Traduzir

Rádio Graciosa


12 outubro 2019

Resumo Semanal de 7 a 11 de Outubro de 2019

PS venceu Eleições Legislativas Nacionais na Graciosa

Os Açorianos elegeram no Domingo os 4 deputados açorianos, que irão representar a região na Assembleia da República. São eles, Isabel Rodrigues, Lara Martinho e João Castro do PS e Paulo Moniz e António Ventura do PSD.
Na Graciosa, o PS venceu com 51,48%, o PSD conquistou 31,27% e o BE foi a terceira força politica mais votada, com 3,23% dos votos.
Na Graciosa estavam inscritos 4.018 eleitores, no entanto apenas votaram 1.855, com a abstenção a fixar-se nos 53,83%. Há ainda a registar 5,88% de votos brancos e 1,24% de nulos.
O PS foi o mais votado em Santa Cruz, São Mateus e Luz, com Guadalupe a votar PSD.





Câmara Municipal recorrerá a empreitadas para obras nas escolas de Guadalupe e Santa Cruz

No período antes da ordem do dia, o vereador António Reis chamou a atenção para o facto dos trabalhos de pintura das escolas estarem a decorrer depois de iniciado o ano letivo. Na resposta Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa disse que devido ao apoio às festas de Verão, outros trabalhos tem de ser realizados mais tarde. O autarca informou que todas as escolas têm uma vasta lista de serviços necessários, sendo que optam por realizar aqueles que são mais urgentes e necessários ao arranque do ano lectivo. Avelar Santos afirmou que a Câmara provavelmente terá que recorrer a empreitadas, para realizar duas intervenções de maior dimensão, nomeadamente nas escolas básicas e jardins de Guadalupe e de Santa Cruz. O vereador António Reis sugeriu que para as pinturas, a autarquia recorra a serviços externos.



Câmara Municipal vai repensar apoios e mostra preocupação com o futebol de formação

O vereador do PSD, António Reis alertou ainda para a distribuição de apoios às equipas que participam em competições nacionais.
Em causa estão as duas equipas Graciosense no Campeonato de Futebol dos Açores e o Santa Cruz Sport Club, na 2ª Divisão de Voleibol. A vereação PSD entende que o apoio que na época passada foi dado às equipas, deve ser repartido de forma equitativa pelas duas equipas de futebol e pela de voleibol, tendo que a última terá uma época mais difícil. A proposta foi ainda justificada com o retorno que dá à economia da ilha, a participação das 3 equipas nos referidos campeonatos.
Maria da Conceição Cordeiro, vice-presidente, com a tutela do desporto, disse que a proposta vai ser analisada e que terão que ser considerados vários fatores. Entre eles está os apoios às deslocações, para os treinos nos campos de Guadalupe e na sua maioria no Municipal da Luz.
No entanto, Maria da Conceição Cordeiro disse que a sua grande preocupação é a formação, uma vez que com “grande pena sua” apenas estão inscritas este ano duas equipas em Juniores B.
Recorde-se que neste escalão apenas competem Guadalupe e Graciosa, quando estava prevista a participação do Mocidade Praiense, que depois não conseguiu formar equipa, levando a que a competição exista apenas com duas equipas.




PS Graciosa faz balanço positivo das eleições legislativas nacionais

Em comunicado, o Partido Socialista constata que, “foi no concelho de Santa Cruz da Graciosa que o Partido Socialista obteve a sua vitória mais expressiva, a nível Açores, e uma das maiores do País, sendo o projeto eleitoral preferido por 51,5% dos Graciosenses, tendo obtido mais 20 pontos do que o PSD, que se ficou pelos 31,3%.” Nos Açores a abstenção atingiu um valor elevado, cerca de 63%, valor que na ilha Graciosa se situou nos 53,8%, mesmo assim a segunda melhor taxa de abstenção da Região, só superada pelo Corvo (46,3%).




