Traduzir

Rádio Graciosa


05 maio 2021

Projeto Graciólica é visto como exemplo pela Europa

O Plano de Recuperação e Resiliência contempla as regiões autónomas com um envelope de 185 milhões para as renováveis e descarbonização e uma fatia importante desses apoios está destinada a sistemas de armazenamento de energia

Segundo o Jornal Expresso, “a EDA - Eletricidade dos Açores terá direito a 22,5 milhões de euros para dotar seis ilhas com baterias, designadamente Corvo, Flores, Faial, Pico, São Jorge e Santa Maria, com dimensões diferentes, que vão dos 0,5 MW no Corvo aos 9 MW no Faial e no Pico”.

Estes sistemas vêm juntar-se ao projeto Graciólica, na Graciosa, juntando baterias de lítio e produção solar e eólica, e a outros projetos em curso para instalar baterias nas ilhas de São Miguel e Terceira.

O PRR contempla ainda outras importantes rubricas de financiamento para a descarbonização da energia nos dois arquipélagos, com os Açores a terem direito a 71 milhões de euros para expandir o aproveitamento da energia geotérmica, bem como 3,5 milhões de euros para um projeto específico no Corvo que combina energia eólica e solar.

O projeto Graciólica é assim tido como exemplo, não só pelo país, mas também pela Europa, para o futuro das energias renováveis em ilhas e arquipélagos.

Fonte: Expresso

Twitter Facebook Favorites More