Traduzir

Rádio Graciosa


23 abril 2020

Graciosa é uma das 3 ilhas que ficará sem transporte marítimo de passageiros em 2020

O Governo dos Açores decidiu suspender a operação sazonal de transporte marítimo de passageiros e viaturas interilhas.
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas Ana Cunha revelou que “o Governo dos Açores entende que não estão reunidas condições para que o transporte marítimo de passageiros e viaturas interilhas se realize, à semelhança do que tem vindo a acontecer anteriormente”.
A Secretária Regional recordou que neste momento encontram-se também suspensas as ligações marítimas regulares de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge, “exceto o transporte de carga e casos de força maior, desde que devidamente autorizados pela Autoridade de Saúde Regional”.
Ana Cunha sublinhou que a expectativa do Governo é de que, “assim que for levantada a suspensão das ligações marítimas regulares, as mesmas possam ser retomadas e, de acordo com o horário de verão da Atlânticoline e recorrendo à sua frota própria, se possa realizar a operação entre as ilhas do Faial, Pico, S. Jorge e Terceira, bem como a operação entre as Ilhas das Flores e Corvo”.
Assim, na prática as ilhas Graciosa, São Miguel e Santa Maria são as que não terão transporte marítimo de passageiros no Verão 2020.
A Direção da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores (CCIA) diz estar de acordo com o não fretamento dos habituais navios para operar na região, mas defende que esta decisão deve ser acompanhada de uma melhoria das acessibilidades por via aérea entre todas as ilhas, com introdução de alterações no atual sistema de transporte aéreo interilhas, designadamente ao nível de frequências, horários e preços.
A CCIA diz que colaborará com o Governo dos Açores, no sentido de procurar alternativas de mobilidade dos residentes interilhas, de forma a manter ou aumentar os fluxos do turismo interno, em particular com pacotes especiais para as ilhas mais pequenas.

Twitter Facebook Favorites More