Traduzir

Rádio Graciosa


18 junho 2020

José Ávila critica “arrojo do PSD” ao apresentar propostas que o PS já está a implementar

O Parlamento dos Açores debateu um projeto de resolução, do PSD, em que era proposto ao Governo Regional que crie condições para a utilização da Baía da Barra, na ilha Graciosa, no âmbito da náutica de recreio.
A proposta foi chumbada pelo PS, tendo os deputados Graciosenses do PS proferido declarações, criticando a proposta do PSD.
José Ávila, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS disse que o que estava a ser discutido e votado “ é um projeto de resolução que recomenda ao Governo que faça aquilo que, realmente já está a fazer, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa”.
José Ávila recordou a postura do PSD em relação a este investimento: “Primeiro não acreditavam neste projeto, depois desconfiaram, mais tarde apoucaram, mas agora, que o investimento está a tomar a sua forma, querem fazer de conta que sempre estiveram connosco, mas isso não corresponde à realidade, como bem sabe o povo Graciosense”.
O deputado do PS/Açores explicou o porquê do voto contra: “Não podemos viabilizar esta proposta do PSD porque esta é uma tentativa, mais uma, de tirar dividendos políticos. O aproveitamento da Baía da Barra é um investimento que consideramos estruturante para a Ilha Graciosa, mas não é de agora”.
A obra que está a ser concretizada pelo Governo dos Açores, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa já prevê que, posteriormente se aproveite “o espelho de água do seu interior, como fica demonstrado na sua configuração, na limpeza do canal de entrada da baía e pelo facto, o mais importante, de a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, ter avançado com os diversos estudos necessários e com o projeto da marina, contando, para isso, com o apoio do Governo”.
José Ávila reconheceu, no entanto, a necessidade de prolongar os prazos previstos “como infelizmente acontece com algumas das obras marítimas, mas isso ficou a dever-se, essencialmente, à complexidade da estrutura que é executada com técnicas inovadoras, sobretudo para não ter um excessivo impacto visual e às condições de mar do ano passado”.


Twitter Facebook Favorites More