Traduzir

Rádio Graciosa


08 abril 2021

“Ser Feliz Sem Idade- Universidade Sénior” inicia-se esta semana

O projeto “Ser Feliz Sem Idade”, deu o mote à Universidade Sénior que abre esta semana na Graciosa.

Trata-se de uma ideia vencedora do Orçamento Participativo 2019, a mais votada das propostas apresentadas para a Graciosa, que pretende aumentar a resposta educativa e social das pessoas com mais de 50 anos, independentemente do grau de escolaridade.

Ana Filipa Silva é a autora deste projeto vencedor, que surgiu dos testemunhos que ouviu num trabalho promovido na Graciosa, que revelaram a falta de oportunidades para ocupação de pessoas a partir dos 50 anos. 

A jovem Graciosense que é formada na área social, é uma das formadoras voluntárias.

O projeto Ser Feliz Sem Idade, pretende ser um espaço de informação e divulgação de recursos e acima de tudo, de participação social entre as várias gerações. 

O projeto decorre nas instalações do Centro Paroquial de Nossa Senhora da Luz e assume o formato de Universidade Sénior, em que são administradas 9 disciplinas, ministradas por 14 formadores voluntários. A componente formativa gratuita inclui várias disciplinas e matérias, adaptadas aos interesses e necessidades da comunidade sénior da ilha Graciosa, são elas: Nutrição, Dança, Movimento ativo, Saúde Sénior, Coro, Introdução à Informática, Artes e ofícios, Música e poesia e Oficinas da mente.

Patrícia Picanço, coordenadora da Universidade Sénior da Graciosa, explica que não serão atribuídas notas e que cada aluno pode optar pelas áreas que lhe interessa.

O objetivo da iniciativa é promover o envelhecimento ativo e saudável, inserção e participação social através da dinamização de atividades regulares, um ambiente fundamental para combater o isolamento dos seniores, de forma atuar também no impacto da pré-reforma, mantendo um sentido de ocupação gratificante do tempo livre. 


Ontem foram assinados os protocolos de colaboração, em que participam várias entidades, nomeadamente a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia de Luz, Guadalupe, São Mateus e Santa Cruz, Unidade de Saúde, Santa Casa de Santa Cruz, Escola Básica e Integrada, Central de Serviços da Ilha Graciosa e a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

As inscrições estão abertas e as pessoas interessadas em participar podem inscrever-se no Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz, pelo telefone desta instituição 295714244, nas Paróquias da ilha e/ou pela página do projeto no Facebook Ser Feliz Sem Idade.

Twitter Facebook Favorites More