Traduzir

Rádio Graciosa


19 setembro 2020

Resumo semanal de 14 a 18 de Setembro de 2020

Linha Branca da Atlânticoline vai manter-se em funcionamento até 5 de outubro

A Linha Branca da Atlânticoline, que liga a ilha Graciosa às outras ilhas do Grupo Central, vai manter-se em funcionamento até ao início da imobilização programada do navio ‘Mestre Jaime Feijó’, a 6 de outubro.
 Segundo informação do Gabinete de Imprensa do Governo, após as viagens do último dia de operação, o navio seguirá para São Miguel para efetuar certificações, vistorias a meios de salvamento e algumas pequenas reparações, ao abrigo da garantia, tal como inicialmente programado.



André Simas é o mandatário do PS/Graciosa às eleições legislativas

André Filipe Almeida de Simas é o mandatário pela Ilha Graciosa, da candidatura do Partido Socialista às eleições legislativas regionais que se realizam no próximo dia 25 de outubro.
Com 37 anos, André Simas é Professor de profissão e conta já com um vasto currículo no meio artístico, quer como maestro, quer como executante em bandas filarmónicas dos Açores.




Situação de alerta prolongada até 1 de Outubro na Graciosa

No seguimento da monitorização permanente feita à situação da pandemia de COVID-19 na Região Autónoma dos Açores, perante a evolução da situação da pandemia a nível global, e tendo em conta as ligações aéreas do exterior às ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial, o Governo entendeu que continua a justificar-se a prorrogação da declaração da situação de calamidade pública nestas ilhas, bem como a prorrogação da situação de alerta nas ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo até às 24H00 de 1 de outubro.



Polícia Judiciária investiga suspeita de peculato e desvio de subsídios na Associação de Pescadores Graciosenses

Suspeita de peculato e desvio de subsídios na Associação de Pescadores Graciosenses estão a ser investigados pela Polícia Judiciária, assim revelou a Antena 1 Açores.
Segundo a notícia, "o Presidente da Associação de Pescadores da ilha Graciosa diz-se tranquilo com a investigação da Polícia Judiciária”, “nada ter a temer” e “confessa querer resolver todas as suspeitas que recaem sobre a sua gestão”.
A Antena 1 Açores avança que “a Polícia Judiciária já esteve na sede da Associação e já inquiriu vários profissionais da Pesca”.
Em causa estão “suspeitas de irregularidades que configuram os crimes de peculato e desvio de subsídios”, por exemplo, o facto da Direcção da Associação não cumprir com os Estatutos”, uma vez que são obrigatórias duas assinaturas para a movimentação de dinheiro, e também a “repartição de quotas de pescado”, concretamenhte do goraz numa das últimas campanhas está a ser investigada, em que “embarcações inactivas, e por isso sem direito a quota, terão sido usadas pelo Presidente da Direcção para alegadamente juntar à quota da sua embarcação”.
A Antena 1 noticiou ainda que “Lázaro Silva é também o responsável pela Cooperativa Pescatória Graciocense, que comprava e vendia algas” e “das suas contas terão desaparecido algumas somas de dinheiro”.
Há ainda “queixas sobre o pagamento de salários com atrasos sucessivos. Isto quando o Governo subsidia as associações concretamente para despesas de vencimentos e manutenção."




Joana Fonseca é cabeça de lista da CDU pela Graciosa

Pretendendo representar amplos sectores da sociedade, a lista da CDU candidata da ilha da Graciosa será encabeçada por Joana Fonseca, 27 anos de idade e com a profissão de Técnica Especialista de Exercício Físico.
A primeira candidata da CDU ao Círculo eleitoral da Graciosa, afirmou que” a CDU está atenta aos problemas da ilha e procura atuar em várias instâncias. Considerando que muitos destas problemáticas já foram levantadas, vamos continuar a defender duas das grandes prioridades para a ilha: a questão dos transpores marítimos de passageiros e mercadorias entre a Graciosa e as ilhas do Grupo Central e o apoio e valorização dos produtos graciosenses”.
A CDU defende ainda “uma melhor promoção da ilha como destino turístico, e a reconstrução do porto Afonso”.




