Traduzir

Rádio Graciosa


14 julho 2020

Campo de Voluntariado decorre esta semana na Graciosa

O Volunteer Escapes Camps,  uma parceria entre a Plantar Uma Árvore – Associação (P1A) e a AZORINA, SA, parceira da Direção Regional de Ambiente – Governo Regional dos Açores, enquadrado no projeto LIFE IP AZORES NATURA, tendo por objetivo o desenvolvimento e implementação de um programa de voluntariado, que inclui campos de voluntariado jovem e iniciativas de voluntariado envolvendo a comunidade, empresas, escolas, IPSS’s e turistas, em ações concretas de conservação da natureza e da biodiversidade.
Os campos de voluntariado integram jovens voluntários de vários países Europeus e de Portugal Continental, com origem no Corpo Europeu de Solidariedade, e da Região Autónoma dos Açores (RAA). Estando prevista a realização de 5 campos de voluntariado, designadamente na Graciosa de 13 a 21 de Julho, nas Flores de 15 a 23 de Agosto, no Pico de 12 a 20 de Setembro, em Santa Maria de 7 a 15 de Novembro e na Terceira de 13 a 21 de Fevereiro 2021.
A participação no campo é totalmente gratuita e tem a duração de 9 dias.
Em cada campo podem participar até 9 voluntários das diferentes ilhas da RAA e até 7 voluntários dos CES, sempre acompanhados por dois coordenadores da P1A. Os campos irão permitir a partilha de experiências entre jovens, procurando criar sinergias entre os jovens locais, visando a valorização do património natural e potenciar o seu envolvimento através da cidadania participativa e a (re)orientação académica e profissional para a área da conservação da natureza, ambiente e turismo de natureza.
No contexto do COVID19 todos os jovens e coordenadores chegados à RAA serão testados e apenas terão contacto com a comunidade e jovens da RAA após confirmação do resultado negativo do teste.
Toda a equipa de voluntários da RAA, CES e coordenadores apenas irá interagir com outras pessoas em locais abertos e por tempo limitado. Estas interações serão nas iniciativas com um grupo de crianças, com uma empresa, com uma instituição social e uma com a comunidade.



Twitter Facebook Favorites More