Traduzir

Rádio Graciosa


18 julho 2020

Resumo Semanal de 13 a 17 de Julho de 2020

José Ávila lidera lista do PS pela Graciosa


O PS/Açores elegeu por unanimidade e aclamação Vasco Cordeiro como candidato a Presidente do Governo dos Açores.
A Comissão Regional do PS/Açores aprovou também as listas de candidatos, em todos os círculos eleitorais, às próximas eleições legislativas regionais. As listas integram 50% de independentes, traduzem uma renovação de cerca de 70% e a média de idades das listas é de 41 anos.
CÍRCULO ELEITORAL DA GRACIOSA
1. José Ávila, Bancário, 60 anos,
2. Manuel José Ramos, Assistente Técnico, 53 anos
3. Maria Gabriela Santos, Assistente Social, 52 anos
4. João Manuel Mendonça, Mestre Florestal, 48 anos;
5. Paulo Cunha, Funcionário Público, 44 anos
6. Mariana Quadros, Secretária, 25 anos,
7. Lázaro Silva, Pescador, 46 anos;
8. Flávio Silva, Barbeiro, 25 anos,
9. Helena Pacheco, Educadora, 49 anos
10. Hélder Picanço, Agricultor, 46 anos
11. Manuel Picanço, Mecânico, 59 anos;
CÍRCULO ELEITORAL COMPENSAÇÃO
1. Vasco Cordeiro, São Miguel
2. Francisco Coelho, Terceira
3. Paula Bettencourt, São Jorge
4. João Mendonça Graciosa





Sabor a Graciosa a decorrer até 16 de Agosto

Trata-se de um festival gastronómico, que aposta na valorização dos produtos locais e na retoma do setor económico, com restaurantes, snack-bares e cafés aderentes a desenvolver menus com produtos 100% locais.
Cada restaurante tem sopa, prato de carne, prato de peixe e sobremesa.
Nos cafés e bares serão criados 2 petiscos.
Enquanto decorrer o festival haverá sorteios de prémios para os clientes.





Divida da SATA aos Bombeiros leva a dificuldades no pagamento de salários

João Bruto da Costa explica que a situação resulta de uma dívida da companhia aérea “superior a 200 mil euros para com os Bombeiros da Graciosa, cuja Associação Humanitária se vê em grandes dificuldades para cumprir com os seus compromissos, acabando por serem os bombeiros locais quem está a sofrer diretamente com a falta de pagamento verificada. E que levou já a um atraso no pagamento do vencimento de junho e ao não pagamento do subsídio de férias”




Bolieiro fez balanço positivo de visita de 3 dias à Graciosa

O presidente do PSD Açores esteve de visita à Graciosa, entre 30 de Junho e 2 de Julho.
Durante a visita, José Manuel Bolieiro visitou uma série a instituições e empresas, tendo afirmado, após reunião com o Presidente da Câmara, que o poder local é “parceiro indispensável” de estratégia de governação”.




Graciosa com redução de 73,4% nos desembarques de Junho

No mês de Junho de 2020 desembarcaram nos aeroportos dos Açores 20.293 passageiros, verificando-se uma diminuição homóloga de 88,8%.
Segundo os dados do serviço regional de estatística, todas as ilhas apresentaram variações mensais homólogas negativas acima de 80%, exceto o Corvo com 62,5%, Graciosa (73,4%) e Santa Maria com 74,6%.
Em Junho de 2020 desembarcaram no Aeródromo da Graciosa 676 passageiros e embarcaram 692 passageiros.
Entre Janeiro a Junho de 2020, a SATA efetuou 243 voos para a ilha Graciosa, tendo embarcado 86.216 quilos de carga e 4.354 quilos de correio. Por via aérea desembarcaram 34.800 quilos de carga e 9.413 quilos de correio.



