Traduzir

Rádio Graciosa


02 novembro 2019

Resumo Semanal de 28 de Outubro a 1 de Novembro de 2019

Confirmadas 8 ocorrências na Graciosa em resultado de fortes chuvas da madrugada de Sábado

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), na sequência das chuvas intensas que se fizeram no passado fim de semana, confirmou que foram registadas 12 ocorrências na Graciosa e São Miguel.
Dessas 12 ocorrências, 8 tiveram lugar na ilha Graciosa, tratando-se de inundações em estabelecimentos comerciais e habitações, 3 na Praia e 4 em Santa Cruz, e 1 pequena derrocada.
Foram registados ainda alguns movimentos de terra.





Deputados do PS/Graciosa realçam importância da nova casa para acolhimento de doentes deslocados

Acompanhados pela Secretária Regional da Solidariedade Social, os deputados do Grupo Parlamentar do PS/Açores foram recebidos pela direção da Associação Casa da Ilha Graciosa na Terceira, a entidade que fica encarregue da gestão da estrutura, recentemente inaugurada pelo Presidente do Governo dos Açores.
“A Residência para Acolhimento de Doentes Deslocados é uma resposta importante para os doentes da Graciosa que precisam de se deslocar para realizar consultas e tratamentos na ilha Terceira”, sublinhou José Ávila que, em conjunto com os deputados Manuel José Ramos e Ricardo Ramalho, visitou o novo espaço.




12.ª Festa do Cinema Italiano decorre com sessões para escola e público geral

A 12.ª Festa do Cinema Italiano, promovida pela Associação Intercultural Cross-Over, decorreu no Centro Cultural, de 28 a 30 e Outubro.
Franco Cearolo, membro da CrossOver afirma que o objetivo do evento é promover uma ligação intercultural entre os Açores e outros países, neste caso Itália.




PSD Graciosa apoia José Manuel Bolieiro para líder do partido nos Açores

A Comissão Política de Ilha, do PSD Graciosa, reuniu no passado dia 21 de Outubro e deliberou unanimemente a vontade de que o próximo líder do PSD Açores:
 - Seja capaz de unir o partido, conjugando as várias corrente de pensamento que existem na social democracia açoriana;
 - Consiga ouvir e respeitar as diferentes estruturas do partido, incluindo as de ilha e de concelhia, compilando as diferentes necessidades de forma a construir o verdadeiro projeto regional que levará ao desenvolvimento harmonioso de toda a região;
 - Tenha a experiência política e conhecimento de toda a região, de forma a ser reconhecido como o líder de cada açoriano.
Analisados estes considerandos, surgiu de uma forma natural o nome de José Manuel Bolieiro, como o militante melhor posicionado para encabeçar um projeto almejado não só pelos sociais-democratas açorianos, como também pela generalidade da sociedade civil nos Açores.





PSP deteve homem por condução de veículo sob a influência de álcool

Segundo informação do Comando Regional, foram “fiscalizados 14 veículos” e durante esta ação foi “detido um indivíduo do género masculino, de 57 anos de idade, por condução de veículo sob a influência de álcool, com uma TAS de 2.134 g/l”. Foi ainda detetada “1 infração de natureza contraordenacional por estacionamento irregular”. 




Lista E das eleições à Ordem dos Enfermeiros esteve na Unidade de Saúde da Graciosa

Márcio Tavares encabeça a Lista E, em que consta a enfermeira graciosense Marlene Picanço.
Trata-se de uma candidatura independente, que defende mais enfermeiros, uma vez que estes profissionais estão a trabalhar em “burn out”, não podendo ser um mero cálculo a determinar o número ideal de enfermeiros para cada instituição, deve sim ser as necessidades a ditar esse número.
O candidato defende também a existência de enfermeiros especialistas, nas equipas dos Centros de Saúde.
O ato eleitoral para a Ordem dos Enfermeiros irá decorrer a 06 de Novembro de 2019.





SATA mantém 12 voos semanais no Inverno

Os horários do "Inverno IATA" SATA, entraram em vigor no último Domingo.
A transportadora aérea regional mantém os 12 voos semanais, mantendo-se os mesmos horários do ano anterior.
Aos Domingos regista-se chegada às 16:15 e partida às 16:40.
Na Segunda-feira chegadas às 10:15 e 16:00, com partidas às 10:40 e 16:20, enquanto que na Terça-feira, as chegadas são às 12:00 e 15:35 e as partidas às 12:25 e 15:55.
Na Quarta-feira, decorrem chegadas às 10:05 e 14:55, as partidas às 10:30 e 15:20, na Quinta-feira, os voos chegam às 09:55 e 15:35 e partem às 10:20 e 15:55.
Na Sexta-feira, o avião chega às 09:55 e 14:55, para partir às 10:30 e 15:20, enquanto que aos Sábados, chega às 12:20 e parte às 12:45.
Estes horários vão vigorar até 28 de Março de 2020.





Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa inicia expropriação de terrenos na Canada da Emília

Questionado pelo secretário da autarquia da Luz, sobre o estado do processo de alargamento da referida canada, o presidente da Câmara informou que “não se tendo encontrado uma solução mais rápida e benéfica para todos, o Município vai dar inicio ao processo de expropriação dos terrenos”.
Em causa estão terrenos necessários ao alargamento da via, de modo a permitir a circulação de viaturas de emergência, em caso de necessidade de auxílio aos habitantes daquela zona.
O processo arrasta-se há anos e tem sido uma preocupação constante do autal autarca da Luz, George Ortins.





Bombeiros da Graciosa marcaram “Um minuto de barulho pelas vítimas de violência doméstica”

“Um minuto de barulho pelas vítimas de violência doméstica”, uma iniciativa MEO em conjunto com a APAV, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, foi marcada pelos Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa.
No dia 30 de Outubro, às 14h30, foi acionada a sirene dos Bombeiros, pelas mais de 30 vítimas que morreram em silêncio desde o início do ano.





Mocidade Praiense e Graciosa Futebol Clube festejaram 80 anos da sua fundação

Duas coletividades graciosenses festejaram na Sexta-feira, dia 1 de Novembro, o 80º aniversário da sua fundação.
O Grupo Desportivo da Mocidade Praiense, fundado a 1 de Novembro de 1939 festejou a passagem dos 80 anos da instituição, com uma missa, cumprimentos pela Filarmónica União Praiense, apresentação da equipa feminina e um beberete, com o tradicional bolo de aniversário.
O Graciosa Futebol Clube, festejou também os 80 anos da sua fundação.
Do programa de celebrações constaram jogos com os diferentes escalões dos clubes durante a manhã, seguindo-se um almoço. De tarde, haverá visita ao cemitério, missa na sede e jantar de aniversário.




Twitter Facebook Favorites More