Candidatos do PSD pela Graciosa visitaram a Escola Básica e Secundária

Na visita, a candidatura do PSD pela Graciosa começou por desejar sorte e empenho aos estudantes da ilha Graciosa, num ano em que muito será diferente e apresentou dois compromissos, nomeadamente, “a elaboração de um Plano Tecnológico para a ilha, que consagre a cobertura integral da ilha pelo cabo de fibra ótica, permitindo assim igualdade no acesso às redes não havendo famílias e alunos com dificuldade em aceder a todos os conteúdos que devam trabalhar nas suas residências. Mas também que esse plano inclua os equipamentos necessários para todos os estudantes terem igualdade de oportunidades, como é o caso de ter um computador portátil ou outros equipamentos que sejam adequados a um novo modelo de ensino-aprendizagem”.
O segundo compromisso diz respeito à execução de “ um Plano de Recuperação dos Edifícios Escolares”.



Escolas da Graciosa receberam alunos para o ano letivo 2020/2021

As escolas da ilha Graciosa abriram na Terça-feira para o ano letivo 2020/2021, cerca de 5 meses depois do encerramento das aulas presenciais, devido ao surto de Covid 19.
O regresso às aulas é feito com muitas regras, de acordo com o emanado pela Direção Regional da Educação e nos últimos dias as instalações dos estabelecimentos escolares foram preparadas para esta nova realidade, tendo também decorrido reuniões com os encarregados de educação.



Detido homem por condução sob efeito de álcool

Segundo informação do Comando Regional o detido de 22 anos de idade, acusou uma TAS de 1,628 g/l.




Padre Ruben Pacheco tomou posse

No fim-de-semana decorreu a receção ao novo Pároco de Guadalupe e da Luz, o Padre Rúben Pacheco.
Ruben Filipe Sousa Pacheco tem 30 anos, é natural da Maia, ilha de São Miguel, foi ordenado presbítero em 2014, tendo exercido nos últimos 6 anos nas paróquias de Rosais, Santo Amaro e Santo António, em São Jorge.



Requalificação da Rua do Ilhéu reordenou o trânsito e criou o Miradouro do Ilhéu

A obra orçada em cerca de 75 mil euros, executada pela Tecnovia, teve como objetivo ordenar o trânsito à entrada e saída do Porto Comercial e melhorar os passeios para dar mais segurança à circulação de pedestres, numa zona de grande trânsito.
No local, foi ainda construído um miradouro, a designar “Miradouro do Ilhéu”, com vista para o Ilhéu da Praia, que será equipado com uma estrutura e equipamentos para a observação de aves.




Hotelaria Graciosense com quebras superiores a 70%

Na Região Autónoma dos Açores, no mês de Julho, no conjunto dos estabelecimentos hoteleiros, turismo no espaço rural e alojamento local, as dormidas atingiram 67,2 mil dormidas, representando um decréscimo homólogo de 84,2%, no entanto, somaram perto de seis vezes mais do que no mês anterior.
Analisando os dados do Serviço Regional de Estatística sobre o mês de Julho, a hotelaria Graciosense registou 547, uma variação de -74,2% em relação às 2.123 dormidas de igual mês em 2019. Em Julho, a taxa de ocupação cama foi de 21% na Graciosa (-17,9%) e a estada média foi de 2,62 noites (+11,1%).
Em termos de variações homólogas acumuladas, de janeiro a julho, todas as ilhas apresentaram variações homólogas negativas, a oscilarem entre -41,2% na ilha do Corvo e -82,0% na ilha do Faial. Só na ilha Graciosa, no acumulado de Janeiro a Julho, foram registadas 2.524 dormidas, -74,7% do registado no ano passado.




Oito forças politicas concorrem pela Graciosa às eleições de 25 de Outubro

A ilha Graciosa elege, pelo seu círculo eleitoral, três deputados para o parlamento dos Açores.
Os cabeças de lista tem vindo a ser conhecidos ao longo das últimas semanas, sendo que dois recandidatam-se ao cargo, como é o caso de José Ávila pelo PS e João Bruto da Costa pelo PSD.
A CDU (PCP/PEV) apresenta Joana Fonseca, o BE escolheu Humberta Araújo e o CDS-PP Fernando Melo.
O Chega, que se estreia este ano nas eleições nos Açores tem como candidato Roberto Pires, o PPM escolheu Luís Picanço e o MPT - Partido da Terra surge com Daniel Gomes.




