Traduzir

Rádio Graciosa


09 novembro 2019

Resumo Semanal de 4 a 8 de Novembro de 2019

Empresa de produção de Spirulina promove produto em eventos nacionais

A 5essentia Spirulina Azores começa a conquistar mercado e ao longo de 2019 tem participado nas várias variadas férias nacionais, tendo sido o último evento de promoção o Taste Azores, que decorreu nos últimos dias, no Centro Comercial Colombo.
A empresa sediada na Ilha Graciosa produz uma micro alga com características muito específicas e com inúmeros benefícios para a saúde. Este produto, considerado um “super alimento” tem o selo Marca Açores.
A primeira aquacultura dos Açores, cuja produção se iniciou no verão de 2018, após uma fase de teste, tem a expectativa de produzir anualmente uma tonelada de spirulina.




Homem de 60 anos detido na sequência de acidente de viação

A PSP de Santa Cruz da Graciosa realizou uma detenção na Quarta-feira, dia 30 de Outubro.
Segundo informação do Comando Regional, “foi detido na sequência de um acidente de viação, um indivíduo do género masculino, de 60 anos de idade, por condução de veículo, sob a influência de álcool”. O homem apresentava uma taxa de álcool no sangue de 2,32 g/l.




Abate de bovinos aumentou 32,8% na Graciosa

Segundo dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores, entre Janeiro de Agosto deste ano, foram abatidas na ilha Graciosa 608 cabeças de bovinos, perfazendo 145.784 Kg de carne apta para consumo.
Em igual período do ano passado, tinham sido abatidos 455 bovinos, que resultaram em 109.790 Kg de carne. 
De referir que o mês de Julho foi o que registou mais abates em 2019, com 138 bovinos abatidos.



João Santos reeleito como Presidente da Filarmónica União Popular Luzense

A Assembleia Ordinária Anual da Filarmónica União Popular Luzense realizou se no Domingo, dia 3 de Novembro.
Na ordem de trabalhos estavam três pontos, tendo as contas do mandato cessante sido aprovadas por unanimidade.
Também os novos órgãos directivos da instituição foram eleitos por unanimidade, com a recondução de João Manuel Mendonça Santos, para mais um mandato ao serviço da Filarmónica União Popular Luzense.
Na Presidência da Mesa da Assembleia-Geral foi reconduzido Orlando Miguel
Santos e o Conselho Fiscal, continua a ser presidido por Tiago Santos.
Segundo os sócios, a gestão de João Santos em 2018/2019 “manifestou-se muito positiva, quer ao nível de gestão corrente e financeira da filarmónica da Luz, quer ao nível da própria banda, em estreita colaboração com o maestro da sua banda filarmónica”, para além do “restauro da sua sede, quer no seu interior, sobretudo no seu salão nobre, bar e na sua secretaria administrativa, quer ao nível de arranjos e pinturas do exterior, bem como restauro e pintura das portas em madeira”.
Foi ainda debatido o futuro da banda, tendo a Direção assumido perante os sócios da instituição que continuará “um trabalho de aposta contínua e cirúrgica na banda” e ainda “organização do Carnaval, direção musical da banda, restruturação e funcionamento da Escola de Música e discussão construtiva em relação ao ponto de situação da banda musical”.




Sporting de Guadalupe inicia angariação de fundos para participar no Sesimbra Summer Cup

O Sporting Clube de Guadalupe inicia este mês a angariação de fundos, com vista a participação no Sesimbra Summer Cup.
Clube, equipa técnica e pais das crianças juntam-se para organizar um jantar a 30 de Novembro, para conseguir verbas para a participação no evento de futebol infantil.
O Sesimbra Summer Cup ocorre de 01 a 05 de Julho de 2020 e trata-se de um torneio internacional de Futebol Infantil, que se realiza no final de cada época desportiva, nas modalidades de Futebol e Futebol de Praia.





