Traduzir

Rádio Graciosa


16 maio 2020

Resumo Semanal de 11 a 15 de Maio de 2020

Aeródromo da Graciosa registou apenas 47 desembarques em Abril

Todas as ilhas apresentaram variações homólogas negativas acima de 98%.
Na Graciosa desembarcaram apenas 47 passageiros, (2.508 desembarques em Abril de 2019) e nos embarques registaram-se apenas 30 (2.360 embarques em Abril de 2019).
Os dados do Serviço Regional de Estatística a revelarem o impacto da limitação das ligações aéreas, resultante da pandemia de Covid 19.




Celebrações religiosas são retomadas a partir de 31 de Maio na Graciosa

Segundo a Direcção Regional de Saúde, a reabertura tem em conta diversos procedimentos, tais como nos locais de culto é necessária a colocação de dispensadores com solução antissética de base alcoólica; obrigatório o uso de máscara comunitária nas celebrações quer por parte dos fiéis quer por parte dos celebrantes, distanciamento físico de pelo menos dois metros em ambientes fechados e deve ser cumprido a limitação a 2/3 da capacidade do local do culto.
No sacramento da reconciliação deve ser evitado o contacto físico, sendo aplicáveis as regras de distanciamento físico de, pelo menos, 2 metros entre os intervenientes, as catequeses e outras ações formativas devem privilegiar os meios à distância, procissões, festas, concentrações religiosas, peregrinações, peditórios, acampamentos e outras atividades similares devem manter-se suspensas, até novas orientações.
Deve ser ainda assegurada a limpeza e a desinfeção dos locais de culto.
Nas cerimónias fúnebres mantém-se as mesmas normas que vigoram desde o mês de Março.
Os fiéis que apresentem febre, tosse ou sinais de dificuldade respiratória devem ficar em casa e ligar para a Linha de Saúde Açores (808 24 60 24).
Nos próximos dias serão dadas mais indicações, nomeadamente sobre o culto de Espírito Santo e festas tradicionais.



Pastoral Juvenil implementa Caixas Solidárias para ajuda a quem precisa

O objetivo da iniciativa é a disponibilização de uma caixa com alimentos e artigos de higiene pessoal, para que quem precise “Leve o que precisar, deixe o que quiser”.
São vários os locais onde estas caixas se encontram disponíveis, abrangendo as quatro freguesias da ilha, com a colaboração de entidades públicas e privadas.




PSP deteve homem por condução sob efeito do álcool

Segundo informação do Comando Regional, “foi detido indivíduo do género masculino de 54 anos, por condução de veículo sob a influência de álcool, acusando uma TAS de 1,60g/l”.



Governo prepara reabertura da Graciosa pós confinamento

O responsável pela Autoridade de Saúde Regional revelou que está a ser feito rastreio à Covid-19,  a docentes e alunos das escolas, com vista a retoma das aulas presenciais nos 11.º e 12.º anos
A partir desta semana, as ilhas Terceira e Graciosa começarão a receber um lote total de cerca de 83 mil máscaras sociais.



Novos apoios às empresas para aquisição de equipamentos de proteção e adaptação dos estabelecimentos

O Programa de Apoio à Adaptação das Empresas ao contexto da COVID-19, cuja resolução foi publicada em Jornal Oficial, visa o apoio financeiro a fundo perdido de 85% de despesas entre 500 e 5.000 euros de projetos que satisfaçam o cumprimento das condições indicadas pela autoridade de saúde para a retoma da atividade, destinando-se às micro e pequenas empresas e às cooperativas.





João Costa defendeu novo regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O parlamentar afirma que “o Governo é quem melhor detém toda a informação da rede de estabelecimentos na Região, bem como o conhecimento mais técnico da matéria através do Comissariado para a infância”, e assim “faz sentido para o PSD/Açores que elabore a referida proposta, submetendo-a para aprovação na ALRAA”.




AFAH declara Graciosa FC campeão e as provas concluídas

A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo deliberou a dar por concluído o Campeonato de seniores masculinos de Futebol da ilha Graciosa, declarando o Graciosa FC “A” como vencedor, com a respetiva atribuição do título e sem efeitos desportivos imediatos;
São também dados por concluídos os Campeonatos de seniores masculinos de Futebol das ilhas São Jorge e Terceira, sem a declaração de vencedores, sem atribuição de títulos e sem efeitos desportivos imediatos;




Com certificação do alho da Graciosa governo espera mais aposta na produção

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas revelou que a Comissão Europeia está a analisar o pedido de certificação como Indicação Geográfica Protegida (IGP) do alho da Graciosa e enquanto isso o produto passa a integrar a lista de produtos nacionais protegidos como Indicação Geográfica (IG).
João Ponte afirma que esta semana foram dados passos significativos para esta classificação, cujo objetivo é dar mais notoriedade ao produto e abrir mais oportunidades de negócio.
O Secretário Regional da Agricultura afirma que está a ser dado mais um passo importante, que deve ser visto pelos agricultores da Graciosa como uma oportunidade para apostar nesta produção.




Governo aumentou os incentivos do PROENERGIA com majoração para as Reservas da Biosfera

A Direção Regional da Energia, aumentou em 48% os incentivos financeiros concedidos no âmbito do PROENERGIA – sistema de incentivos à produção e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis nos primeiros quatro meses deste ano, face ao período homólogo de 2019, num valor total superior a 157 mil euros, perfazendo 184 candidaturas incentivadas.
O incentivo concedido a projetos que se realizem em territórios abrangidos pela Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO (Corvo, Flores, Graciosa e São Jorge) foi alvo de majoração em 12 pontos percentuais, de modo a contribuir para a salvaguarda e valorização do património natural destes territórios.




Faleceu Carlos Corte Real, o divulgador do xadrez na Graciosa

O Engenheiro Civil da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, foi responsável pela implementação do xadrez nas escolas da Graciosa e pela criação do grupo deste desporto, que através do Clube Desportivo Escolar e do Sport Club Marítimo trouxe diversos títulos regionais e até mesmo nacionais para a Graciosa.
A Federação Nacional e a Associação de Xadrez da Região Autónoma dos Açores emitiram notas de pesar pela sua partida prematura, elogiando o seu papel como “grande dinamizador da modalidade na ilha Graciosa e na região”.



Twitter Facebook Favorites More