Traduzir

Rádio Graciosa


04 maio 2020

Artigo de Opinião de João Costa “Paradoxo?”

O avolumar da crise económico-social, em consequência da atual pandemia, criou o confronto entre a contenção da propagação da Covid-19 e a necessidade de retoma da “normalidade” reforçando um dilema que envolve riscos acrescidos. 
A conclusão menos positiva de aqui chegarmos é a de que as medidas de apoio numa fase de extrema contenção da atividade económica não foram suficientes para evitar o desespero de muitos setores que se deparam com dificuldades extremas e determinados em se submeter a riscos que todos queremos evitar. As dificuldades serão sempre maiores quanto maior for a incapacidade do Estado em responder aos desafios, e isto aplica-se na resolução deste aparente paradoxo, isto é, quer na capacidade para assegurar uma resposta em termos de saúde pública, quer para fazer face às consequências económicas e sociais a que o confinamento social obriga. 
Hoje, perante o eventual aumento de contágio pela ausência de eficaz resposta à paragem da economia, exige-se maior eficácia de medidas de apoio para se evitarem retrocessos penalizadores.

Twitter Facebook Favorites More