Traduzir

Rádio Graciosa


16 novembro 2019

Resumo Semanal de 11 a 15 Novembro de 2019

Abertas candidaturas ao VITIS com dotação de quatro milhões de euros

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que abriu o período de candidaturas ao regime de apoio à reestruturação e reconversão de vinhas (VITIS).
Com uma dotação de quatro milhões de euros, que permitirá reconverter mais 150 hectares de vinha nos Açores, o objetivo deste programa de incentivos é dar continuidade ao crescimento de um setor que tem contribuído de forma relevante para o desenvolvimento económico e para recuperação da paisagem.
As candidaturas vão decorrer até 31 de Janeiro.
Para João Ponte, o setor da vitivinicultura tem desafios importantes a vencer, desde logo, ao nível de garantir a autenticidade dos vinhos produzidos nos Açores, pois só assim será possível assegurar uma maior valorização das produções e a sustentabilidade desta atividade.





Proteção Civil dos Açores apela à adesão ao exercício “A Terra Treme”

O exercício pretende que todos saibam o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um evento sísmico, conhecendo as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se protegerem e se sentirem mais seguros.





Graciosa com variação positiva de 15,1% nos desembarques de Outubro, valor mais alto nos Açores

Em Outubro de 2019 desembarcaram nos aeroportos dos Açores 132.081 passageiros, um aumento de 1,2% face ao mesmo mês de 2018.
 A ilha que apresentou maior crescimento homólogo mensal foi a Graciosa com 15,1%, seguindo-se a do Faial com 9,2% e São Jorge com 7,8%. Em sentido inverso, as ilhas do Corvo (-21,7%), Flores (-4,6%), Santa Maria (-4,2%) e Pico com -0,8% apresentaram variações homólogas negativas no desembarque de passageiros aéreos.
Quanto ao acumulado Jan-Out de 2019, a ilha que verificou maior variação homóloga positiva foi também a Graciosa com 6,8%, seguida de São Jorge (6,7%), Flores (6,4%), Faial (5,8%), São Miguel (5,7%) e do Pico com 5,5%.
Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, a Graciosa registou, em Outubro, um total de 2.232 desembarques, mais 292 que os 1.940 registados em igual mês de 2018.
Nos embarques, a Graciosa registou 2,347 no período em análise, mais 338 do que os 2.009, de Outubro do ano passado.
Entre Janeiro e Outubro, ocorreram 556 descolagens de aviões no Aeródromo da Graciosa, levando cerca de 161 toneladas de carga e quase 6 toneladas de correio. Por via aérea chegaram à Graciosa cerca de 84 toneladas de carga e e 26 toneladas de correio.





Deputados socialistas realçam mais-valia do Porto Comercial da Graciosa incluir nova gare marítima para passageiros

Segundo o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, José Ávila, “a Portos dos Açores confirmou, durante a reunião com os deputados do PS da Ilha Graciosa, que já está a desenvolver um estudo integrado de reordenamento do Porto Comercial da Graciosa, que engloba o projeto de uma nova gare marítima para passageiros, com todas as condições de conforto e segurança necessárias, para os passageiros que utilizam a via marítima para entrar e sair da ilha Graciosa, bem como soluções para novas oficinas e garagens de apoio à operação portuária”.
Os deputados foram ainda informados que “a Portos dos Açores em articulação com a Secretaria Regional da Agricultura, já identificaram algumas soluções para a deslocalização do parque de embarque de gado, com o objetivo de ultrapassar questões de segurança e de salubridade”. Os deputados afirmam que o espaço atualmente utilizado para esse fim, vai ter outro enquadramento, com a dignidade que merece uma das portas de entrada da Ilha Graciosa, sendo que as “soluções encontradas serão trabalhadas com os interessados na matéria, inclusive com a Junta de Freguesia de São Mateus”.





"Parte de Mim" da autoria de Olga Giraldes estará patente na Biblioteca Municipal entre 16 Novembro e 1 Dezembro

Trata-se de uma exposição de pintura, trabalhos manuais e livros desta autora, que pode ser visitada de Segunda a Sexta-feira, entre as 17 e as 21 horas e aos Sábados e Domingos, entre as 14 e as 22 horas.





