Traduzir

Rádio Graciosa


18 janeiro 2020

Resumo Semanal de 13 a 17 de Janeiro de 2020

 
PSD/Açores questiona governo sobre situação do Hotel da Graciosa


O deputado do PSD/Açores João Bruto da Costa questionou o Governo Regional sobre eventuais medidas adotadas “para salvaguardar os postos de trabalho dos funcionários do Hotel da Graciosa”, uma vez que a recente alteração da situação de exploração daquela unidade hoteleira, “que é um equipamento público, propriedade da Região, gera as maiores preocupações a esse nível”, adianta.
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social democrata quer igualmente saber se houve, por parte do Governo Regional, “alguma intervenção no processo de alteração da gestão do Hotel da Graciosa”, já que, “por diversas vezes, a tutela afirmou que era benéfico para a ilha que o hotel fosse explorado por uma empresa local, estando agora essa situação em risco”.




Postos de Trabalho do Hotel da Graciosa integralmente salvaguardados, garante Ilhas de Valor

A sociedade anónima Ilhas de Valor afirmou que todos os trabalhadores da empresa responsável pela gestão e exploração do Hotel da Graciosa, têm os seus postos de trabalho assegurados, bem como todos os direitos contratualizados com aquela empresa até à data”.
Esclarece que “a decisão da alteração da gestão do Hotel da Graciosa foi da exclusiva responsabilidade da Fundação Inatel, tal como afirmado pelo seu Presidente e comunicado com mais de um ano de antecedência à empresa Janelas da Natureza, a sua intenção de não renovação, com o conhecimento da Ilhas de Valor, S.A”.




Graciosa com variação homologa positiva de 5,4% nos desembarques de 2019

No mês de Dezembro de 2019 desembarcaram nos aeroportos dos Açores 98.389 passageiros, um aumento de 1,9% face ao mesmo mês de 2018. Durante o ano de 2019, verificou-se uma variação positiva de 5,2% em relação 2018.
No ano de 2019, a ilha que apresentou maior variação positiva foi a das Flores com 6,9%, seguida de São Jorge (6,4%), Pico e Faial, ambas com 6,0%, São Miguel (5,8%) e Graciosa com 5,4%.
Ao longo de 2019, o Aeródromo da Graciosa registou 28.219 desembarques, mais 1.450 (5,4%), do que os 26.769, registados em 2018. Nos embarques a subida ainda foi maior, com o registo de 28.364, um aumento de 1.504, em relação aos 26.860 de 2018.
No ano que findou, foram realizadas 653 descolagens de aviões no Aeródromo da Graciosa, tendo chegado por via aérea cerca de 102 toneladas de carga e 32 toneladas de correio e embarcadas 203 toneladas de carga e 7 toneladas de correio.




Detido homem por condução sob efeito de álcool

Segundo informação do Comando Regional, foi detido, no Domingo, um homem de 45 anos, por condução de veículo sob a influência de álcool, com uma TAS de 2,96 g/l.




Junta de Freguesia de Guadalupe organiza III Concerto de Ano Novo

A Junta de Freguesia de Guadalupe organiza III Concerto de Ano Novo, no Domingo, dia 19 de Janeiro, pelas 19h30, na Casa do Povo de Guadalupe.
Neste concerto, a autarquia junta o Grupo de Reis, Grupo Coral de Nossa Senhora de Guadalupe, Escuteiros de Guadalupe e a Filarmónica União Progresso de Guadalupe.




Graciosa com dois voos semanais para Ponta Delgada no Verão 2020

No plenário de Janeiro, que decorre desde Terça-feira, na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, o deputado José Ávila destacou, depois de conhecida a operação para o próximo Verão IATA, que a SATA, “vai reforçar ligação Graciosa-Ponta Delgada com dois voos semanais no Verão 2020”.
De acordo com os horários, disponíveis no site da SATA, a partir do dia 30 de março de 2020 (Verão IATA) a SATA vai realizar dois voos semanais diretos na rota Ponta Delgada - Graciosa - Ponta Delgada.
Os voos vão ser operados pelos aviões Dash 8-Q400 às sextas e segundas, de tarde.



Grater abre 4 avisos para candidaturas a investimento

Os avisos destinam-se a apoiar investimento na criação e no desenvolvimento de atividades não agrícolas, em serviços básicos locais, em infraestruturas turísticas e de lazer e, para a preservação e valorização de património cultural e natural, no montante global de 538 223€.
O período para submissão de candidaturas decorrerá nas seguintes datas:
- Investimento na Criação e no Desenvolvimento de Atividades Não Agrícolas – 1 de abril a 31 de agosto de 2020
- Investimentos em serviços básicos locais – 13 de janeiro a 26 de março de 2020
- Investimentos em infraestruturas de lazer e turísticas e informações turísticas – 13 de janeiro a 28 de maio de 2020
- Investimentos associados ao património cultura e natural e ações de sensibilização ambiental – 13 de janeiro a 26 de março de 2020





Gala Marca Açores realiza-se a 30 de Janeiro na Graciosa

O evento decorre na Graciosa, ilha de onde foi certificado o primeiro produto com esta marca, as Queijadas da Graciosa.
 Em Março de 2015, as Queijadas da Graciosa receberam o selo da Marca Açores – certificado pela natureza, tornando-se no primeiro produto da Região a ter direito a essa certificação.




João Costa congratula-se com aumento de ligações diretas para São Miguel mas alerta para redução de um voo à Quarta-feira

O deputado do PSD/Açores João Bruto da Costa congratulou-se com o aumento de ligações aéreas diretas semanais entre a ilha Graciosa e S. Miguel previstas pela SATA para o próximo verão IATA de uma para duas, pois essa é uma reivindicação antiga do PSD Graciosa e mais recentemente do Conselho de ilha e que é de inteira justiça.
No entanto, e após uma consulta atenta à programação da SATA, o deputado lamenta “o desaparecimento de um voo à quarta-feira, que passa de dois voos para apenas um de manhã, reduzindo assim a oferta, o que não corresponde às promessas feitas aos Graciosenses de manutenção de dois voos diários durante a semana”.





Padre Machado Alves lança livro no Domingo

O Padre Machado Alves vai lançar este Domingo, o seu livro “Um Mundo Materializado- Uma Igreja Adormecida”.
A apresentação do livro decorrerá pelas 17 horas, no Multiusos da Ilha Graciosa.


Twitter Facebook Favorites More