Traduzir

Rádio Graciosa


04 maio 2021

Junta de Freguesia de São Mateus preocupada com acessibilidades e abastecimento de água à Lavoura

A Junta de Freguesia de São Mateus alertou que “os acessos agrícolas e o abastecimento de água às explorações agrícolas, são dois fatores fundamentais para o bom aproveitamento dos solos e diminuir os custos de produção, fazendo progredir o que sempre foi o maior setor produtivo da Ilha Graciosa”.

Em nota de imprensa a autarquia enaltece que “já foram dados alguns passos, mas ainda há muito a fazer” na freguesia para que os agricultores possam fazer um bom aproveitamento dos solos e dimensionar as suas explorações de forma adequada. 

A junta esclarece que no que concerne às acessibilidades existe um importante eixo, o caminho Barreiro/ Vales/ Ventosa, que “vai potenciar os acessos a toda a vertente nordeste da Caldeira”, tendo numa primeira fase sido executado o alargamento e pavimentação do caminho do Barreiro, Nossa Senhora da Saúde.

Já em 2020, a Junta de Freguesia de São Mateus com a colaboração da SRAF alargou cerca de 1 km de caminho, obra esta que ainda se encontra a decorrer e que visa “dotar a via com a largura média de 5 m” com reposição dos muros de vedação das propriedades e do aterro. Esta intervenção contou com a cedência de parcelas de terreno por parte dos proprietários.

Trata-se de uma obra de grandes dimensões para uma Junta de Freguesia, “mas que pelos constrangimentos que causa aos agricultores não era possível prolongar a inacessibilidade aos terrenos por muito mais no tempo”.

Apesar de ainda não estar concluída, já é possível a circulação de máquinas agrícolas.

A terminar, a Junta de Freguesia alerta que há a necessidade de entre os dois troços de estrada, efetuar uma intervenção para melhorar a circulação e critica o fato de não ter sido aprovado no parlamento regional uma proposta nesse sentido, esclarecendo ainda que “a responsabilidade dos acessos, abastecimento de água e energia às explorações são da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que conta com fundos comunitários para esta finalidade”.

A Junta de São Mateus alerta ainda para a urgência na “reparação do reservatório do Encanamento”, que sabe a junta já estão os materiais na ilha, “mas a aguardar que a IROA envie os técnicos para a sua colocação”, o que entretanto está a provocar demoras no enchimento dos tanques de água.

Fonte: JFSM

Twitter Facebook Favorites More