Traduzir

Rádio Graciosa


26 novembro 2019

'Windmills Trail Run' terminou com balanço positivo e Governo espera retorno para o turismo

Decorreu no passado sábado, na Graciosa, a primeira edição do Windmills Trail, prova de trail running com a chancela Azores Trail Run , escolhida para final da Taça de Portugal de Trail 2019.
Em simultâneo disputou-se uma prova aberta, no mesmo percurso de aproximadamente 40 km, marcado pelos emblemáticos moinhos de vento que dão nome ao evento. Com a dificuldade adicionada pelas incursões aos pontos mais altos da ilha - Caldeira e Pico Timão, os atletas percorreram trilhos superiormente preparados para serpentearem as mais emblemáticas atrações da Ilha, como são as termas e Farol do Carapacho, as Furnas - do Enxofre e Maria Encantada, a Caldeirinha e toda a Costa da Freguesia da Luz.
Foram 132 atletas em prova, 90 dos quais disputaram a final da Taça de Portugal de Trail.
Com esta incursão na Ilha Graciosa, a marca Azores Trail Run chega a sete das nove ilhas dos Açores. Mário Leal do Azores Trail Run fez um balanço muito positivo do evento, que se mostrou uma surpresa para os participantes.
O WindMills Trail foi a primeira experiência desta modalidade na Graciosa, aliando desporto de natureza ao turismo, pois numa altura de época baixa trouxe movimento à Graciosa.
A Diretora Regional do Turismo salientou que a prova 'Azores Windmills Trail Run' evidencia os "mais belos espaços” da ilha Graciosa, uma das Reservas da Biosfera da UNESCO, permitindo “explorar alguns dos seus espetaculares trilhos pedestres”.
Marlene Damião realçou a organização deste “grande evento” açoriano de trail run, promovido pelo Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, “pelo desafio que é trazer, nesta altura do ano, cerca de uma centena e meia de pessoas” à Graciosa, “com impacto direto na economia local”, ao mesmo tempo que “dá a oportunidade de mostrar aquilo que de melhor temos para oferecer aos amantes da natureza”.
O Windmills Trail contou com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores e com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
De destacar ainda todo o trabalho dos serviços públicos e juntas de freguesia da ilha, na limpeza e preparação dos trilhos, nas últimas semanas.
Os agricultores Graciosenses também ajudaram o evento, ao permitirem a passagem da prova pelos seus terrenos.

Fotos: Pedro Silva

Twitter Facebook Favorites More