Comissão Local da Proteção Civil agradece colaboração aquando da passagem do Furacão Lorenzo

A nota, assinada pelo Presidente da Comissão Local da Proteção Civil, Manuel Avelar Cunha Santos, agradece “a todas as entidades envolvidas e a todos os munícipes pela inestimável colaboração nas ações de proteção e limpeza levadas a efeito, que contribuíram de forma determinante para garantir a segurança de toda a população.”




Graciosa com 6,9% de aumento de desembarques em Setembro

Em Setembro de 2019 desembarcaram nos aeroportos dos Açores 167.172 passageiros, um aumento de 2,3% face ao mesmo mês de 2018.
A ilha que apresentou maior crescimento homólogo mensal foi a das Flores com 14,0%, seguindo-se a do Corvo com 13,5% e Graciosa com 6,9%.
Em sentido inverso, as ilhas de São Jorge e Terceira apresentaram variações homólogas negativas no desembarque de passageiros aéreos, respetivamente -3,7% e -3,5%.
Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, no Aeródromo da Graciosa foram registados, em Setembro, 2.572 desembarques, mais 167 do que os 2.405 desembarques registados em igual período de 2018.
Nos embarques também há um aumento em Setembro, 3.186 registos, mais 258, que os 2.928 de Setembro de 2018.
Entre Janeiro e Setembro foram registadas 505 descolagens de aviões no Aeródromo da Graciosa, com descarga de 89 toneladas de carga e 48 toneladas de correio. Saíram por via aérea da Graciosa um total de cerca de 39 toneladas de carga e quase 12 toneladas de correio.



Continuam trabalhos de limpeza e reparação de estragos provocados pelo Furacão Lorenzo

Após passagem do Furacão Lorenzo na semana passada, em que os prejuízos foram somente materiais, continuam as limpezas por parte das autarquias, em colaboração com o município e serviços públicos.
Trabalhos de limpeza e corte de vegetação na sequência da passagem do furacão Lorenzo, decorreram esta semana no parque de merendas da Barra, em Santa Cruz da Graciosa. Houve limpeza da vegetação e de árvores caídas, bem como uma análise às árvores que ficaram danificadas e que estavam perigosas.





Projetos “Ser Feliz Sem Idade” e “Lock- EBS Graciosa” venceram OP 2019

O projeto “Ser Feliz Sem Idade” de Filipa Silva, foi o mais votado na Graciosa, está incluído na área da inclusão social e tem uma dotação de 32 mil euros. Este projeto visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social dos seniores, através do desenvolvimento de atividades de estimulação intelectual, social, física e cultural, que virão enriquecer a ocupação dos seus tempos livres.
O projeto “Lock- EBS Graciosa”, na área da Juventude e Cidadania, foi proposto por Gonçalo Silva. Com uma dotação de 8 mil euros, este projeto visa a aquisição de cacifos escolares, para a Escola Básica e Secundária da Graciosa. Equipamentos que fazem falta aos alunos, para aliviar a sobrecarga das mochilas.




Obras na Rua D.João IV estão paradas

O Executivo Camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu Quinta-feira, nos Paços de Concelho.
No período antes da ordem do dia, o vereador António Reis perguntou sobre o motivo de estarem paradas as obras da Rua Dom João IV e se não haverá uma alternativa ao estacionamento.
Na resposta, Maria da Conceição Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal, explicou que a obra foi interrompida após se verificar que a rede pluvial está muito degradada e ser necessária a sua substituição, afirmando que não fazia sentido concluir os trabalhos, para mais tarde voltar a abrir. Os materiais necessários a esta intervenção, não existem na ilha, por isso aguarda-se a sua chegada, para prosseguir a obra.
Sobre o estacionamento, concluiu que a permissão de estacionamento da Rua D.Afonso Henriques compensa o encerramento daquela via, no entanto, mostrou abertura para em conjunto com PSP e equipa técnica do Município, se encontrar uma solução temporária.


Twitter Facebook Favorites More