Traduzir

Rádio Graciosa


29 abril 2021

Artigo de Opinião de João Costa “Um bom plano para a Graciosa”

Estão aprovados o plano e orçamento de 2021 apresentados pelo novo governo dos Açores.

A ilha Graciosa tem uma série de iniciativas que queremos que tenham avanços decisivos já este ano, como o caso da nova aerogare, o projeto para alargamento da pista do aeroporto com iluminação para voos noturnos ou o projeto para a nova Gare marítima do porto comercial da Praia da Graciosa.

Também foram aprovadas verbas para avançar com a requalificação do Porto Afonso, a recuperação da cobertura da Casa do Povo de Guadalupe, a aquisição de uma viatura de combate a incêndios para o aeroporto e o projeto para ampliação do Lar de idosos da Praia. O Largo 1º de Dezembro na Luz irá avançar assim como a proteção costeira dos Fenais-Ventosa e o projeto de proteção costeira do Degredo em Santa Cuz.

Foi ainda aprovada uma verba para o Centro Social e Paroquial da Luz.

Neste Plano e Orçamento não estão previstos todos os investimentos de uma legislatura, mas há ainda verbas para melhorar os incentivos à fixação de médicos e verbas para obras na escola básica e secundária, além da redução de impostos, o aumento do complemento de pensão e de abono de família ou as passagens a 60 euros.

Não poderíamos aprovar verbas sem explicação, propostas apenas para lançar confusão, como os 500 mil euros para a zona da Barra, pois está ainda por terminar o assinalamento marítimo, já com avanços dados este ano e que são essenciais para utilização daquela zona para utilização por embarcações de recreio e que esperamos ainda este ano ter boas notícias, resolvendo os problemas deixados. Também uma verba proposta de 250 mil euros para as estradas que ligam Santa Cruz a Guadalupe e a Zona industrial ao Porto Comercial não fazia sentido aprovar pois, no caso de Santa Cruz - Guadalupe falta concluir a rede de águas em 1800 metros e no caso da ligação entre Porto Comercial e Zona Industrial o anterior Governo não avançou com o levantamento topográfico, além de que este plano já inclui previsão de avançar com esse projeto, pelo que aquela verba proposta não poderia ser executada. Talvez a intenção da proposta fosse essa!!!

Por outro lado, a proposta para caminhos agrícolas incidia sobre processos a decorrer e em avaliação, pelo que as verbas propostas não tinham qualquer sentido ou explicação.

Igualmente, uma verba para um projeto de apoio ao teletrabalho que nem sequer foi explicado e que ainda nem existe era uma proposta para se começar a casa pelo telhado que não fazia sentido aprovar, pois decorrem, há algum tempo, conversações entre o governo regional e o governo da república para a total cobertura de fibra ótica. Se quem apresentou esta iniciativa usasse da sua influência para ajudar a convencer o governo socialista do continente sobre a necessidade de avançar com os pressupostos para existência de projetos de apoio ao teletrabalho talvez não tivéssemos de perder tempo a discutir quem nasce primeiro, se o ovo ou a galinha!!

Temos muito trabalho pela frente e enormes desafios a vencer para que a Graciosa possa ter mais futuro e melhores investimentos. Connosco não haverá verbas inscritas ou propostas só para encher o papel e prestaremos contas sempre que não seja possível concretizar alguma intenção.

Vivemos um tempo novo, com um novo governo e com empenho e trabalho faremos o melhor pela nossa terra.

Twitter Facebook Favorites More