Traduzir

Rádio Graciosa


06 junho 2020

Resumo Semanal de 1 a 5 de Junho de 2020

Graciosa já foi abastecida com cerca de 1.500 m3 de areia

A Direção Regional dos Assuntos do Mar emitiu uma nota, informando que neste momento, estão três dragas em atividade no arquipélago, das quais duas se encontram no Grupo Central a abastecer de areia as ilhas onde já se registou escassez desta matéria para a construção civil.
A draga ‘Coral da Horta’, pertencente à empresa faialense Rufribetão, abasteceu a Graciosa com cerca de 1.500 m3 de areia.




PSD afirma que construção da nova aerogare da Graciosa tem de ser uma prioridade

O grupo parlamentar do PSD/Açores entregou um projeto de resolução na Assembleia Legislativa, recomendando que a construção da nova aerogare do Aeródromo da Ilha Graciosa “seja uma obra prioritária”, avançou o deputado João Bruto da Costa.
O social democrata frisa que o infeliz incêndio do passado dia 24 de maio “veio acrescentar urgência a uma obra que se arrasta no tempo, sendo de todo incompreensível que nos últimos dois anos não tenha sido concretizado o lançamento do seu concurso público”.





Decorre processo de cadastro de terrenos com vista alargamento da pista do Aeroporto da Graciosa

Está a decorrer o processo de cadastro de parcelas na zona do Cavalão, Pico Negro e Achada, na Freguesia de Santa Cruz da Graciosa.
Assim os Munícipes de Santa Cruz da Graciosa são alertados para se forem titulares de alguns dos prédios nesta Zona, para entrarem entre em contacto com o telemóvel 913545742.
Trata-se de um processo que antecede o projeto de ampliação da pista do aeroporto da Ilha Graciosa.




Juntas de Freguesia criam iniciativa “SABOR A GRACIOSA” para ajudar economia local

Esta iniciativa tem como destinatários os restaurantes, snack-bares, cafés e ainda todos os produtores locais e o objetivo é “estimular a participação dos Graciosenses neste importante período de retoma da atividade económica”.
Segundo nota da organização, esta ideia passa por apoiar os restaurantes, snack-bares e cafés, a construírem menus, ou simplesmente petiscos, num determinado período, constituídos essencialmente por produtos Graciosenses, onde se inclui hortícolas, pão, queijo, biscoitos, doces, enchidos, fruta, carne, peixe, mariscos, vinho, angelica, aguardente e andaia.
Assim, dinamiza-se a restauração e promove-se a venda de produtos locais.





Conhecidos horários da Linha Branca da Atlanticoline

Entre 15 de Junho e 14 de Setembro, decorrerá a ligação marítima de passageiros e viaturas da Linha Branca, que ligará todas as ilhas do Grupo Central, com duas viagens semanais, às segundas e sextas-feiras.
A viagem parte da Horta, escalando os portos de São Roque do Pico, Velas de São Jorge e São Mateus da Graciosa, com destino à Praia da Vitória, de onde regressa depois à Graciosa, para prosseguir para Velas de São Jorge, São Roque do Pico e terminando na Horta, Faial.
Esta rota inicia-se pelas 7 horas da manhã e termina pelas 1h05 da madrugada, num verdadeiro cruzeiro do Grupo Central.





Abertos pedidos de apoio ao PROAGRI e i9AGRI

Está a decorrer o período de candidaturas para os pedidos de apoio ao PROAGRI e i9AGRI, até 31 de Agosto.
Esclarecimentos para ambos os programas podem ser obtidos no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa ou Direção Regional do Desenvolvimento Rural.




Caravelas Portuguesas dão à costa na Graciosa

Nos últimos dois dias, a costa norte da Graciosa foi “inundada” por uma cor roxa nas águas, com o encalhe de milhares destes animais.
Especialistas dizem que estes organismos gelatinosos estão a aparecer mais em Portugal e a culpa pode ser do clima.
A população de caravelas portuguesas tem aumentado exponencialmente nos últimos anos.





Zona de cargas do Aeródromo da Graciosa está totalmente operacional

No seguimento da conclusão dos trabalhos efetuados para reposição da operacionalidade do Aeródromo da Graciosa, o Grupo SATA informou, que "a zona de cargas do aeródromo encontra-se totalmente operacional, incluindo o funcionamento do equipamento de rastreio de carga. Neste contexto, a aceitação de carga passa a ser feita, sem qualquer constrangimento".
Recorde-se que os constrangimentos na operação de carga aérea sentidos nos últimos dias na Ilha Graciosa , decorreram dos danos provocados pelo incêndio que deflagrou no terminal de carga do aeródromo, no passado dia 24 de maio.





Autarquia aborda desratização, arranjos na Praça de Touros e apoio a ganadeiros

No período antes da ordem do dia, o Vereador António Reis questionou sobre a desratização, uma vez que lhe chegaram queixas sobre um recente aumento anormal de roedores. A vice-presidente informou que este ano já foram feitas duas desratizações, nomeadamente em Janeiro e Março, com entrega gratuita de raticida aos munícipes para as suas habitações, tendo em simultâneo o Serviço de Desenvolvimento Agrário feito o mesmo com proprietários de terrenos agrícolas.
O vereador António Reis chamou à atenção para o estado da Praça de Toiros do Monte da Ajuda, uma vez que se trata de um ponto turístico, tendo a vice-presidente reconhecido que necessita de arranjos, que decorrerão em breve.
Em relação à demora na resolução da situação da Casa dos Magistrados, o Município vai insistir novamente junto do governo nacional.
António Reis abordou a situação dos ganadeiros Graciosenses, em dificuldades perante a não realização de touradas à corda e sugeriu que a Câmara apresenta-se uma solução de apoio a este setor. O Presidente da Câmara considerou estranho que nenhum ganadeiro tenha contato o Município e informou que já recebeu contato da Associação Regional de Criadores de Toiros de Touradas à Corda, estando já o município a equacionar uma proposta de apoio a estes criadores, quer sejam ou não associados da referida associação.




Câmara Municipal atribui apoios

Na reunião do Executivo Camarário de Santa Cruz da Graciosa, realizada a 4 de Junho, foram aprovados vários apoios.
Por unanimidade, foi aprovado conceder um apoio de 2.500 euros à Sociedade Recreativa da Vitória, para fazer face a despesas com renovação de mobiliário.
Continuando com a política de apoio à requalificação e manutenção das sedes das sociedades e clubes da ilha, foi aprovado apoio de 2.000 euros ao Clube Central Recreativo e Desportivo de Guadalupe.
No âmbito da política de apoio à natalidade, foi aprovado 1 subsídio.





Junta de São Mateus prepara empreitada de alargamento do Caminho dos Vales, troço Ventosa-Rilheiras


Segundo nota da autarquia, trata-se de “uma obra que se reveste de extrema importância, pois vai beneficiar o acesso a uma área considerável de pastagens, abrangendo cerca de 17 agricultores”.

Twitter Facebook Favorites More