Comissão Europeia reconheceu oficialmente Graciosa como ilha indemne de varroose

A Comissão Europeia já publicou a decisão que reconhece as ilhas açorianas Corvo, Graciosa, São Jorge, Santa Maria, São Miguel e Terceira como sendo indemnes de varroose, uma doença das abelhas causada por um ácaro.
Este reconhecimento oficial é de grande importância para o fortalecimento da apicultura nos Açores e para a comercialização do mel, ao mesmo tempo que dota a Região de uma ferramenta legal que lhe permite salvaguardar os interesses do setor, limitando a entrada de materiais nas ilhas apenas aos que sejam provenientes de zonas com o mesmo estatuto.
No quadro constante do anexo da Decisão de Execução, que reconhece partes da União Europeia como indemnes de varroose nas abelhas e estabelece garantias adicionais exigidas no comércio intra-União e nas importações, com vista à proteção do seu estatuto de indemnes de varroose, passa agora a constar para as seis ilhas dos Açores “abelhas em qualquer fase do seu ciclo de vida, incluindo enxames, rainhas, colónias e colmeias e quadros de ninho usados”.





Cartilha de Sustentabilidade dos Açores com reunião na Graciosa a 20 de Novembro

No âmbito da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, decorrerá uma reunião de progresso, no dia 20 de Novembro, Quarta-feira, pelas 16:00 horas, na sala de sessões dos Paços do Concelho de Santa Cruz da Graciosa
A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa com o intuito de promover, de forma inclusiva e abrangente, o desenvolvimento sustentável da região.





Câmara Municipal aprovou manutenção da Taxa de Direitos de Passagem e apoios às festas de Natal escolas e idosos

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa aprovou por unanimidade, a manutenção da Taxa de Direitos de Passagem, que se manterá em 0,25%, tal como ocorreu em 2019. Esta taxa consta da tabela de taxas do Município de Santa Cruz da Graciosa, aplicável às entidades que oferecem redes e serviços de comunicações elétrónicas, acessíveis ao público, em locais fixos, para todos os clientes finais do município. Esta proposta passará agora por discussão e votação em Assembleia Municipal.
No âmbito do encontro foram ainda aprovados os habituais apoios às festas de Natal do Concelho. Para o Natal dos idosos, foi aprovado apoio de 1.200 euros a cada uma das duas Santas Casas da ilha.
Para as escolas de 1º ciclo, jardins-de-infância e creche, é dado um apoio de 5 euros por cada criança matriculada, para aquisição de brinquedos.
Os serviços municipais de Santa Cruz da Graciosa vão celebrar a sua festa de Natal a 13 de Dezembro, com a habitual entrega de lembranças aos trabalhadores e seus filhos até aos 12 anos.





Pais e Encarregados de Educação mobilizam-se para formar Associação de Pais

Para conseguir erguer este organismo que há anos que não existe na escola Graciosense, a Comissão Instaladora, coordenada por Francisco Andrade, convocou uma reunião de constituição da associação.
O encontro está marcado para as 18 horas, do próximo dia 28 de Novembro, no Auditório da Escola, com objectivo de aprovar os Estatutos e o preenchimento do Boletim de Inscrição para Associados.






Derrame de água preocupa vereadores do PSD

António Reis, vereador do PSD, alertou para a necessidade de ser encontrada uma solução para o derrame de água que existe há muito tempo na Canada do Poço e um novo derrame na Canada Jorge Nunes, bem como para o fato de não ter sido colocado asfalto, numa curva que foi alargada nos Funchais.
Na resposta, o vereador António Lourenço, que presidiu o encontro, disse que o derrame na Jorge Nunes já está a ser resolvido e que relativamente às outras duas situações vai informar-se junto dos técnicos responsáveis, para que possam ser resolvidas o mais rapidamente possível




Twitter Facebook Favorites More