Traduzir

Rádio Graciosa


19 outubro 2019

Resumo Semanal 14 a 18 Outubro 2019

Município de Santa Cruz da Graciosa mantém reduções no IMI, IRS e DERRAMA para 2020

Em relação ao Imposto Cobrado sobre Imóveis (IMI), foi deliberado por unanimidade que no próximo ano será mantida a taxa mínima neste imposto, que é de 0,3%. Continua ainda a ser um imposto familiar, com a dedução a ser feita conforme o número de filhos, 20 euros para famílias com 1 filho, 40 euros para famílias com 2 filhos e 70 euros para famílias com 3 filhos ou mais.
Quanto à DERRAMA, o município de Santa Cruz da Graciosa continua a optar pela isenção deste imposto, como forma de apoio às empresas locais.
Em relação ao IRS, foi aprovado por unanimidade, que a percentagem de participação será de 3%, beneficiando os contribuintes do estipulado na lei.




Museu da Graciosa dinamiza Bibliomóvel – Projeto de Promoção da Leitura

As sessões, com a duração de uma hora, decorrem nas escolas do 1.º Ciclo das freguesias de Santa Cruz, São Mateus, Guadalupe e Luz, bem como nas Juntas de Freguesia, Casas do Povo e Centros de Atividades Ocupacionais da ilha.





Dormidas na hotelaria Graciosense com variação positiva de 12% entre Janeiro e Agosto

Em termos de variações homólogas acumuladas, de janeiro a agosto, as ilhas de São Miguel, de São Jorge, das Flores, do Pico, da Graciosa, de Santa Maria e do Faial apresentaram variações homólogas positivas, respetivamente de, 23,5%, 19,0%, 15,8%, 12,0%, 12,0%, 11,2% e 7,9%. A ilha Terceira apresentou uma variação homóloga negativa de 2,2%.
Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, nos primeiros oito meses de 2019 foram registadas 12.364 dormidas, mais 1.362, do que as 11.002 registadas em igual período de 2018.
Nesse período, os proveitos totais foram de 457.313 euros, uma variação homóloga positiva de 9,9%, em relação ao ano passado.
Analisando somente o mês de Agosto, o conjunto de estabelecimentos hoteleiros, do turismo no espaço rural e do alojamento local da Graciosa, registaram 2.390 dormidas, uma redução de 1,1% em relação ao mesmo mês de 2018.
Em Agosto, a taxa de ocupação foi de 43,8% (-0,8%) e a estada média de 2,58 noite (+2%).





TMG realizam escala com as Flores

Trata-se da primeira escala de um navio de mercadorias no Porto das Lajes das Flores, após a passagem do furacão Lorenzo.
O navio Paulo da Gama, dos TMG, saiu no Domingo, dia 13 Outubro, da Ilha Terceira, rumo às Lajes das Flores, transportando combustível e produtos alimentares.





Pescadores passam a dispor de 228 toneladas de quota de goraz até ao final do ano

Os Açores ainda dispunham de 175 toneladas de quota de goraz, às quais se somam agora 53 toneladas, na sequência da publicação de um regulamento da Comissão Europeia que adiciona às quotas de pesca para 2019 quantidades não consumidas em 2018.
No seguimento desta notícia, o Governo Regional decidiu aumentar o limite máximo de capturas de goraz permitidas por embarcação para 3% da quota global atribuída aos Açores para esta espécie.
As embarcações açorianas passam a poder capturar, até ao final do ano, até um limite máximo de cerca de 17 toneladas de goraz.





Graciosa recebe final da Taça de Portugal de Trail 2019

A prova será disputada pelos 130 apurados nas diversas competições da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), qualificados entre os mais de 3500 atletas que participaram, ao longo do ano, nas provas que decorreram por todo o país.
 Em simultâneo com a final da Taça de Portugal, decorrerá uma prova aberta, no mesmo percurso - que terá cerca de 40 km de extensão e que explora alguns dos trilhos que compõem a Grande Rota da Graciosa e outros com grande potencial e ainda pouco usados. As inscrições são limitadas e estão disponíveis no site oficial do Azores Trail Run®, em www.azorestrailrun.com, até ao próximo dia 15 de Novembro.




José Ávila reeleito vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS

Francisco César foi reeleito, esta terça-feira, Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista dos Açores por unanimidade. Na direção mantiveram-se ainda os deputados José San-Bento, Isabel Quinto e José Ávila.
Como é norma no PS/Açores, em cada sessão legislativa realizam-se eleições para a direção do Grupo Parlamentar do PS, tendo a direção em funções merecido a confiança da totalidade dos deputados do Partido Socialista na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.




Serviço de Desenvolvimento Agrário distribui rodenticida pelos agricultores

A quantidade de isco a atribuir a cada agricultor será calculada, tendo por base as áreas declaradas nas candidaturas às ajudas em 2019.
O isco está disponível para entrega na sede dos serviços, em horário de expediente, até ao dia 25 de Outubro.




