Traduzir

Rádio Graciosa


15 fevereiro 2019

João Costa acusa PS e Governo Regional de recusaram tirar Serviço de Estatística da esfera político-partidária

O deputado do PSD/Açores, João Bruto da Costa, criticou o Governo Regional e a bancada socialista, que sustenta o executivo na Assembleia Legislativa, por “recusarem retirar o Serviço Regional de Estatística dos Açores da esfera político-partidária”, ao chumbarem o projeto de resolução social democrata, que pretendia transformar aquela valência em Instituto Público Regional.
Segundo o parlamentar, a missiva apresentada previa a criação de um Serviço Regional de Estatística “independente”, e com um líder eleito por 2/3 do parlamento regional, “valorizando o próprio parlamento, e de forma a dar mais independência a um conjunto de agentes públicos que, nos Açores, estão demasiado dependentes do poder regional”, explicou.
João Bruto da Costa adiantou que “a fiabilidade da informação socioeconómica, desde logo na produção estatística, assume fulcral importância para os agentes económicos”, pelo que o papel desempenhado nos Açores pelo seu serviço de estatística oficial, “determina a necessária ausência de fatores de subjetividade nos atos que produz”.
Para João Bruto da Costa, “esses desideratos não se podem subjugar a um serviço integrado numa administração sujeita à tutela político-partidária. E foi isso que o PS e governo não quiseram que acabasse”, frisou.
O social democrata acrescentou que “é essencial um serviço de estatística que possa produzir elementos credíveis, atualizados e abrangentes, o que não existe neste momento”.
A proposta apresentada pelo PSD, que foi chumbada pela bancada socialista na ALRAA mereceu pareceres favoráveis da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, da Federação Agrícola dos Açores, a AICOPA e da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores.

Twitter Facebook Favorites More