Traduzir

Rádio Graciosa


11 novembro 2019

Proteção Civil dos Açores apela à adesão ao exercício “A Terra Treme”

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) irá associar-se à 7.ª edição do
exercício de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), apelando à adesão de todos os cidadãos.
O exercício está marcado para as 10h15 (hora local, Açores) do dia 15 de novembro, próxima sexta-feira, e terá a duração de um minuto, podendo qualquer pessoa participar, individualmente ou em grupo.
Pretende-se com esta iniciativa que todos saibam o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um evento sísmico, conhecendo as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se protegerem e se sentirem mais seguros.

Durante o exercício deverão ser praticados os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:
- Baixar: esta posição evita que possa cair durante o sismo e permite mover-se;
- Proteger: proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente, e segure-se a ela firmemente;
- Aguardar: aguarde até a terra parar de tremer.

Nos Açores, para além dos colaboradores do SRPCBA e dos corpos de bombeiros, pretende-se que participem também as escolas, assim como entidades públicas e privadas.
Segundo o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, esta iniciativa “assume extrema importância, porque, apesar de um sismo parecer um fenómeno distante, essa possibilidade é real e pode atingir qualquer comunidade”.
“A melhor forma de cada um poder intervir, é em primeiro lugar, estar bem informado no que respeita aos riscos existentes e aos procedimentos a ter, caso venham a acontecer”, afirmou Carlos Neves, acrescentando que “por isso é importante alertar, sensibilizar e incentivar a sociedade civil a praticar as regras básicas a seguir, antes, durante e após um sismo que podem salvar vidas”.

Para mais informações, poderá ser consultado o portal www.aterratreme.pt, onde se encontram vários recursos alusivos à iniciativa. Aconselha-se ainda que seja preenchida também uma ficha de participação em www.aterratreme.pt/inscreva-se. 

Twitter Facebook Favorites More