Traduzir

Rádio Graciosa


05 janeiro 2019

Resumo Semanal de 31 de Dezembro a 4 de Janeiro de 2018

Comemorou-se em todo o mundo a Passagem de Ano

Na ilha Graciosa, a entrada em 2019 foi marcada por duas formas de comemoração, nos clubes da ilha, que optaram por noites com jantar, seguida de baile e nalgumas coletividades com baile tipo assalto, ou em casa com família e amigos.
Duas formas de comemorar a chegada de um ano novo, com o desejo de que 2019 traga, saúde, paz, alegria e felicidade.






Presépio exposto na Gruta da Maria Encantada

Trata-se de um presépio elaborado pelo Parque Natural, com materiais reutilizáveis e elementos naturais.





Noite Graciosense em Machico

Do evento constará a exposição fotográfica “Encantos de Mar, Terra e Sonho” e a projecção de um filme de José Nascimento Ávila e o lançamento da 3ª Edição de “A Graciosa Ilha”, da autoria de Víctor Rui Dores.
O evento que vai promover a Graciosa, na Ilha da Madeira contará ainda com um momento musical com Serafim Silva e Victor Rui Dores, com interpretação de canções tradicionais das noves ilhas açorianas, para além da prova de produtos tradicionais da ilha Graciosa.





Atualização nos tarifários dos táxis nos Açores

Os tarifários tiveram um aumento médio entre 3,09% e 4,98% e assim, o preço por quilómetro foi aumentado quatro cêntimos nos veículos com distintivo e cor padrão e dois cêntimos nos veículos sem distintivo e cor padrão.
A bandeirada, ou mínimo de cobrança no primeiro quilómetro ou fração, nos veículos com distintivo e cor padrão com mais de quatro lugares e nos veículos sem distintivo e cor padrão, passou de 3,20 euros para 3,40 euros, valor que já era praticado nos veículos com distintivo e cor padrão até quatro lugares.
Foram também atualizadas as tarifas à hora e o minuto de espera, respetivamente, em 50 cêntimos e em 1 cêntimo.
Os novos preços entram em vigor a 10 de janeiro.





Conjunto Onda Jovem em digressão nos Estados Unidos

A banda da Freguesia de Guadalupe atuou na Festa de Passagem de Ano do Portuguese American Center em Lowell.
No próximo sábado, está prevista a segunda e última atuação em Peabody.





Graciólica vai começar a injectar energia na rede da EDA

Em Julho passado, aquando da sua visita à Graciólica, a secretaria regional de Energia, Ambiente e Turismo dos Açores anunciou que tinha sido emitida a licença de produção à empresa controlada pela dinamarquesa Recharge.
Menos de seis meses depois, a Graciólica "tem o prazer de anunciar que a sua instalação de energia de micro redes conseguiu fornecer 100% de energia renovável para a ilha da Graciosa, 15 minutos após ter concluído o sistema operacional, como parte dos testes finais de comissionamento", afirmou fonte oficial da empresa ao Negócios, manifestando a sua satisfação "por conseguir estes resultados de sucesso nos testes, antes do final de 2018".
Testes superados, a empresa vai começar a injectar energia na rede da EDA - Energia dos Açores (EDA).
"A Graciólica fornecerá 100% de energia limpa nas condições certas, além de fornecer serviços de formação de redes totalmente automatizados para a EDA", afiançou Dom Hughes, director da Graciólica, ao Jornal de Negócios.
Recorde-se que um desentendimento accionista na Graciólica, atrasou a entrada em funcionamento do projecto.

Fonte: Jornal de Negócios






Regime de comparticipação de transporte de cadáveres de doentes falecidos fora da sua ilha de residência entrou em vigor a 1 de Janeiro

O Decreto Legislativo Regional n.º 6/2018/A determina que a comparticipação integral é atribuída mediante apresentação de requerimento na Unidade de Saúde de Ilha onde o utente falecido estava inscrito, até ao 20.º dia após o transporte.
O diploma prevê ainda que os serviços de ação social das unidades de saúde de origem ou de destino devem prestar todo o apoio administrativo necessário junto dos familiares para que seja desencadeado o transporte do cadáver do utente falecido.





Assinado Concurso Público para beneficiação do Caminho Florestal da Serra

Na semana de Natal, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas assinou o concurso público para a adjudicação da empreitada de beneficiação do Caminho Florestal da Serra, na ilha de Graciosa, um investimento de cerca de 295 mil euros.
Recorde-se que aquela estrada ficou muito danificada com as obras que decorrerem no Parque Eólico da Serra Branca.





Câmara Municipal aprovou fundo de maneio na primeira reunião de 2019

Do encontro que decorreu Quinta-feira, nos Paços de Concelho, resultou a aprovação por unanimidade do Plano de Segurança e Saúde empreitada de melhoria da rede viária do centro histórico e zonas envolventes de Santa Cruz. Recorde-se que a obra foi adjudicada à empresa A.R. Casanova, pelo valor de 645.358.17€, mais IVA e o seu prazo de execução será de um ano. O projeto engloba os dois Pauis e arranjos dos jardins incluindo nova iluminação, Largo Vasco da Gama com construção de rotunda, Rua Jacinto Cândido, Rua Alexandre Herculano (Rua das Flores) Rua Serpa Pinto, Rua D. João IV e o largo Francisco Paula B. Barcelos, com a requalificação do espaço onde existia a bomba de gasolina. As obras devem arrancar nas próximas semanas.

Outro dos pontos em destaque na reunião, foi a aprovação do fundo de maneio, a favor do presidente do Município, no valor de 2.500 euros mensais, para despesas com combustíveis, alimentação, deslocações, estadas e representações de serviço. Este fundo é constituído mensalmente, mediante entrega dos documentos justificativos de despesa.
A criação deste fundo foi aprovada por maioria, com abstenção dos vereadores do PSD.

O executivo camarário aprovou ainda, por unanimidade, apoiar o evento “Noite Graciosense”, que vai decorrer em Machico, na Madeira, com oferta de produtos típicos graciosenses. O Município será representado pelo vereador António Lourenço.







Filarmónica Recreio dos Artistas celebra 106 anos de existência

A Filarmónica Recreio dos Artistas da Vila de Santa Cruz da Graciosa foi fundada a 1 de Janeiro de 1913.
A instituição está assim a celebrar 106 anos da sua fundação, data que será comemorada no Sábado, dia 5 de Janeiro.
O programa das celebrações, a partir das 21 horas, vai constar um programa musical, com participação de alunos da Escola de Música e da Banda Filarmónica.





Twitter Facebook Favorites More