovido pela Direção Regional do Turismo / Direção Regional dos Recursos Florestais, com extensão 10 KM.





Alojamento Local da Graciosa registou subida de procura em tempo de pandemia


Na Região Autónoma dos Açores, no mês de Abril, os estabelecimentos hoteleiros registaram 43,6 mil dormidas. De Janeiro a Abril de 2021 registaram-se 115,0 mil dormidas, valor inferior em 49,1% ao registado em igual período de 2020.

Os estabelecimentos hoteleiros da Graciosa registaram em Abril um total de 520 dormidas e entre Janeiro e Abril de 2021 foram 1.282 as dormidas. As dormidas registadas nos primeiros quatro meses de 2021, neste tipo de alojamento registam uma variação homóloga negativa de 29 % em relação a 2020 e de 74% em relação a 2019.

O Turismo em Alojamento Local registou na Graciosa 62 dormidas no mês de Abril e 348 no período entre Janeiro e Abril deste ano, continuando a ser o tipo de alojamento que tem subida de procura por quem
visita a Graciosa, em tempo de pandemia. Analisando o período entre Janeiro e Abril, regista-se este ano uma variação homóloga positiva de 192,4% em relação a 2020 e de 23,4% em relação a 2019.





Parlamento Açoriano aprovou voto de pesar pelo falecimento de Gabriel Melo


O Parlamento dos Açores aprovou um voto de pesar pelo falecimento de Gabriel Melo.

No voto apresentado pelo PSD, o deputado João Costa destacou a várias vertentes da vida de Gabriel Melo, um homem dedicado à cultura, às instituições e à população em geral.

A bancada PS associou-se à iniciativa, com José Ávila a destacar que acima de tudo Gabriel Melo era “um homem bom”.

O voto foi aprovado por unanimidade.





Detidos dois jovens por condução perigosa


O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores comunicou que no fim-de-semana foram realizadas duas detenções na Graciosa.

No âmbito da atividade operacional regular, a PSP da Graciosa deteve 2 indivíduos, de 22 e 24 anos, “pela suposta prática do crime de condução perigosa de veículo”.

No fim-de-semana não houve registo de acidentes de viação na Graciosa.





José Ávila afirma que PS está disponível para melhorar transportes marítimos nos Açores mas não prejudicando as ilhas ditas pequenas


No âmbito de um debate gerado após uma declaração política apresentada pelo CDS-PP, sobre os transportes, o deputado do PS, José Ávila realçou que o atual modelo de transporte de mercadorias “poderá não ser o melhor do mundo, mas garante a coesão regional, é fiável dentro das contingências que existem e garante o mesmo preço para cada uma das ilhas dos Açores”.






Oficina de Patchwork decorreu na Graciosa


O Centro Regional de Apoio ao Artesanato promoveu uma oficina de Patchwork na Graciosa, entre os dias 31 de Maio a 11 de Junho.

A formação gratuita esteve a cargo da artesã Patrícia Silva e constou da execução de 1 abafador quadrado, 1 avental de garrafa e pegas quadradas.

As aulas decorreram no Centro Cultural da Ilha Graciosa, cumprindo com as regras de prevenção da Covid 19.





Câmara Municipal aprova prorrogação das medidas excepcionais âmbito da Covid 19 e compromissos plurianuais para obra do Sintético de Santa Cruz


Na ordem de trabalhos destacou-se a prorrogação das medidas excepcionais de apoio às famílias e às empresas, no âmbito da Covid 19, até ao dia 30 de Setembro, como forma de contribuir para a minimização de efeitos da crise provocada pela Covid 19.

Foi ainda aprovado o pedido à Assembleia Municipal para a assumpção de compromissos plurianuais, decorrentes do empréstimo de 849 mil euros, para a empreitada do Campo de Futebol Sintético de Santa Cruz da Graciosa. A obra que deverá iniciar-se ainda em 2021, deverá ficar concluída só em 2022.

À Assembleia Municipal chegará também a proposta de atribuição de despesas de representação à chefe da divisão de Ambiente, Serviços Urbanos e Saneamento do Município.

Todos estes assuntos foram aprovados por unanimidade.


Twitter Facebook Favorites More