Luis Picanço é o cabeça de lista do PPM pela Graciosa

O partido concorre pela ilha Graciosa com uma lista encabeçada por Luis Picanço, Graciosense que vive e trabalha na ilha Terceira, como enfermeiro tanto no Hospital como na Unidade de Evacuações Aéreas.




Fernando Melo é o cabeça de lista da CDS pela ilha Graciosa

È natural da ilha Graciosa, onde é professor de arte visuais na Escola Secundária.
Está há muito ligado ao CDS-PP, no entanto é a primeira vez que é cabeça de lista pelo partido.




Escola de São Mateus recebeu melhoramentos para o novo ano lectivo

A Câmara Municipal forneceu os materiais e a junta executou as obras, nomeadamente melhoramento “por completo parte das instalações sanitárias, dando lhe um aspecto mais agradável, higiénico e moderno”.
As auxiliares e corpo docente solicitaram apoio para a decoração dos espaços de recreio, que ganhou um novo visual com o mural pintado.




CICLOTOUR incluída da Semana Europeia da Mobilidade

Na Graciosa, este evento será assinalado com CICLOTOUR, um passeio de bicicleta pelas zonas vitivinícolas do Bom Jesus e Barro Vermelho, entre as 10h30 - 13h00.
Trata-se de uma organização do Parque Natural da Graciosa e do Serviço de Desporto da Graciosa, em parceria com o Clube Desportivo Escolar Ilha Branca e a Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa.
As inscrições decorrem até 25 de Setembro.



Candidatos do PSD pela Graciosa expressaram “enorme preocupação” pela redução de 11% no número de eleitores

Os candidatos social democratas consideram que “estes valores são de longe os mais altos dos Açores e infelizmente revelam que a Graciosa tem vindo a perder parte importante da sua população como resultado das políticas erradas dos últimos anos relativamente à ilha e uma atitude do Governo Regional passiva perante os desafios que nos são colocados”.
Os candidatos do PSD Graciosa não se conformam com esta situação e dizem-se “empenhados em lutar para que haja uma nova confiança no futuro”, revelando que com uma nova maioria e com deputados do PSD eleitos pela Graciosa, haverá “uma nova atenção e políticas dirigidas à fixação de pessoas na nossa ilha”.




Candidatos Socialistas visitaram obras de proteção da orla costeira

Os candidatos do Partido Socialista visitaram as obras de proteção e estabilização costeira da falésia dos Fenais e Ventosa, na Graciosa, um investimento da responsabilidade da Direção Regional do Mar, no valor de 750 mil euros, visa proteger toda aquela zona muito afetada pela ação do mar. A obra, consagrada no Plano Regional Anual para 2020, pretende dar mais segurança aos moradores daquela zona.
No final da visita, Manuel José Ramos destacou que "esta obra vem completar um outro grande investimento feito mais a sul, com um valor superior a um milhão de euros, com o mesmo objetivo, ou seja, proteger as pessoas e os seus bens da deterioração da falésia causada pela ação do vento e do mar".




Junta de Santa Cruz faz balanço positivo da época balnear de 2020

A Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa deu por terminada na terça-feira, dia 15 de Setembro, a época nas zonas balneares da freguesia.
Segundo nota da autarquia, “o balanço é muito positivo” com o reconhecimento dos trabalhos e limpezas realizados pelos colaboradores e nos melhoramentos através de diversas intervenções efectuadas pela Junta e Município no Barro Vermelho, Cais da Calheta, Cais das Fontainhas, Poça dos Cavalos e Poça das Salemas.

A junta informou que irá “remover os materiais de apoio aos banhistas tais como estrados de madeira, guarda-sol e algumas escadas de acesso”, mas que manterá as escadas de acesso a água, “o máximo de tempo possível até que as condições do mar o permitam”. 

Twitter Facebook Favorites More