Traduzir

Rádio Graciosa


14 setembro 2019

Resumo Semanal de 9 a 13 de Setembro de 2019

Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa aprovou construção de monumento à caça à baleia

O projeto é da autoria do graciosense Paulo Bettencourt e será entregue para execução ao escultor Rui Goulart.
A obra terá um orçamento aproximado de 30 mil euros, tendo a Junta já iniciou contactos com o intuito de obter apoios junto de entidades públicas, e de igual forma junto da comunidade graciosense dos EUA e Canadá.
O monumento será erguido na zona central da Baia da Barra e é intenção da junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa que a inauguração ocorra no ano de 2020.




Marco Nuno Silva é o mandatário do PSD pela ilha Graciosa

Marco Nuno Silva, presidente da Junta de Freguesia de Guadalupe, é o mandatário pela ilha Graciosa dos candidatos do PSD/Açores às eleições legislativas nacionais de 6 de Outubro.




Cláudia Silva é a Mandatária do PS pela ilha Graciosa

Cláudia Raquel Lourenço Vieira da Silva é a Mandatária da candidatura do PS/Açores às Eleições Legislativas nacionais do próximo dia 6 de outubro, pela ilha Graciosa.
Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, desde 1 de outubro de 2018 é Presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.





Votação do Orçamento Participativo decorre até 30 de Setembro

A Graciosa está incluída em 16 propostas de âmbito de ilha e em 41 de âmbito regional, num total de 57 projetos apresentados por cidadãos.
Cada cidadão tem direito a 2 votos - Âmbito ilha e Âmbito Regional.





Isabel Rodrigues sublinhou “aposta numa agenda de inovação tecnológica e científica”

A candidata do PS/Açores às Eleições Legislativas nacionais do próximo dia 6 de Outubro sublinhou, em visita à Graciosa, a aposta numa agenda de inovação tecnológica e científica “para trazer mais investimento externo e mais emprego para os Açores”.
Isabel Rodrigues esteve na Graciosa no inicio do mês e acompanhada da candidata graciosense, Gabriela Santos, que ocupa o 7º lugar na lista do PS Açores visitou a estação ARM, o projeto Graciólica, PSP, Portos dos Açores, bem como Adega e Cooperativa Agrícola e a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
Isabel Rodrigues defendeu que o Governo da República deve continuar a apoiar projetos de inovação tecnológica e científica que trazem investimento externo e criam emprego. Para a candidata socialista são projetos transnacionais do género dos que existem na Graciosa, que sublinham a importância geoestratégica dos Açores e justificam o apoio dos governos.





Quase 400 idosos da Praia da Vitória em visita à Graciosa

A Câmara Municipal da Praia da Vitória organizou, de 10 a 12 de Setembro, o passeio sénior do Concelho.
Cerca de 400 idosos estiveram na Graciosa, acompanhados de técnicos e do próprio presidente da Câmara Municipal, Tibério Dinis.
O Passeio Sénior à Ilha Graciosa contou com “um grupo fantástico, alegre e divertido” e o balanço foi muito positivo quer para organização, quer para os participantes.
No final da visita, o autarca deixou “um enorme agradecimento à Câmara Municipal de Santa Cruz, em especial, ao seu Presidente, o grande amigo Manuel Avelar por todo o apoio prestado. Um obrigado ao Sport Clube Marítimo, ao Graciosa Futebol Clube, à Empresa de Transportes Coletivos da Ilha Graciosa e à Padaria, por todo o apoio e carinho e profissionalismo com que nos receberam”.




