Traduzir

Rádio Graciosa


24 fevereiro 2020

Protótipos únicos a nível mundial na área da Climatologia testados na Graciosa

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou “a importância a nível internacional” da estação ARM, de medição da radiação atmosférica, instalada na ilha Graciosa, para a investigação e recolha de dados científicos no domínio da Climatologia.

Gui Menezes adiantou que, desde a sua instalação, este projeto se traduz, “em termos de infraestruturas e do equipamento base instalado, num investimento de cerca de 10 milhões de euros”, acrescentando que, anualmente, “tem um impacto de cerca de 900 mil euros na economia da ilha Graciosa”.
O Secretário Regional visitou o Observatório de Investigação Climática, no âmbito da visita estatutária do Governo à Graciosa.
A estação ARM (Atmospheric Radiation Measurement) é uma plataforma internacional de estudos climáticos avançados no Atlântico, que visa estudar as interações oceano/atmosfera, em particular ao estudo dos mecanismos microfísicos da formação e influência das nuvens marinhas sobre o clima atual, bem como a sua influência sobre o clima.
Este projeto resulta de um programa internacional promovido pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, através do Laboratório Nacional de Los Alamos, e conta com o apoio do Governo dos Açores e com a parceria da Universidade dos Açores, através do Centro do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais e da Fundação Gaspar Frutuoso.
O projeto ARM começou por ser uma estação móvel que passou depois a definitiva, o que, segundo Gui Menezes, “comprova a localização estratégica e a centralidade atlântica dos Açores” em áreas científicas como a Climatologia.


Twitter Facebook Favorites More