Traduzir

Rádio Graciosa


09 maio 2020

Resumo Semanal de 4 a 8 de Maio de 2020

Retoma de atividades de prestação de cuidados de saúde na Graciosa a 17 de Maio


A retoma das atividades de prestação de cuidados realizadas ao abrigo de convenções com o Serviço Regional de Saúde e de medicina dentária, estomatologia e odontologia, bem como da atividade clínica privada das especialidades médicas de estomatologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.




Graciosa registou primeiros casos de recuperação de Covid 19

A Autoridade de Saúde Regional informou no passado do primeiro caso de recuperação na Graciosa, correspondente a uma mulher de 57 anos de idade.
Na terça-feira foram registadas mais 2 recuperações de doentes Graciosenses, uma mulher com 80 anos e um homem com 76 anos, os doentes mais idosos e os dois primeiros casos detetados na Graciosa, no passado dia 1 de Abril.
São 2 os casos ativos de Covid 19 na Graciosa.



Obrigatório uso de máscaras dentro de estabelecimentos comerciais

A decisão foi tomada depois de se ter verificado um aumento de circulação de pessoas nas ruas e em alguns espaços comerciais açorianos e visa prevenir a disseminação do vírus, numa altura em que as medidas de restrição começam ser aliviadas nas nove ilhas do arquipélago.



Unidade de Saúde assinalou dia da Higienização das Mãos

A prevenção e controlo de infeções, incluindo a higiene das mãos é uma abordagem prática e baseada em evidências, com impacto comprovado na qualidade do atendimento e na segurança do doente em todos os níveis do sistema de saúde.
A USIG lembra que “no contexto atual, em que enfrentamos a pandemia provocada pelo vírus Sars-Cov2, a correta higienização das mãos evidencia-se como uma das medidas mais eficazes a executar para quebrar esta cadeia de transmissão e reduzir a sua disseminação”.



Assembleia Municipal aprovou alteração ao orçamento para obras de canil e campo de treinos em sintético

O Presidente da Câmara Municipal, Manuel Avelar Santos, explicou que a alteração ao orçamento está relacionada com as obras do Canil Municipal e do Campo de Treinos de Santa Cruz da Graciosa em relvado sintético, que a autarquia pretende lançar ainda este ano.
O autarca informou que as duas obras, apesar de se iniciarem este ano, devem continuar no ano económico de 2021




PSP realizou duas detenções

Segundo informação do Comando regional, “no decurso de busca domiciliária foi detido indivíduo do género masculino de 54 anos, pela prática de um crime de recetação, tendo sido apreendidas diversas ferramentas eléctricas”.
Na Quarta-feira, “foi detido indivíduo do sexo masculino de 54 anos de idade, por condução de ciclomotor sob a influência de álcool, acusando uma TAS de 1,923 g/l”.




Graciosa FC considera injusta a decisão das Associações de Futebol dos Açores

Conforme as deliberações da FPF e das Associações de Futebol dos Açores, na próxima época a Graciosa voltará a ser representada por duas equipas no Campeonato de Futebol dos Açores, o Sporting de Guadalupe que já tinha garantida a manutenção, e o Sport Club Marítimo, que estava no grupo de descidas a lutar para se manter em prova.
O Graciosa Futebol Club, já sagrado Campeão da Ilha Graciosa da época 2019/2020, acha injusta esta decisão, que afasta o clube da subida ao Campeonato de Futebol dos Açores.
Pedro Gil Silva, responsável pelo futebol no clube, afirma que o clube entende a situação que se atravessa, mas entende que para situações excepcionais, devem existir medidas excepcionais e por isso não vão baixar os braços.
Nos próximos dias são esperados mais desenvolvimentos sobre este assunto.




Falta de Areia e Transportes Marítimos marcaram reunião camarária

Após perguntas dos vereadores do PSD, o Presidente da Câmara confirmou que a questão burocrática do licenciamento dos barcos está ultrapassada e que, segundo a informação que lhe foi facultada, a partir da próxima semana será restabelecido o normal transporte de areia para a Graciosa. Esclareceu também que a câmara se encontra a aguardar uma resposta à exposição remetida à senhora Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas a manifestar a sua apreensão e total desacordo relativamente à não inclusão da ilha Graciosa no transporte marítimo regular de passageiros e veículos durante o próximo verão, solicitando que seja equacionada uma forma de reverter esta situação, por ser imprescindível para a dinamização da economia da Graciosa.




Vereadores do PSD propõe ajuda a estudantes deslocados e apoios à cultura

Na resposta, o Presidente da Câmara comunicou que não tem conhecimento, por qualquer via, de nenhum estudante graciosense que esteja em dificuldades e também ninguém recorreu à linha de apoio disponibilizada pelo Município a pedir ajuda, relembrando que o Governo Regional está a apoiar todos os estudantes deslocados com necessidades. Declarou ainda que a câmara não poderá contactar todos os estudantes porque não tem os seus contactos nem meios de os obter, até por uma questão de proteção de dados, e que todos terão condições e conhecimentos para solicitar apoio através de contacto telefónico ou endereço eletrónico.
Os vereadores do PSD propuseram ainda que caso a câmara decida cancelar a parte profana da principais festas de verão, canalize a verba afecta às Festas de Santo Cristo para um apoio directo à “cultura da ilha”, como são exemplo, as filarmónicas, grupos corais, folclores, teatro, etc. Os vereadores entendem que com a prevista diminuição das actuações este ano, este apoio é fundamental para fazer face às despesas de funcionamento dessas instituições e serve de elemento motivador para que continuem a desempenhar um papel imprescindível na sociedade graciosense.
Sobre este assunto, o autarca Manuel Avelar Santos informou que, com o intuito de se poder ajudar os munícipes em situações excecionais de carência grave, a câmara está a preparar uma proposta de regulamento municipal do fundo de emergência social e que a
câmara pretende antecipar a atribuição dos subsídios às coletividades, possivelmente no mês de julho, tendo a Vice-Presidente acrescentado que já estão todas a ser contactadas no sentido de acelerarem a entrega dos relatórios.




Paróquia da Luz recebe apoio de 5 mil euros para obras

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa aprovou, na reunião desta semana, um apoio de 5 mil euros à Paróquia de Nossa Senhora da Luz.
Este apoio concedido no âmbito da política de preservação do património religioso da nossa ilha, foi deliberado, por unanimidade e destina-se a fazer face a despesas com a renovação do soalho da igreja de Nossa Senhora da Luz.




Recolha porta-a-porta de Resíduos Verdes e de Monstros é retomada na próxima semana

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informou que a recolha porta-a-porta de Resíduos Verdes será retomada a partir do próximo dia 12 de maio, terça-feira, e de Resíduos Monstros a partir do próximo dia 14 de maio, quinta-feira.

Assim, para efetuar marcação, os munícipes devem contactar os serviços municipais através do número 295730040.

Twitter Facebook Favorites More