Traduzir

Rádio Graciosa


28 março 2020

Resumo Semanal de 23 a 27 de Março de 2020

Bombeiros da Graciosa alteram o horário de Bombeiros profissionais para turnos de 12 horas

Esta mediada, tem com objetivo reduzir o número de trocas de turno e consequente, a interação social entre os Bombeiros que integram cada um dos turnos, como medida preventiva para o combate ao COVID-19.
Desta forma, a associação pretende garantir uma maior operacionalidade, salvaguardando sempre a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros á população da Ilha Graciosa.




Associação de Pescadores Graciosenses preocupada com situação da pesca

A Direção da Associação de pescadores Graciosenses informou que “está atenta ás dificuldades que o setor piscatório está enfrentando por causa do surto do vírus Covid 19”.
A Associação está “em sintonia com a federação das Pescas dos Açores” e entidades governamentais de forma a acompanhar esta situação




Ouvidoria da Graciosa criou canal MEO

Assim, todas as missas, orações e momentos de reflexão do Padre Júlio Rocha, passam a estar disponíveis no Canal 990511.
O objetivo desta iniciativa é chegar aos mais idosos, faixa da nossa população que não tem tanto acesso à Internet.




Dormidas desceram 9,3% em Janeiro

Na Região Autónoma dos Açores, no mês de janeiro, as dormidas no conjunto dos meios de alojamento turístico: estabelecimentos hoteleiros, turismo no espaço rural e alojamento local registaram um acréscimo homólogo de 8,4%.
Em janeiro de 2020, no conjunto dos estabelecimentos hoteleiros (hotéis, hotéisapartamentos, apartamentos turísticos e pousadas), do turismo no espaço rural e do alojamento local da Região Autónoma dos Açores registaram-se 106,0 mil dormidas, valor superior em 8,4% ao registado em janeiro de 2019. Em janeiro, os residentes em Portugal atingiram cerca de 59,1 mil dormidas, correspondendo a um acréscimo homólogo de 7,8%; os residentes no estrangeiro atingiram 47,0 mil dormidas, registando um aumento em termos homólogos de 9,2%. Neste período registaram-se 38,5 mil hóspedes, apresentando uma taxa de variação positiva de 8,3% relativamente a janeiro de 2019.
Em termos de variações homólogas, em janeiro, as ilhas que apresentaram variações
homólogas positivas foram as ilhas das Flores, de Santa Maria, da Terceira, do Pico e de
São Miguel, respetivamente de 80,3%, 52,1%, 35,6%, 19,5% e 1,8%. As ilhas do Corvo,
do Faial, da Graciosa e de São Jorge, apresentaram variações negativas respectivamente
de, 49,4%, 11,0%, 9,3% e 6,8%.
Na Graciosa registaram-se 718 dormidas, menos 74 que as 792 registadas em Janeiro de 2019.
Os proveitos totais nos estabelecimentos hoteleiros Graciosenses, em Janeiro de 2020, atingiram 19.560 euros, verificando-se uma variação homóloga de -23,4, tendo os proveitos de aposento atingido, no mesmo período, 16.086 euros, valor que corresponde a uma variação homóloga de -32 %.




Câmara Municipal aprovou abertura de concurso para contratação de 6 nadadores salvadores

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa aprovou na reunião de 12 de Março, a abertura de concurso para recrutamento de 6 nadadores salvadores.
O objectivo é contratar 6 assistentes operacionais, pelo prazo de 140 dias, para exercerem funções nas zonas balneares do município.





Cerca de 16 toneladas de peixe capturadas em Fevereiro

A quantidade de pesca descarregada em lota na Graciosa foi de 16.147 Kg de peixe, revelam os dados do Serviço Regional de Estatística.
Depois de uma variação homologa negativa em Janeiro, na ordem dos 50% e uma vez que Janeiro de 2019 tinha sido um mês excepcional com perto de 28 toneladas de peixe descarregado, Fevereiro foi, até ao momento, o melhor mês de 2020.
Em Fevereiro, a pesca descarregada na Graciosa atingiu o valor comercial de 102.961 euros.
Nos primeiros dois meses de 2020, a pesca descarregada na Graciosa totalizou as 30 toneladas e um valor comercial de 186.920 euros.





Vereadores do PSD propõe isenção de impostos como ajuda às famílias e empresas

Também chamaram a atenção para a necessidade do município colaborar com a administração da empresa de transportes colectivos da ilha, na correcta desinfecção dos autocarros, após cada giro e munir os colaboradores do Município, principalmente os afectos à recolha de lixo, dos respectivos equipamentos de protecção individual, nomeadamente mascaras, fatos e luvas, apropriados ao desempenho das suas funções.
Os vereadores deram ainda nota, da importância de se criar uma equipa, em colaboração com as juntas de freguesia e IPSS’s, para apoiar os mais idosos e os detentores de factores de risco, na entrega de bens essenciais e medicamentos.
Sabendo que este flagelo está em constante evolução e que o futuro é cada vez mais incerto, é de extrema importância antecipar os problemas económicos que provirão desta pandemia e foi com esse propósito que os vereadores do PSD também propuseram algumas medidas de apoio directo às famílias e empresas do nosso concelho. Entre as medidas impostas está a isenção da factura de água e de todas as taxas a ela associadas, até ao fim do mês de Junho do 2020 e isenção do pagamento de rendas dos espaços comerciais pertencente ao município, como é o caso dos lugares do mercado, esplanadas, quiosques, etc., também até ao fim de Junho de 2020.
Os vereadores dizem saber que “estas medidas não resolvem a vida às famílias graciosenses e às empresas do nosso concelho”, sabendo também que terão de ser constantemente actualizadas, completadas e provavelmente prorrogadas no tempo, mesmo assim, mostram, em caso do executivo as pôr em prática, a disponibilidade do nosso município em estar na linha da frente, no apoio às famílias e às empresas.
Os vereadores afirmam acreditar “que se os graciosenses continuarem a cumprir com as recomendações de uma forma exemplar, como têm feito e se as entidades governamentais cumprirem também com as suas obrigações, …” Vai ficar tudo bem”.




Câmara Municipal mantém recolha de resíduos e faz recomendações

O município recomenda que a deposição do lixo porta a porta, seja feita durante a manhã, que os sacos sejam bem fechados e se necessário usar um segundo saco para evitar derrames, não colocar lixo fora dos contentores e higienizar as mãos depois depositar o lixo.
Os serviços municipalizados continuam a assegurar a recolha dos resíduos verdes à terça-feira e dos monstros à Quinta-feira, mediante marcação.




Relógios adiantam uma hora no domingo

Os ponteiros do relógio vão adiantar 60 minutos na madrugada de domingo, para a hora legal de Verão.
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita às 00h00, passando para a 01h00.
A hora legal voltará depois a mudar a 25 de Outubro, para o regime de inverno.



Twitter Facebook Favorites More