Traduzir

Rádio Graciosa


14 novembro 2020

Resumo Semanal de 9 a 13 de Novembro de 2020

Desembarques de Outubro com redução homóloga de 26,1%

Em Outubro de 2020 desembarcaram nos aeroportos dos Açores 62 377 passageiros, com variações negativas de 15,4% em relação a Setembro e de 52,8% homóloga.

O número dos passageiros desembarcados com origem noutras regiões do território nacional foi de 25 648, apresentando uma variação homóloga negativa de 62,5%. Nos voos inter-ilhas, a variação foi de -35,1%.

À semelhança dos dois meses anteriores, apenas três ilhas apresentaram variações mensais homólogas negativas acima de 50%, São Miguel com -57,6%, Terceira (-53,6%) e Faial com -51,3%. 

As restantes ilhas obtiveram as seguintes variações: Pico (-42,0%); Graciosa (-26,1%); Santa Maria (-25,3%), São Jorge (-22,6%), Flores (-19,3%) e Corvo com -17,2%.

Segundo o Serviço Regional de Estatística, em O
utubro foram registados 1.650 desembarques no Aeródromo da Graciosa, uma redução de 26,1%, em relação aos 2.232 desembarques do mesmo mês do ano passado.

No acumulado de Janeiro a Outubro, desembarcaram na Graciosa por via aérea 13.287 passageiros, uma redução de 46%, em comparação com os 24.634 desembarques de igual período de 2019.

Entre Janeiro e Outubro, decorreram 463 descolagens de aviões no Aeródromo da Graciosa, tendo trazido cerca de 65 toneladas de carga e perto de 19 toneladas de correio. Por via aérea, saíram da Graciosa cerca de 136 toneladas de carga e 7 toneladas de correio.



Centro Cultural volta a encerrar até final de Novembro

Na sequência da Resolução do Conselho do Governo de 7 de Novembro de 2020, que recomenda a todas as entidades públicas a não realização de eventos abertos ao público, o Município de Santa Cruz da Graciosa informou que se encontram canceladas as sessões de cinema, assim como todas as outras atividades previstas para o mês de Novembro no Centro Cultural da Ilha Graciosa.



Instalação da Assembleia Legislativa marcada para 16 de Novembro

Nas eleições de 25 de Outubro foram reeleitos pelo Circulo Eleitoral da Ilha Graciosa, os deputados da anterior legislatura, José Ávila e Manuel Ramos do PS e João Costa do PSD, que irão tomar posse para o novo mandato como deputados regionais.



Detido homem com TAS de 2,57 g/l

A PSP de Santa Cruz da Graciosa deteve na Segunda-feira, dia 9 de Novembro, “em flagrante delito, um indivíduo, do género masculino, de 32 anos, pelo crime de condução de veículo sob a influência de álcool”.

Segundo informação do Comando Regional, o detido apresentou uma Taxa de Álcool no Sangue (TAS) de 2,57 g/l.




Antigo Reservatório da Praia em obras

Foram iniciadas as obras de restauro, limpeza e conservação do reservatório do beco da Praia, na Freguesia de São Mateus.

Trata-se de uma infra-estrutura construída em 1886, com pormenores de construção bastante interessantes para a época. Tem capacidade para cerca de um milhão de litros de água e era a principal fonte de abastecimento de água da Vila da Praia, até finais da década de cinquenta.




Carne Ramo Grande com Denominação de Origem

Atualmente estão inscritos no Livro de Adultos da raça Ramo Grande 1.407 bovinos, distribuídos pelas ilhas Terceira, São Jorge, Faial, Pico, São Miguel e Graciosa, existindo, no total, 261 criadores desta raça nos Açores.




Junta de Santa Cruz da Graciosa entregou dois apoios à natalidade

O apoio consiste na entrega de um cheque-natalidade, no valor de 150€ por cada nascimento e apesar de este ser um apoio simbólico, o objetivo da junta é contribuir financeiramente nesta fase inicial de aumento do agregado familiar. 

O regulamento dos apoios à natalidade tem com uma das regras, a de que só permite compras efectuadas no comércio local.




Graciosa vai ter prova oficial de futsal

A Associação já lançou o regulamento destas provas a realizar na Graciosa, com o Torneio de Promoção Ilha Graciosa em Seniores Masculinos, em jogos de 50 minutos, que devem decorrer às Sextas-feiras, entre as 19 e as 21 horas.

São duas, as equipas que avançam com esta modalidade, o Sport Club Marítimo e o Clube Desportivo Escolar Ilha Branca, que segundo o calendário da prova irão disputar o troféu em 7 jornadas.

O primeiro jogo está marcado para 18 de Dezembro.




Graciosa novamente sem casos positivos de Covid 19

A Autoridade de Saúde Regional confirmou na Quinta-feira que a Graciosa voltou a ficar sem casos positivos ativos de Covid 19.

A ilha Graciosa fica assim sem casos positivos ativos, tal como as ilhas de Flores e Corvo.




Obra do Centro Histórico de Santa Cruz da Graciosa está concluída

Maria da Conceição Cordeiro, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, afirma que o executivo está satisfeito com a obra recebida em Outubro, no entanto decorreram alguns arranjos e ajustes.

São vários os aspectos do projeto que contribuíram para o bom resultado final, desde a melhoria da iluminação na zona dos pauis, jardins mais modernos e apelativos, a criação de rotunda ornamentada com a heráldica do concelho e ainda o melhoramento das estradas em calçada.

Maria da Conceição Cordeiro afirma que foi cumprido, na íntegra, o objetivo do projeto, o de dar um ar mais digno ao centro da nossa vila histórica.




Junta de Freguesia da Luz levou São Martinho à escola

No passado dia 11 de novembro de 2020, a Junta de Freguesia, em parceira com a Escola, proporcionou o convívio entre os alunos, nomeadamente apoiando a aquisição e fornecimento das tradicionais castanhas, que os alunos luzenses compartilharam.




Quinta da Luz recebe workshop de pachwork

O Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Luz, está a promover um workshop de patchwork no âmbito do projeto Quinta da Luz, desenvolvido pelo Centro Social e apoiado pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato. 

O workshop está a ser ministrado pela artesã Sandra Cunha e tem sido a verdadeira prova de que para aprender basta ter vontade.


Twitter Facebook Favorites More