PSP realizou 4 detenções nas últimas duas semanas

Segundo informação do Comando Regional, a 30 de Junho, foi detido um indivíduo do género masculino, de 58 anos, por condução de veículo sob o efeito de álcool, acusando uma TAS de 1,53 g/l.
No dia 7 de Julho, foi detido um homem de 41 anos de idade, pela suposta prática de um crime de resistência e coação sobre funcionário no exercício das suas funções.
A 8 de Julho, no seguimento de um Mandado de detenção e condução, foi detido um homem de 29 anos, para comparência na Secção dos Serviços do Ministério Público de Santa Cruz da Graciosa.
Já no dia 12 de Julho, foi detido um indivíduo do género masculino de 27 anos, por condução de veículo sob a influência de álcool, com uma TAS de 1,72 g/l.




Aberto inquérito relativo à assistência prestada a uma utente da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa no passado dia 26 de Junho

O inquérito deverá averiguar se foram adotados os procedimentos adequados para a assistência a uma utente que terá recorrido à Unidade de Saúde da Ilha Graciosa pelas 23h00 do dia 26 de junho devido a complicações pós-parto.




‘Açores Primeiro! Todos Contam’ debateu energias renováveis na ilha Graciosa

Na ocasião o Chefe de Central no Sistema de Produção Híbrido renovável da Graciólica, Duarte Silva, destacou o facto de 60% da ilha ser alimentada por fonte renovável, beneficiando-se, por essa via, em termos ambientais.




Campo de Voluntariado decorre esta semana na Graciosa

Os campos de voluntariado integram jovens voluntários de vários países Europeus e de Portugal Continental, com origem no Corpo Europeu de Solidariedade, e da Região Autónoma dos Açores (RAA). Estando prevista a realização de 5 campos de voluntariado, designadamente na Graciosa de 13 a 21 de Julho, nas Flores de 15 a 23 de Agosto, no Pico de 12 a 20 de Setembro, em Santa Maria de 7 a 15 de Novembro e na Terceira de 13 a 21 de Fevereiro 2021.
A participação no campo é totalmente gratuita e tem a duração de 9 dias.





Assembleia Municipal aprova por unanimidade decisões da Câmara Municipal

A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu a 7 de Julho, nos Paços de Concelho.
Na ordem de trabalhos destacou-se a aprovação por unanimidade, do aditamento dos acordos a celebrar entre o Município e as quatro juntas de Freguesia da Graciosa.
Foi ainda aprovada a assunção de compromissos plurianuais para a execução da empreitada do Canil Municipal, tal como da empreitada de pavimentação da Canada das Figueiras, alargamento de curva nos Funchais e pavimentação de troço da Canada do Alberto.
Por unanimidade foram ainda aprovadas as contas consolidadas de 2019 e a 3ª Revisão ao Orçamento e Grandes Opções do Plano.




Marinha faz mapeamento dos fundos à volta da Graciosa

Esta campanha científica, que tem a cooperação do Governo Regional dos Açores, incide em levantamentos hidrográficos a 200 milhas náuticas a norte da Ilha da Graciosa, em profundidades até aos 1500 metros.




Graciosa Futebol Club desiste da “luta pelos seus direitos” e Natal Cordeiro renova mandato

O clube afirma que “o abrupto final da competição futebolística que estava a ser disputada e liderada pelo GFC, prejudicou o Clube, revelando procedimentos associativos de muito duvidosa correção, os quais ainda até hoje estão por fundamentar e explicar devidamente pelas entidades competentes” e alerta que o “Futebol em Portugal evoluiu nas últimas décadas, sim, mas ainda carece de melhoramentos que tardam em chegar”.
O clube destaca que “infelizmente, no futebol português, a justiça ainda é cara” e as “limitações financeiras do GFC impedem, infelizmente, o Clube de ir mais longe na luta pelos seus direitos”.




