Traduzir

Rádio Graciosa


18 setembro 2019

Graciosa é uma das ilhas de produção da raça Ramo Grande

A raça bovina Ramo Grande, apenas existente nos Açores, é pioneira no país ao nível da aplicação da seleção genómica, que é extremamente importante para preservar o futuro de um património genético com inigualável importância histórica, social e cultural.
 A raça Ramo Grande conta desde 1996 com um Livro Genealógico próprio, tendo as primeiras avaliações genéticas sido publicadas a partir de 2015.
A seleção genómica tira partido da informação genealógica e produtiva recolhida ao longo de décadas nesta raça, acrescentando a peça adicional que faltava, representada por um painel de marcadores genéticos que permite mais garantias quanto ao mérito genético do animal para as caraterísticas que se quer selecionar.
O catálogo com os primeiros resultados desta avaliação genómica está já disponível para os principais touros na página da raça Ramo Grande na Internet, no endereço eletrónico www.bovinoramogrande.pt e traduzem os resultados de um trabalho que incorpora numa análise conjunta a informação genealógica, produtiva e genómica.
Este estudo foi levado a cabo sob coordenação técnico científica de Luís Telo da Gama, docente da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e doutorado em Genética Animal pela Universidade de Nebraska Lincoln, nos Estados Unidos da América.
A raça Ramo Grande é presentemente a única raça bovina autóctone da Região Autónoma dos Açores, remontando a sua origem ao início do povoamento do arquipélago, no século XV, quando foram introduzidos os primeiros bovinos provenientes de diferentes regiões de Portugal continental.
O isolamento das ilhas e as condições climatéricas e ambientais levaram a que os bovinos adquirissem especificidades próprias, dando origem à raça Ramo Grande.
Presentemente estão inscritos no Livro de Adultos desta raça 1.407 bovinos, distribuídos pelas ilhas Terceira, São Jorge, Faial, Pico, São Miguel e Graciosa, existindo, no total, 261 criadores da raça Ramo Grande nos Açores.
Em Portugal estão oficialmente reconhecidas como autóctones 15 raças de bovinos, entre elas a Ramo Grande.

            

Twitter Facebook Favorites More