Traduzir

Rádio Graciosa


29 abril 2021

Prejuízos de cerca de 95% na vinha da Graciosa após passagem da Tempestade Lola

Face ao reporte de prejuízos nas produções hortícolas, frutícolas, e em especial na vinha, bem como de outras produções, que resultaram da passagem pelos Açores da depressão Lola entre 22 e 24 de abril, a Federação Agrícola dos Açores (FAA) solicitou, com caracter de urgência, que a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRADR) proceda, através dos Técnicos dos Serviços de Desenvolvimento Agrário de Ilha, ao levantamento pormenorizado dos prejuízos, assim como a avaliação dos montantes que representam as perdas de produção para cada setor.

A Federação Agrícola dos Açores entende que o Governo dos Açores deve agilizar a ativação atempada de compensações, nomeadamente através do Fundo Açoriano de Seguros Agrícolas que se encontra contemplado no Decreto Legislativo Regional Nº 25/1994/A de 30 de Novembro.



João Picanço, Presidente da Associação de Agricultores Graciosenses afirma que as culturas da batata e do feijão foram muito afetadas, mas é na vinha que se regista um prejuízo que rondará a 95%.

João Picanço alerta que é preciso uma nova política de
seguros agrícolas, pois a que existe actualmente não abrange os danos provocados por vento e sal do mar, característicos do nosso clima atlântico.

João Picanço explicou que está comprometida a produção de vinho, num ano que se avizinhava bom.

Quanto à meloa, esta cultura não foi afetada porque a sementeira agora é que foi feita.

Foto: Arquivo

Twitter Facebook Favorites More