Lançado concurso para a Empreitada de Requalificação e Ampliação da Aerogare do Aeródromo da Ilha Graciosa

Segundo o anúncio, o “contrato tem por objeto a requalificação e ampliação da Aerogare do Aeródromo da Ilha Graciosa, por forma a que esta infraestrutura seja dimensionada para a utilização de 120 passageiros, correspondentes a 75% da lotação máxima de dois DASH Q400 em operação simultânea”.
“A obra será executada em fase única, mas com a programação intrínseca à garantia do normal funcionamento do Aeródromo e instalações conexas, em particular a demolição da atual Aerogare que só ocorrerá após a conclusão e funcionamento incondicional da nova Aerogare”.
O Preço Base da empreitada é de 4.380.000,00 €, sendo o prazo para apresentação de propostas de 60 dias, a contar da data de publicação, 15 de Julho.




Município de Santa Cruz da Graciosa prorrogou isenção do pagamento de rendas

Por unanimidade, o executivo decidiu prorrogar até Setembro, a isenção de todas as rendas, a todos os concessionários de espaços municipais, ligados com o turismo.




Câmara Municipal aprovou apoios

Ao Santa Cruz Sport Club foi aprovada a concessão de apoio de 3 mil euros, no âmbito da conservação do património.
Ao Grupo Desportivo Luzense é concedido apoio de 2 mil euros, para obras de conservação na sua sede.
Já esta semana, foi aprovado apoio de 10 mil euros ao Graciosa Futebol Clube para fazer face a despesas, com obras no telhado da sede do clube.
Ao Sport Club Marítimo foi aprovado apoio de 500 euros, para ajuda com custos com deslocação da equipa de futebol feminino à Ilha de São Jorge.
Para a RTP Açores foi aprovado apoio à gravação do programa Histórias da Terra e da Gente, com a cedência de uma viatura entre 20 e 25 de Julho.
O Município tinha ainda para a aprovação uma medida de apoios aos ganadeiros da Graciosa, mas de forma a incluir a sugestão da vereadora Cláudia Cunha para que o subsídio seja atribuído consoante o número de cabeças de gado bravo registado por cada ganadeiro, o assunto voltará a discussão noutra reunião.
No âmbitos destes apoios aprovados, o vereador António Reis, chamou à atenção que tem sido concedido apoios avultados nas últimas reuniões, que considerou importantes, mas sugeriu que o Município passe a realizar fiscalização às obras, de forma a certificar de que as intervenções são verdadeiramente executadas e os orçamentos respeitados.




CRA promoveu workshop de Bordado a Ouro

A formação esteve a cargo da artesã Ilda Silva e contou com a participação de 5 formandas.
O bordado a ouro está associado às principais festividades religiosas dos Açores, designadamente ao culto do Espírito Santo e ao culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres.





Obra dos Pauis aguarda chegada de materiais

A obra sofreu uma paragem, isso mesmo confirmou Maria da Conceição Cordeiro, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, que em resposta ao vereador António Reis, explicou que a espessura das telas não corresponde ao que está estipulado no caderno de encargos, sendo que novas telas chegam hoje à Graciosa.
Conceição Cordeiro explicou que a sua colocação será relativamente rápida e que este atraso não irá por em causa o prazo de conclusão da obra.
De recordar que no passado mês de Maio, o executivo aprovou por unanimidade, prorrogar o prazo da Empreitada de Melhoria da Rede Viária do Centro Histórico e Zonas Envolventes de Santa Cruz até ao dia seis de Setembro deste ano.




Ilha Graciosa continua em situação de alerta

O Governo dos Açores prorrogou a situação de calamidade pública nas cinco ilhas com ligações aéreas ao exterior do arquipélago Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial, até 01 de Agosto, mantendo as ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo em situação de alerta.
A situação de alerta é o nível mais baixo de intervenção previsto na Lei de Bases de Proteção Civil, depois da situação de contingência (intermédio) e de calamidade.




Twitter Facebook Favorites More