JS Graciosa assinala o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

A iniciativa “ Alimente esta Ação Solidária” consiste na colocação de caixas de recolha alimentar nos estabelecimentos comerciais de ilha, de forma a combater a pobreza e as desigualdades sociais.
A presidente da JS/Graciosa, Mariana Quadros sublinha que para “ construir um futuro sustentável requer o reafirmar de um compromisso coletivo na erradicação da pobreza e da exclusão social na nossa sociedade”, apelando à participação e à solidariedade de todos os graciosenses!





AEG com dois conjuntos apurados para a final da Taça de Portugal

O Centro Equestre Internacional de Alfeizerão é palco, entre 18 e 20 de Outubro, da final da Taça de Portugal de Ensino e a Federação Equestre Portuguesa divulgou a lista dos conjuntos apurados para esta prova, com um total de 40 binómios que vão disputar os lugares do pódio, divididos por seis níveis.
No nível Médio vai competir o conjunto Diogo Raimundo/Iuca e no Complementar- Diogo Raimundo/Emotivo da Carvalha.
Recorde-se que edição de 2018 desta competição, Diogo Raimundo e o cavalo Iuca conseguiram o bronze.





Conselho de Ilha Graciosa dá parecer positivo à proposta do Plano de Governo para 2020 mas alerta para investimentos importantes que continuam por concretizar

O Plano Regional Anual para 2020 contempla um investimento de 34 milhões de euros na Graciosa, 4,19 % do total regional, correspondendo a um aumento de cerca de 2%, em relação a 2019. Trata-se de um investimento de 7.700 euros por cada Graciosense, o terceiro maior investimento per capita, a nível Açores.
Após análise ao documento, os conselheiros deram um parecer favorável à anteproposta, por contemplar um reforço nas áreas de Saúde, Habitação e Turismo, reivindicações que tinham sido feitas pelos conselheiros. Entre as obras contempladas destaca-se a ampliação do Lar de Idosos de São Mateus, trabalhos na falésia de Fenais/Ventosa, no Porto Comercial da Graciosa, na zona costeira da Barra, estradas/pavimentos e no Aeródromo da Graciosa.
Marco Nuno Silva, Vice-presidente do Conselho Ilha Graciosa, afirma que o aumento de investimento justifica o voto unânime, de que o documento é positivo na generalidade.
O Conselho de Ilha Graciosa considera que as dotações da anteproposta do Plano Regional Anual para 2020, são satisfatórias, no entanto destaca que há medidas e investimentos que não devem ser esquecidos.
Entre os investimentos que os conselheiros continuam a chamar atenção estão a estrada Santa Cruz /Guadalupe, incubadora de empresas, reabilitação urbana, Parque de Campismo no Carapacho, parque infantil e requalificação do Largo da Freguesia da Luz.
Reabilitação da Rua do Ilhéu, Gare Marítima, reforço pontões Porto de Pescas, património religioso, concluir caminho agrícola Barreiro/Vales, Porto Afonso e reforço da orla marítima de Santa Cruz, em particular Degredo.
O Conselho de Ilha Graciosa lembra ainda que devem ser analisados os estragos que o Furacão Lorenzo provocou, principalmente nas infra-estruturas marítimas e edifícios públicos.



PS quer deputados da Comissão de Economia a acompanhar em permanência a revisão do subsídio de mobilidade

O deputado José Ávila disse que consideram que “a Comissão Permanente de Economia, da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, é a mais habilitada para acompanhar o trabalho que está a ser realizado ente o Governo Regional dos Açores e o Governo da República”, adiantou.




João Costa afirma que “Açores são região com mais desigualdades sociais após receber 4 mil e 500 milhões de fundos da EU”

O deputado do PSD/Açores João Bruto da Costa afirmou que o arquipélago é a região do país “com mais desigualdades sociais”, apesar de ter recebido 4 mil e 500 milhões de euros de fundos da União Europeia durante a governação socialista.
O parlamentar, que falava numa interpelação ao Governo Regional sobre desigualdades sociais, salientou que Executivo socialista, perante os números da pobreza no arquipélago, “insiste em anunciar medidas e políticas que, ao longo de 23 anos, não resolveram os maiores problemas sociais dos Açores”.
“Cerca de 36 por cento da população dos Açores vivem em risco de pobreza, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. Ou seja, mais de um terço dos açorianos vivem em risco de pobreza, o que é mais do dobro da área metropolitana de Lisboa”, disse.
O deputado do PSD, eleito pela Graciosa, destacou também os dados dos Açores em relação ao Coeficiente de Gini, que mede a desigualdade na distribuição de rendimentos entre as pessoas e que na Região atinge os 37,9 por cento, “o valor mais alto do país”.



José Ávila acusa oposição de desvalorizar números de crescimento da região

No debate sobre desigualdades sociais, na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, o deputado José Ávila do PS, destacou que há valores que melhoraram.
O deputado Graciosense deu como exemplo o aumento do poder de compra e aumento do número de empresas.
O socialista destacou ainda o crescimento da população empregada, trabalho que disse que é “preciso louvar”, mas que a oposição teima em desvalorizar.

O deputado terminou a sua intervenção afirmando que nesta área a região estaria muito melhor, “se nos 20 anos em que o PSD esteve no poder, tivesse feito um bom trabalho”.

Twitter Facebook Favorites More