Traduzir

Rádio Graciosa


17 junho 2021

Aprovados 4 novos trilhos pedestres dedicados à arquitectura da água, vinhas e Caldeira

 A Ilha Graciosa vai contar com 4 novos trilhos pedestres, que foram aprovados esta semana pela Comissão de Acompanhamento de Percursos Pedestres.

São dois novos trilhos dedicados à “Arquitetura da Água”, propostos pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa. O trilho I tem extensão de 11,4 KM e o percurso inicia-se na Caldeirinha de Pêro Botelho, passa pelo complexo de água das Almas, contorna o Pico Timão, atravessa a zona florestal de Trás dos Pomares, cruzase pela canada do Encanamento até à Lagoa e o percurso termina na zona da Praia junto ao areal. É possível observar espécies endémicas como o conchelo-do-mato e camarinha. Observa-se também as estruturas de água, fábrica e fornos de telha. Este trilho vem substituir o atual PR01GRA – Serra Branca – Praia, vindo melhorar o atual traçado, com o objetivo de reduzir em 40% a percentagem de alcatrão no atual traçado existente, aumentando ainda a extensão em cerca de 3,5km.

O trilho II tem 6,5 KM, inicia-se junto ao areal na freguesia de São Mateus, onde termina o da Arquitetura da Água I, prossegue pela muralha da praia passa pelas estruturas de água, como o viaduto, bebedouros, arquinhas e tanques, desce-se à Fonte da Rocha para apreciar o complexo de água e prossegue-se até à Ponta da Restinga para se observar os ilhéus do Carapacho, farol e vigia. Desce-se o Carapacho, passando pelo parque de campismo chegando às Termas do Carapacho e zona balnear.

O terceiro trilho aprovado foi o da “Rota das Vinhas”, cuja entidade promotora é a Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa. O trilho de 6,6 Km inicia-se junto ao futuro “Centro de Interpretação da Vinha”, prossegue-se por entre quartéis de vinha da zona norte da ilha, avista-se o Moinho de vento e tanque de água da Achada, chega à Ponta da Barca para observar o farol e ilhéu da Baleia. Passa-se pelo Pico Negro, observando a vista sobre os parcelares de vinha e prossegue-se junto à costa até ao Barro Vermelho.

“Subida ao Cume” é o nome do quarto novo trilho da Graciosa, promovido pela Direção Regional do Turismo / Direção Regional dos Recursos Florestais, com extensão 10 KM.


O trilho inicia-se em frente à Igreja da Luz, sobe a Canada do Beco, contorna a cumeada da Caldeira passando pelo ponto mais alto da ilha, desce pela floresta de Criptomérias, passa no Centro de visitantes e faz a descida à Furna do Enxofre. Retorna o regresso à cumeada, passa pela torre de madeira com vista para o interior da Caldeira, pelas Furnas da Maria Encantada, d’Água e do Abel, atravessa a ribeira gerada pela Fonte de Nesquim e termina onde começou o percurso.


Com a aprovação destes trilhos, a Graciosa passa de 47,2 km para 70,3 km, a extensão de trilhos oficiais.

Os promotores que viram as suas propostas aprovadas têm agora 12 meses para implementar os traçados aprovados, prevendo-se a abertura de algumas destas novas propostas ainda no decorrer deste verão.

À Direção Regional do Turismo competirá implementar toda a sinalética, painéis informativos e comunicação.

Twitter Facebook Favorites More