Traduzir

Rádio Graciosa


21 fevereiro 2020

Obra de proteção da Barra deverá ficar concluída em Setembro

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que “a maior obra de proteção da orla costeira que está a decorrer, neste momento, nos Açores” é a empreitada da Barra, na ilha Graciosa, num investimento de 7,5 milhões de euros, adiantando que a sua conclusão “está prevista para setembro”,.
Gui Menezes salientou, no entanto, que “é necessário que os mergulhadores abram uma vala subaquática para a colocação de ‘acropodes’”, estruturas de proteção de betão, acrescentando que, “nesta altura do ano, a execução destes trabalhos é muito difícil devido à força do mar”.
O Secretário Regional visitou também a obra de proteção da muralha da Vila da Praia da Graciosa, onde acompanhou o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.
 O principal objetivo da empreitada, concluída em agosto do ano passado, num investimento de mais de 170 mil euros, era travar a degradação da estrutura da muralha causada pelo mar.
Do lado sul, foi colocada uma estrutura de betão aderente à muralha, enquanto do lado norte se optou por um enrocamento, tendo também sido construído um passadiço, numa extensão de quase 200 metros.
A construção do passadiço na zona do enrocamento pretendeu também valorizar a Praia enquanto zona de lazer, requalificando a frente mar da freguesia de São Mateus.


Twitter Facebook Favorites More