Traduzir

Rádio Graciosa


23 novembro 2019

Resumo Semanal de 18 a 22 de Novembro de 2019

Semana dos Resíduos com 10 ações na Graciosa

O objetivo desta iniciativa é de envolver, em todas as ilhas, ações organizadas voluntariamente por entidades públicas e privadas.
Nesse sentido, está prevista a realização de 195 ações de sensibilização em todas as ilhas, organizadas por 91 entidades, assim como a dinamização de várias parcerias, desde a administração pública, autarquias, empresas privadas, entidades gestoras e operadores de resíduos, estabelecimentos de ensino, associações e organizações não governamentais para o ambiente, para além de unidades de saúde.


Empreitada de requalificação do centro Histórico de Santa Cruz regista atrasos

No encontro do executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa, de carácter extraordinário, foram aprovados os compromissos plurianuais e o suprimento de erros e omissões no contrato da empreitada “Melhoria da rede viária e do centro histórico e zonas envolventes de Santa Cruz”. Nestes dois pontos, os vereadores do PSD optaram pela abstenção, mostrando preocupação com a obra que “começou bem”, mas que agora revela dificuldades, nomeadamente “problemas em termos da quantidade de pessoal e evidente desaceleração do ritmo de trabalho”.
Maria da Conceição Cordeiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal, explicou os atrasos na obras com “imprevistos”, mais concretamente a necessidade de substituir tubagem da Rua D.João IV, mas também devido à “complexidade” dos trabalhos a executar nos pauis. A vice-presidente afirmou que as obras nos pauis foram “suscitando dúvidas” ao longo do processo, sendo que também está a contribuir para o atraso da empreitada, o fato de ainda não se encontrarem na ilha alguns dos materiais necessários àquela obra, nomeadamente as telas para os pauis.




Dormidas na Graciosa com aumento de 13,2% em Setembro

Segundo o Serviço Regional de Estatística, na Graciosa foram registadas 1.963 dormidas em Setembro, um aumento de 13,2%, em relação às 1.734 dormidas no mesmo mês de 2018. A taxa de ocupação foi de 32% (+6,1%) e a estada média de 2,24 noites (-1,2%).
Em termos de variações homólogas acumuladas, de janeiro a setembro, as ilhas de São Miguel, de São Jorge, das Flores, do Pico, de Santa Maria, da Graciosa e do Faial apresentaram variações homólogas positivas, respetivamente de, 23,6%, 16,7%, 15,9%, 14,1%, 12,5%, 12,1% e 7,3%. A ilha Terceira apresentou uma variação homóloga negativa de 2,6%.
Na Graciosa, 6.668 hóspedes resultaram em 16.902 dormidas nos primeiros 9 meses de 2019 e uma estada média de 2,5 noites.
Os Proveitos dos Estabelecimentos Hoteleiros Graciosenses foram de 523.462 euros, dos quais 477.479euros de proveitos por aposento e 45.883 euros de proveitos de restauração.




Monitorização da doença hemorrágica viral (DHV) no coelho-bravo decorre na Graciosa entre 26 e 29 de Novembro

Este programa implementado há cinco anos pela Direção Regional dos Recursos Florestais, com a colaboração do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-UP), visa a recolha de amostras de animais recém-abatidos na caça, para que se possa avaliar a existência ou a evolução de uma resposta imunitária adaptativa do coelho-bravo à DHV.





Peça de Teatro “ID A tua marca na net” foi apresentada à comunidade escolar

Trata-se de uma iniciativa da Fundação Altice, em parceira com a Polícia de Segurança Pública, no âmbito do Programa Comunicar em Segurança.
O objetivo foi sensibilizar os alunos para o uso seguro da internet e das redes sociais e para as consequências da sua incorreta utilização.




Processo para aumento de Paiol está em consulta pública

O objectivo é aumentar a área de segurança dos 30 para os 50 metros, conforme estipula a lei, o que resultará no aumento da área daquela estrutura.
Assim, a população dispõe de 30 dias úteis, a contar da publicação em Diário da República, para apresentarem reclamações.
Os documentos podem ser consultados na Câmara Municipal, na Divisão de Obras e Urbanismo.




Aprovada 5ª revisão ao Orçamento de 2019

A revisão de que consta uma anulação na receita de capital de 561 mil euros e na despesa de capital um reforço no valor de 62 mil euros e anulação de 624 mil euros foi aprovada por maioria, com votos a favor do PS e abstenção dos vereadores do PSD.
Os vereadores do PSD justificaram a abstenção com as preocupações já anteriormente demonstradas aquando da aprovação do orçamento. António Reis e Cláudia Cunha entendem que o município mostra com esta alteração que “não utiliza os recursos à sua disposição, limitando-se quase a adiar os investimentos”. Na resposta, Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, explicou que esta alteração ao orçamento “é necessária, porque obras como os pauis, o Canil Municipal ou o Quitadouro Velho não se podem realizar este ano”.




Comissariado para a infância promove ações de sensibilização sobre direitos da criança na Graciosa

Estas ações visam proporcionar aos diferentes agentes com intervenção junto das crianças e jovens e, muito particularmente, aos próprios e às suas famílias, uma oportunidade de reflexão e debate sobre a forma como a sua comunidade se mobiliza para garantir às crianças e jovens a prestação de cuidados de qualidade que promovam o desenvolvimento do seu máximo potencial.
A iniciativa inclui uma componente destinada às crianças e jovens do 2.º e do 3.º ciclo e outra aberta à comunidade, contando com a participação das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, das Equipas de Saúde Escolar e do Embaixador Português para a Segurança da Internet.



Parque Aberto de Dezembro promove “É Natal na Furna”

A atividade consta de exibição de um presépio elaborado com materiais reutilizáveis e elementos naturais. O presépio estará patente na Furna do Enxofre, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 13h30 às 17h00, entre 14 de Dezembro até 8 de Janeiro.
Este evento resulta de uma parceria com o Geoparque Açores.




1ª Windmills Trail Run decorre na Graciosa

A 1.ª edição do Windmills Trail, evento com a chancela Azores Trail Run e que acolhe a final da Taça de Portugal de Trail.
São cerca de 145 participantes, para uma prova de 39,8 quilómetros, a primeira do género que se realiza na Graciosa.
O Azores Windmills Trail Run, que além da final da Taça, conta também uma prova aberta.
Mário Leal, do Azores Trail Run e organizador do evento, refere que se trata de "um evento marcadamente de promoção", que se espera que tenha "repercussão" ao nível do turismo, para além da importância da vertente desportiva ao acolher a final da Taça de Portugal.




Junta de Santa Cruz fez limpeza de resíduos

A Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa procedeu na semana passada a mais uma limpeza, de pontos identificados com depósitos ilegais de resíduos em canadas e outros espaços públicos na freguesia.
Segundo nota da autarquia, “foi recolhido e seleccionado para entrega um total de 7.500 kg para a Tecnovia Ambiente, de betão, tijolos, ladrilhos, telhas e matérias cerâmicos, 160 kg de madeira, 40kg de embalagens de plástico e 60kg de metais.”
Esta iniciativa resulta de um acordo de colaboração entre a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo com a Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa.
A autarquia alerta para que os cidadãos sejam amigos do ambiente, para ajudar a “manter a freguesia limpa”.


Twitter Facebook Favorites More