Traduzir

20 março 2020

Resumo Semanal de 16 a 20 de Março de 2020

Autarca da Freguesia da Luz alertou para problemas da Freguesia

Ainda no rescaldo do Carnaval 2020, George Ortins manifestou o seu desagrado pelo pouco tempo que a RTP Açores dedicou à Freguesia da Luz, nas suas reportagens feitas nos salões da Graciosa. O autarca felicitou a Câmara Municipal pela decoração do Pavilhão Municipal, bem como pelos apoios às fantasias, mas deixou a sua opinião de que a Direção Regional da Cultura deveria associar-se ao Carnaval da Graciosa, o que traduziria em apoios às fantasias, que são a tradição do nosso Carnaval, da mesma forma que é prestado apoio aos Bailinhos de Carnaval.
George Ortins aproveitou para pedir alguns apoios ao Município, nomeadamente colocação de bagacinas em algumas canadas da freguesia, a cedência da antiga Casa das Lavadeiras sita à entrada do Municipal da Luz, para que passe a ser gerida pela junta e apoio para as obras de construção da nova sala de ensaios para a Filarmónica União Popular Luzense, tendo o presidente da Câmara solicitado a entrega de um orçamento.
Na resposta, o Presidente da Câmara Municipal esclareceu que em relação à Canada da Longueira, à entrada do Municipal da Luz, será elaborado um projeto com objetivo de dar outra imagem àquele espaço.
Sobre o Parque de Campismo do Carapacho, outra preocupação do autarca da Luz, Manuel Avelar Santos afirmou que já foi feito o levantamento topográfico. Está para breve a marcação da escritura, para que depois possa decorrer com maior celeridade o processo de remodelação de Parque de Campismo do Carapacho, uma das obras mais aguardadas na Freguesia da Luz.





Comunicado da Ouvidoria da Ilha Graciosa- Cancelamento de missas e outros atos

A Ouvidoria de Santa Cruz da Graciosa implementou já no Sábado dia 14 de Março, as medidas de contingência no âmbito da pandemia por coronavirus.
Assim, estão canceladas as missas dominicais e semanais em toda a ilha, bem como procissões e romaria quaresmal, catequese, formações para o matrimónio, confissões, santa unção e visitas aos doentes.
Apesar desta situação, o Padre Júlio Rocha, Ouvidor de Santa Cruz da Graciosa celebra diariamente missa na Matriz de Santa Cruz da Graciosa à porta fechada, com transmissão através de Youtube.



Funerárias anunciam novas regras para funerais

as agências funerárias da Graciosa revelaram que foram tomadas medidas para evitar a propagação do Covid-19.
Assim sendo os velórios e funerais passarão a ter certas restrições:
1. Só são permitidos os familiares mais directos ;
2. A casa mortuária terá horário de abertura e de encerramento;
3. Evitar cumprimentos ou manifestações de afecto;
4. Aos amigos, evitarem se deslocarem ao velório, demonstre a sua amizade e pesar,através de mensagem ou chamada.
5.Pode fazer acompanhamento á família enlutada em espaços abertos como o cemitério ou espaços exteriores à casa Mortuária.
6. Tenham sempre o cuidado de se Desinfectarem-se.
Conforme o comunicado da Diocese de Angra do Heroísmo, também as cerimonias fúnebres terão alterações, sendo que não haverá Missa de corpo presente, apenas serão feitas as exéquias fúnebres.
Não haverá cortejo fúnebre, a deslocação até ao cemitério será efectuada de carro.
Não serão agendadas Missas de 7º dia.
As funerárias apelas à compreensão, alertando que o momento que se está a passar requer todo o cuidado pela nossa saúde e de todos os que nos rodeiam.




Serviço de Segurança Social aberto com restrições

Na Ilha da Graciosa mantém-se aberto o serviço de Santa Cruz, com atendimento presencial, no horário das 08h30 às 12h30.
Serão apenas tratados os assuntos estritamente necessários ao processamento das prestações sociais, entendendo-se para o efeito a receção da documentação relativa a requerimentos de Abono Família Pré-Natal/Crianças e Jovens, Parentalidade, Rendimento Social de Inserção, Subsídio de Desemprego, Pensões, Pagamentos de CEDO e de Precariedade Económica, e medidas excecionais e temporárias relativas à situação de contingência instalada.
Será privilegiado o atendimento por marcação prévia, que poderá ser efetuado através do número 300 077 000 ou diretamente pelo utente no endereço https://app.seg-social.pt/issa/plataforma ,



