Traduzir

Rádio Graciosa


22 fevereiro 2020

Resumo Semanal de 17 a 21 de Fevereiro de 2020

Sorteio da 2ª fase do Campeonato de Futebol dos Açores decorreu na Graciosa

O evento realizou-se na Câmara Municipal da Santa Cruz da Graciosa, com representantes de todos os clubes participantes na competição.
No grupo de promoção, o sorteio ditou os jogos São Roque – Guadalupe e Rabo de Peixe – Angrense, folgando o Operário, na primeira jornada.
No grupo da despromoção, irão jogar Marítimo – Boavista e Lusitânia – Vitória, folgando o Fayal Sport.
Paulo Gomes, Presidente da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo disse que se tratou de um dia de muita satisfação para a associação, pois era mais que justo a ilha receber esta cerimónia, atendendo à história que os seus clubes tem na competição.
Sobre os desafios para a 2ª fase da prova, Paulo Gomes afirma que irão continuar com a boa organização.
Daniel Silva, Presidente do Sporting Clube de Guadalupe, afirma que o objetivo é terminar na melhor classificação possível, o que seria em segundo lugar, uma vez que consideram o Rabo de Peixe um justo vencedor da prova.
Francisco Silva, director desportivo do Sport Clube Marítimo, afirma que vão lutar para conseguir o objetivo, uma tarefa que reconhece que “será difícil”, uma vez que há a possibilidade de descida de 4 equipas.





Câmara Municipal aprovou apoios ao Carnaval 2020

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa aprovou apoios de 400 euros a cada fantasia de grupo apresentada pela coletividades Graciosenses, sendo atribuídos 12,50 euros por cada para a mais. È salvaguardado que elementos que fizerem parte de mais do que um grupo só serão apoiados uma vez. A cada fantasia que participe no Desfile de Domingo Gordo, é atribuído apoio de 200 euros, sendo o transporte ainda assegurado pela Câmara Municipal.
Os apoios foram aprovados por unanimidade, com a autarquia a destacar a importância de preservar e continuar a celebrar esta festa tão típica da nossa ilha.





Primeiro dia de visita do Governo à Graciosa marcado por inauguração da nova Torre de Controlo

Uma obra que custou cerca de 1.4 milhões de euros e visa a melhoria das condições de operacionalidade e segurança do aeródromo da ilha Graciosa, dando cumprimento a novos requisitos legais e operacionais, de modo a corresponder às recomendações e imposições da ANAC.
O governante garantiu a intenção de continuar a investir e revelou que o processo de construção da nova aerogare, já se encontra na ANAC para certificação, que depois de concluída passará para a fase de concurso público.





Lançado Vinho Branco Pedras Brancas 2018

João Picanço, Presidente da instituição disse que a cooperativa tem vindo a crescer e que pode e deve crescer, não só na área dos vinhos, mas também nos alhos, meloas, compotas e mel.
Só no vinho branco, passou-se das 4.600 garrafas de 2018, para as cerca de 12 mil garrafas em 2019.
A cerimónia contou com a presença do Presidente do Governo dos Açores, que demonstrou satisfação por ver o crescimento da Adega e por ver que está a ser seriamente trabalhado o desafio que tinha deixado aquando da inauguração das novas instalações.





Graciosa já tem um Ponto de Carregamento Rápido para veículos elétricos

Este ponto de carregamento rápido faz parte da rede pública que o Governo dos Açores está a implementar para impulsionar a mobilidade elétrica em todo o arquipélago, e que representa um investimento total superior a 900 mil euros.
O ponto de carregamento situa-se no posto de combustível da JH Ornelas, nas Covas.





Reunião entre Governo dos Açores e Conselho de Ilha Graciosa terminou com balanço positivo

No encontro, os conselheiros foram informados da intenção do governo de fazer um estudo sobre a situação da água, construção de uma gare marítima de raiz, continuação de apoios à habitação através de protocolos, reforço da deslocação de médicos especialistas, revisão da situação dos lares de idosos com aproveitamento do antigo Centro de Saúde, reforço da posição junto da SATA para que a ilha mantenha 14 toques semanais e no caso da areia, embora se trate de uma questão de empresas privadas, o governo está a diligenciar para resolver.
Por todas estas repostas e outras que foram esclarecidas no encontro, Vítor Mendes, Presidente do Conselho de Ilha fez um balanço muito positivo do encontro.
A única situação, cuja resposta não foi satisfatória, tem a haver com os transportes de mercadorias, cujas escaladas não estão alinhadas com as outras rotas, o que dificulta a exportação de gado vivo.
O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares afirmou, no final do encontro, que o governo tem respondido positivamente à maioria das reivindicações do Conselho de Ilha.





Inauguração do projeto de Energias Renováveis da Graciólica na Graciosa

Desde a sua entrada em funcionamento, que a Graciosa foi alimentada a 100% por energia renovável, em 75 dias.
Vasco Cordeiro, Presidente do Governo dos Açores, disse que se trata de um projeto muito importante, que dá um passo muito importante para os objetivos do Governo nesta matéria. Na cerimónia de inauguração, o governante anunciou a implementação, na Graciosa, de um projeto que pretende fazer desta ilha um modelo de soluções inovadoras de mobilidade elétrica, assente na utilização sustentável dos recursos naturais.





Obra de proteção da Barra deverá ficar concluída em Setembro

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que “a maior obra de proteção da orla costeira que está a decorrer, neste momento, nos Açores” é a empreitada da Barra, na ilha Graciosa, num investimento de 7,5 milhões de euros, adiantando que a sua conclusão “está prevista para setembro”,.
O Secretário Regional visitou também a obra de proteção da muralha da Vila da Praia da Graciosa, onde acompanhou o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.
 O principal objetivo da empreitada, concluída em agosto do ano passado, num investimento de mais de 170 mil euros, era travar a degradação da estrutura da muralha causada pelo mar.