Pescadores da Graciosa alvo de projeto piloto sobre sustentabilidade da atividade

A primeira fase do projeto arrancou em Outubro, com a análise da viabilidade socioeconómica das Unidades de Produção da Pesca de Pequena Escala - Modelos de gestão financeira e diagnóstico da cadeia de distribuição.
 O projeto, que resulta de um protocolo entre a FPA e a Direção Regional das Pescas (DRP), tem como principal objetivo compreender a dinâmica socioeconómica das operações de pesca de pequena escala, surge da necessidade de melhorar a gestão local da frota e estabelecer operações de pesca responsáveis e eficientes.
 Nesta primeira fase, serão recolhidos dados de pescadores e armadores, através de um ciclo de workshops realizados nas ilhas da Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial onde será feita a identificação dos modelos de gestão financeira e económica existentes e das fragilidades e oportunidades para o desenvolvimento de ferramentas de análise da viabilidade económica das unidades de produção da pesca de pequena escala.
O primeiro workshop deste projeto teve lugar na Graciosa entre os dias 25 de Outubro e 2 de Novembro e que durante a próxima semana, terá lugar a sessão pública de apresentação e discussão dos resultados.




Milhafre dos Açores lança o Queijo da Ilha Graciosa

Segundo informação da empresa, este queijo tem uma cura mínima de 3 meses, em cunhas de 280g.
O produto destaca-se por ter uma Origem distinta, uma cura prolongada, paladar e aromas fortes, ligeiramente picantes, uma pasta firme e macia. Trata-se de um queijo curado de especialidade, com origem na Ilha Graciosa, Ilha classificada pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera (in 2007) e as características da ilha conferem a este queijo um perfil organolético singular e pronunciado.
O Queijo da Ilha Graciosa tem uma cura mínima de 3 meses, é produzido em moldes de 10kg, prensado manualmente até se atingir a textura pretendida e cortado e embalado em cunhas de 280g, para promover a acessibilidade e conveniência da compra e degustação.





João Costa acusa Governo Regional de estar “pouco empenhado no combate às desigualdades sociais”

Após audições dos membros do governo, no âmbito da proposta de Plano e Orçamento para 2020 (PO2020)", o deputado do PSD eleito pela Graciosa referiu que o PSD "tem dois lamentos, relativamente ao que nos foi hoje apresentado".
"O primeiro lamento é que a senhora secretária não sabe quantificar os valores que vêm previstos nas propostas do governo, relativamente ao Orçamento da Região", avançou.
"O segundo lamento, tem a ver com termos um governo que parece completamente alheado e sem empenho em combater as desigualdades sociais, quando temos um Índice de Gini - Indicador de desigualdade na distribuição do rendimento que visa sintetizar num único valor a assimetria dessa distribuição - dos mais altos da Europa", sublinha.





JS Graciosa ajuda 8 famílias com iniciativa “Alimente esta Ação Solidária”

A Juventude Socialista da Graciosa assinalou o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, no passado dia 17 de Outubro, com a campanha de recolha alimentar “Alimente esta Ação Solidária”.
A iniciativa que visa o combate à pobreza e à exclusão social na sociedade graciosense, teve uma “participação muito positiva, possibilitando ajudar 8 famílias, as quais receberão 2 sacos de compras com alimentos”. Seguindo a JS Graciosa, “os alimentos recolhidos e separados em sacos equitativos serão alvo de distribuição pela CPCJ da Graciosa, tendo como principal critério – o de ajudar famílias carenciadas com crianças”.





Passeio Ilha Graciosa Navegação Todo-o-Terreno “ VII PIGNTT” realiza-se este fim-de-semana

O evento destina-se a jipes, motos e quads e decorre em estradas regionais, municipais, caminhos rurais e canadas afetas às Juntas de Freguesia de Guadalupe, Luz, São Mateus e Santa Cruz.
No Sábado, a prova decorre entre as 18 e as 24 horas, com partida do Parque da Auto-Canadinhas, na Rochela, São Mateus, onde ocorrerá também a chegada dos participantes.
No Domingo, dia 10 de Novembro, partida às 9 horas do Parque da Auto-Canadinhas, para a chegada ocorrer na Canada da Restinga, no Charco da Cruz em Santa Cruz.
Estão inscritas 13 equipas e trata-se do 3º passeio desta competição referente ao ano de 2019.


Twitter Facebook Favorites More