Deputado José Ávila justifica despesa da SATA com aumento do número de voos

Durante uma interpelação ao executivo sobre a situação financeira da SATA, o deputado José Ávila, eleito pela Graciosa referiu que “todos nós, sem exceções, andámos a pedir melhores acessibilidades para as nossas ilhas - fazemos isso há anos - e se formos ver as estatísticas, de forma séria, temos que reconhecer que da parte do Governo Regional e da parte da SATA houve um esforço tremendo para satisfazer as necessidades de cada uma das nossas ilhas”.
“E isso com os deputados a pedir mais voos, mais acessibilidades, sem nunca pensarem no lado da despesa, porque cada voo a mais, implica mais custos”, acrescentou o deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, esta terça-feira, durante o Plenário, em que o tema SATA esteve, novamente, em debate.
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou que o Governo dos Açores e SATA trabalham diariamente para “conseguir um percurso de estabilização da empresa”.
Ana Cunha assumiu o compromisso de “dotar o Grupo SATA dos instrumentos necessários ao cumprimento do seu objeto social de servir cada vez mais e melhor os Açorianos", salientando este tem sido "um dos grandes desafios desta legislatura”.




Governo dos Açores aumenta tamanho mínimo de captura de Alfonsim, Boca-Negra, Garoupa e Veja

Uma portaria publicada em Jornal Oficial determina que o tamanho mínimo de captura passa a ser de 35 centímetros para o Alfonsim e de 30 centímetros para o Boca-Negra, a Garoupa e a Veja.
O diploma define ainda regras relativas às capturas no âmbito de competições desportivas oficiais, bem como no âmbito da pesca turística, nomeadamente no que respeita a determinadas espécies, quantitativos e tamanhos.
 A portaria entrou em vigor sexta-feira, 13 de Setembro.





Cabeça de lista do PSD/Açores à Assembleia da República defende ações concretas no âmbito da energia verde

Acompanhado do candidato pela Graciosa, Valdemiro Vasconcelos e do próprio presidente do PSD Açores Alexandre Gaudêncio, Paulo Moniz visitou a empresa Graciólica, em Santa Cruz da Graciosa.
O candidato ficou satisfeito com o que viu e afirma que, na Assembleia da República, o seu objetivo será tentar fomentar incentivos, para aquisição de veículos eléctricos e utilização de energia verde, devendo o próprio estado começar pela substituição da sua frota.
Paulo Moniz afirma que o projeto da Graciólica, na Graciosa, é um bom exemplo da boa taxa de penetração das energias renováveis na rede, mas alerta que de nada serve essa boa taxa, se não há uma boa utilização no dia-a-dia das populações.
O candidato social-democrata afirma que a politica energética deve ser complementada com ações concretas, ou seja de concretizações.
Sobre as intenções dos deputados do PSD na Assembleia da República, Paulo Moniz afirma que os graciosenses, e os açorianos em geral, podem esperar uma defesa dos interesses das populações açorianas “acima de qualquer interesse”.





Manuel José Ramos considera que o “regime jurídico de instalações de gás combustíveis em imóveis “responde às nossas necessidades”

Manuel José Ramos, deputado do PS/Açores, eleito pela Graciosa, considerou no Plenário de Setembro da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, que o “regime jurídico de instalações de gás combustíveis em imóveis “responde às nossas necessidades”.
Manuel José Ramos sublinhou, ainda, a importância deste regime que “vem simplificar o procedimento, desburocratizar os processos e, consequentemente, diminuir custos para os utilizadores, estabelecendo uma série de normas técnicas e jurídicas atualizadas, é um documento útil a todas as partes”.




Detido homem por condução sob efeito do álcool

A PSP de Santa Cruz da Graciosa realizou uma operação de fiscalização rodoviária, no âmbito do Planeamento Operacional Mensal.
Segundo informação do Comando Regional, na ação do dia 11 de Setembro, foram fiscalizados 16 veículos e resultou na detenção de um indivíduo do género masculino, de 63 anos de idade por condução de veículo sob a influência de álcool, com TAS de 2.070 g/l.
Foram ainda detetadas 05 infrações de natureza contraordenacional, por condução de veículo sob influência de álcool, falta de documentos e estacionamentos irregulares.





Twitter Facebook Favorites More