Traduzir

Rádio Graciosa


28 abril 2020

Assembleia Municipal quer resolução do problema dos transportes marítimos com a Graciosa

A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, reunida em vídeo-conferência na noite de Segunda-feira, aprovou por unanimidade uma Recomendação à Câmara Municipal sobre o cancelamento da operação sazonal de transporte marítimo de passageiros entre as Ilhas dos Açores.
A iniciativa partiu do bancada socialista da Assembleia Municipal e pretende que “a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa desenvolva, com urgência, um contato com o Presidente do Governo Regional dos Açores, no sentido da resolução desta situação para bem dos Graciosenses”.
Em causa está o cancelamento do fretamento de navios para o transporte marítimo de passageiro e viaturas na região, os socialistas “concordam com esta decisão e com as justificações apresentadas, porquanto a saúde pública deve estar sempre em primeiro lugar e, por isso, a circulação de pessoas deverá cingir-se ao mínimo indispensável para conter a disseminação do novo coronavírus Covid-19”. No entanto, foi anunciado que “a operação que liga as ilhas do Faial, Pico, S. Jorge e Terceira, iria manter-se, se existissem condições para esse efeito”, sendo “percetível nessa comunicação, a Ilha Graciosa não está neste grupo de ilhas beneficiárias dessas ligações”, o que consideram “inaceitável”, sobretudo pelo facto de ter sido cancelada a Linha Amarela.
Consideram que a Graciosa tem que ser incluída nesses transportes, uma vez que a Ilha Graciosa produz uma série de bens, nomeadamente meloas, alhos, queijadas, entre outros, que necessitam de uma boa rede de escoamento no período de verão; o transporte aéreo não resolve todas as necessidades dos produtores locais; os mercados preferenciais, para além da Terceira e estão também nas restantes ilhas do Grupo Central.
A Assembleia Municipal pede por isso uma solução para a Graciosa, considerando que a Atlanticoline efetuou uma redução nas suas ligações diárias, dando mais tempo para outras rotas e que a frota é constituída por quatro navios.   

Twitter Facebook Favorites More