Traduzir

Rádio Graciosa


23 janeiro 2020

Governo anuncia “aposta na deslocação de profissionais e reforça consultas nas ilhas sem hospital em 62%"


A Secretária Regional da Saúde anunciou, em São Jorge, que estão previstas 10.335 consultas este ano, no âmbito da deslocação de profissionais de saúde, nas ilhas sem hospital.
Para Teresa Machado Luciano, o aumento estimado de 62% nas consultas, que representa um acréscimo de 3.973, reflete a aposta do Governo Regional na proximidade de cuidados de saúde para todos os Açorianos e traduz aquele que é o compromisso do Serviço Regional de Saúde com os valores da “proximidade, integração, complementaridade, cooperação e qualidade”.
Todas as ilhas da Região sem hospital deverão beneficiar de um aumento de consultas com profissionais de saúde deslocados em 2020, comparativamente ao ano anterior.
Teresa Machado Luciano salientou que é o Serviço Regional de Saúde a ganhar força, com “uma estrutura diferente e cooperação entre profissionais”, para “ir a mais ilhas e dar cobertura nas várias áreas”.
Das 22 especialidades de que os Açorianos residentes em ilhas sem hospital poderão beneficiar sem saírem da sua ilha, constam sete especialidades que não fizeram parte da oferta em 2019, nomeadamente Cirurgia Geral, Estomatologia, Ginecologia, Hematologia, Ortopedia, Pneumologia e Urologia.
A programação tem como base o levantamento da capacidade de resposta dos três hospitais da Região e as necessidades das Unidades de Saúde das ilhas sem hospital – São Jorge, Santa Maria, Graciosa, Pico, Flores e Corvo - tendo Teresa Machado Luciano salientado que “foi um trabalho conjunto, articulado, como o nosso Serviço Regional de Saúde merece, como os nossos utentes – que são a razão da nossa existência – assim merecem”.
As deslocações de especialistas, segundo a Secretária Regional, serão ajustadas ao longo do ano, sempre que necessário, de acordo com a evolução das necessidades dos Açorianos.

                                                                                   

Twitter Facebook Favorites More