Encerrado atendimento ao Público na Câmara Municipal

1- Suspensão do atendimento presencial ao público na Câmara Municipal;
2- Encerramento da Biblioteca Municipal, até ao final do período de férias da Páscoa;
3- Suspensão das atividades do Centro de Atividades em Tempos Livres da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, até ao final do período de férias da Páscoa;
4- Encerramento das instalações desportivas da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa (Pavilhão Municipal, Complexo Desportivo de Santa Cruz da Graciosa e Campo Municipal da Luz);
5- Encerramento das instalações culturais da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa (Centro Cultural, Casa-Museu João Tomaz Bettencourt, Reservatório do Atalho);
6- Encerramento das instalações sanitárias da Câmara Municipal (Praça de São Francisco, Mercado Municipal);
7- Encerramento dos jardins e zonas de lazer geridas pelo Município;
8- Encerramento do Cemitério, que será aberto exclusivamente para a realização de funerais.
Qualquer contacto necessário com os serviços do Município (para efetuar pagamentos, entregar requerimentos, solicitar documentos, etc.), deve ser estabelecido através de:

- Telefone: 295 730 040
- E-mail: geral@cm-graciosa.pt




PS adiou jornadas que estavam marcadas para 23 a 26 de Março na Graciosa

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores informou que estão adiadas as Jornadas Parlamentares na Graciosa, marcadas para a semana de 23 a 26 de Março.





Plano Municipal de Emergência de Santa Cruz da Graciosa foi accionado e lançado apelo ao cumprimento das medidas de precaução

O Plano Municipal de Emergência de Santa Cruz da Graciosa foi accionado às 12 horas de Terça-feira, correspondendo ao que foi decretado pelo Governo Regional dos Açores.
Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, deu a conhecer que mudanças implica o acionamento deste plano e quais as alterações no dia-a-dia do nosso concelho, com apenas os serviços considerados essenciais em funcionamento, como é o caso da secção de águas e da recolha de resíduos.
Há cerca de 3 semanas que a Proteção Civil da Graciosa está a trabalhar, para preparar a ilha para esta situação.
O responsável pela Proteção Civil na Graciosa lembra que as medidas que foram divulgadas à população, devem ser cumpridas, pelo bem de todos os Graciosenses.





PSP deteve homem por condução de viatura sem habilitação

A PSP de Santa Cruz da Graciosa realizou uma detenção no Sábado, dia 14 de Março.
Segundo informação do Comando Regional, “foi detido 01 indivíduo do sexo masculino de 61 anos de idade por condução de veículo automóvel, na via pública, sem habilitação legal”.




Alteração do horário da recolha de resíduos

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informa todos os munícipes que, devido à ativação do Plano de Contingência da Câmara Municipal para o Covid-19, o horário de recolha de resíduos urbanos sofreu alterações, passando a recolha a ser realizada durante o período da manhã.
Desta forma, pede-se a colaboração de todos na deposição atempada dos resíduos.




Representante da República apela à serenidade e sentido cívico de todos os açorianos

Declarado o estado de emergência em todo o território nacional, compete ao Representante da República assegurar, nos termos da lei (artigo 8º do Estatuto dos Representantes da República e artigo 20º do Regime do estado de sítio e do estado de emergência), a execução da declaração no território da Região, em estreita cooperação com o Governo Regional.
Em nota de imprensa, Pedro Catarino afirma que “por forma a garantir uma articulação eficaz de todas as entidades públicas envolvidas, o Representante da República tem mantido contactos com a Senhora Presidente da Assembleia Legislativa, com o Senhor Presidente do Governo Regional, bem como com os Comandos das Forças Armadas e das Forças de Segurança e outros serviços do Estado”.
Numa fase particularmente difícil para todos, em que a vida comunitária irá sofrer sérias restrições, o Representante da República apela à serenidade e sentido cívico de todos os açorianos, acreditando que, com o contributo de todos, se irão ultrapassar os dias difíceis que atravessamos.






Lançado concurso para beneficiação da Canada da Fajã

O concurso público para a empreitada de pavimentação da Canada da Fajã, na freguesia da Guadalupe, foi publicado na Quinta-feira em Jornal Oficial, contemplando uma intervenção ao longo de 405 metros.
Trata-se de um investimento superior a 153 mil euros, que tem como objetivo contribuir diretamente para melhorar as condições de trabalho dos agricultores, bem como a competitividade das explorações agrícolas.


Twitter Facebook Favorites More