Governo aprovou 32 medidas e ou apoios para a Graciosa

O Conselho de Governo, reunido a 20 de fevereiro de 2020, na ilha Graciosa, deliberou 32 medidas e ou apoios para a Graciosa.
A realização de um curso de Inglês para 20 pessoas e uma turma de Certificação de Competências de nível Ensino Secundário para 25 pessoas, através da Rede Valorizar.
 Apoiar o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz no valor de 22.500 euros, no âmbito da atividade desta instituição enquanto entidade parceira e cooperante do Polo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Ilha Graciosa.
Apoiar a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa no valor de cerca de 63 mil euros, no âmbito do CDIJ – Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil da Graciosa, que tem capacidade para cerca de 80 jovens.
Lançar o concurso público para cedência de lotes infraestruturados para construção de habitação, de  dois lotes no loteamento da Fonte do Mato, em São Mateus, Graciosa e um lote no loteamento das Dores (2.ª fase), em Santa Cruz da Graciosa.
 Promover a celebração acordos de colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho de Santa Cruz da Graciosa, no valor de 30 mil euros, para possibilitar a realização de pequenas intervenções de reparação e reabilitação de habitações degradadas.
 Apoiar as quatro filarmónicas da Graciosa no âmbito do estágio da Orquestra Regional Lira Açoriana que ocorrerá nesta ilha no mês de abril, onde serão desenvolvidas várias atividades formativas, bem como concertos das filarmónicas locais integrados na Temporada Musical 2020 da Direcção Regional da Cultura;
 Apoiar em cerca de 30 mil euros os clubes desportivos da Graciosa no âmbito da sua atividade referente às Escolinhas do Desporto, à atividade de treino e competição dos escalões de formação, ao Desporto Adaptado e à atividade física desportiva para jovens.
Avançar com os procedimentos necessários para o lançamento da empreitada de proteção costeira dos Fenais, com um valor estimado de cerca de 175 mil euros.
Avançar com várias intervenções de reparação e requalificação no Porto de Pesca da Folga, onde se inclui a reparação da cobertura do antigo entreposto, a iluminação do porto e diversas pequenas reparações de zonas afectadas pelas intempéries;
 Apoiar a Fábrica da Igreja de Nossa Senhora da Luz, no valor de 10 mil euros para apoiar as obras de requalificação; o Grupo Desportivo da Mocidade Praiense , no valor de 15 mil euros para apoiar as obras de requalificação da sua sede social e o Sport Clube Marítimo, no valor de 25 mil euros para apoiar as obras de reparação do teto da sua sede social.
Avançar com a instalação de um contentor de frio no Aeródromo da Graciosa de forma a auxiliar a conservação dos produtos para exportação através de transporte aéreo, como, por exemplo, peixe, a construção de um miradouro, no lugar da Eira, na freguesia da Luz, elaborar o projeto para a requalificação da zona de interseção da rua Barão da Fonte do Mato com a rua Rodrigues Sampaio; levantamento topográfico e projeto de execução de reabilitação e requalificação da Estrada Regional n.º 1-2.ª, no troço entre a Vila da Praia e Santa Cruz e avançar com os procedimentos necessários para a definição de uma solução técnica adequada para o escoamento das águas pluviais na Grota do Moio, freguesia de São Mateus, foram outras medidas aprovadas.
O Governo dos Açores decidiu ainda apoiar a realização do Open Internacional de Fotografia Subaquática 2020 na Graciosa num valor até 25 mil euros, criar no antigo matadouro da Graciosa um armazém para as máquinas e alfaias agrícolas das associações de agricultores da ilha, proceder à conservação, manutenção e limpeza de cerca de 20 quilómetros de caminhos rurais e florestais, avançar com a deslocalização do parque de pesagem e embarque que serve o Porto da Graciosa, da atual localização para o caminho da Rochela e o lançamento da empreitada de beneficiação do caminho agrícola do Pavão, no Perímetro de Ordenamento Agrário de Santa Cruz - Guadalupe, com o valor base de cerca de 240 mil euros.
A Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa, CRL, será apoiada em 25 mil euros, para o desenvolvimento de ações de apoio técnico aos agricultores seus associados e a Cooperativa Graçagrícola, CRL, com um montante de 80 mil euros, para o desenvolvimento de ações de dinamização e promoção da melhoria da produção animal.
A Associação Equestre Graciosense receberá oito mil euros e decorrerão ações de sensibilização e sessões de esclarecimento sobre a temática do Controlo Integrado de Roedores.
Ainda na agricultura decorrerãooito ações de formação profissional, com uma duração total de 134 horas, tendo em vista a habilitação de 128 agricultores graciosenses nas s áreas de Gestão na exploração agrícola; Aplicação de produtos fitofarmacêuticos; Vitivinicultura – Introdução, enxertia e pragas e doenças;. Cultura dos Citrinos e Poda de Prunoideas.
A Escola Básica e Secundária da Graciosa receberá apoio para particpação de alunos no programa Parlamento dos Jovens e no projeto ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!’.
Apoiar a participação de dois dirigentes por Associação de Juventude Local no Encontro Regional de Associações de Juventude 2020, promover as comemorações regionais do Dia da Europa na ilha Graciosa, no mês de Maio e apoiar a Filarmónica União Popular Luzense no valor de cerca de 3.800 euros para apoiar a participação desta instituição nas festividades do Divino Espírito Santo da Casa dos Açores do Norte, no mês de Junho foram outros apoios anunciados.




Twitter Facebook Favorites More