Traduzir

Rádio Graciosa


08 janeiro 2019

Diretor Regional da Saúde anunciou plano de contingência para fazer face à gripe

O Diretor Regional da Saúde anunciou ontem, em Ponta Delgada, que, a partir desta segunda-feira, os Centros de Saúde de São Miguel disponibilizam 650 consultas adicionais por semana para fazer face ao período da gripe.
 Tiago Lopes afirmou que a ação começa por São Miguel, “por ser a ilha de maior densidade populacional e de maior afluência às urgências”, sendo que de seguida irão “contatar as restantes unidades de saúde da Região para acionar os planos de contingência para a assistência à população”.
O pico da gripe verifica-se nos Açores três semanas depois de ocorrer no território continental, onde já se regista uma maior afluência nas urgências devido aos sintomas gripais.
Em Dezembro, a Direção Regional de Saúde e a Proteção Civil dos Açores lançaram uma campanha para alertar para a importância da vacinação e da utilização da Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24, antes do recurso às urgências.
No que se refere à vacinação, a Região disponibilizou este ano 25.500 vacinas para os grupos de risco, sendo que a taxa de vacinação atingiu 47,5%, havendo ainda vacinas disponíveis.
Além de reiterar a importância da vacinação, o Diretor Regional salientou as medidas de precaução individual para evitar o contágio.
Os conselhos da Direção Regional de Saúde passam por adequar a roupa à temperatura exterior, evitar tossir ou espirrar sobre outras pessoas, promover a higienização das mãos e evitar os aglomerados nas urgências.

Twitter Facebook Favorites More