Traduzir

Rádio Graciosa


17 janeiro 2019

Assembleia Legislativa aprovou voto de congratulação pelos 25 anos da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa

O deputado graciosense Ricardo Ramalho apresentou na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, um Voto de Congratulação pelos 25 anos da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa.
A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa, com sede na freguesia da Luz, concelho de Santa Cruz da Graciosa, foi fundada a 4 de novembro de 1993, tendo como  principais objetivos a promoção e colaboração em projetos de ordem sociocultural, a realização de cursos, conferências e exposições, o fomento e desenvolvimento da prática desportiva de diversas modalidades, a defesa do património natural edificado, a prevenção das dependências e a participação cívica dos jovens graciosenses através de atividades culturais, recreativas e intercâmbios.
No voto é destacado ainda o carácter educativo e a sensibilização ambiental que esta entidade proporciona desde os primórdios da sua atividade torna-se um marco de desenvolvimento na cultura graciosense assim como, a forma positiva como interveio na comunidade graciosense, valorizando e preservando o património natural, introduzindo as novas tecnologias, explorando questões sociais pertinentes e, por conseguinte trabalhando-as de forma construtiva e assertiva, visando a consciencialização comunitária e a dinamização de diversas entidades a cooperarem entre si, dando ênfase à importância do associativismo como meio para o efetivo desenvolvimento do público jovem em comunidades mais periféricas.
No ano 2000, numa ação promovida pela Direção Regional do Ambiente, a Associação acolhe, na sua sede, a gestão da Ecoteca da Graciosa, dirigida pela Drª Lurdes Cunha que orientou e coordenou a política de educação e promoção ambiental na Graciosa até ao ano de 2012.
Paralelamente, a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa, juntamente com outras associações de juventude dos Açores, impulsiona a criação e fundação da Federação de Associações de Juventude dos Açores, posteriormente associa-se à Federação Nacional de Associações de Juventude, à Associação dos Desportos da Ilha Graciosa, à Associação Regional de Vela dos Açores, integrando depois, por diversas vezes, os respetivos órgãos sociais destas entidades.
Desta forma surgem os intercâmbios juvenis, com outras associações congéneres, as danças de salão, os grupos musicais, a criação do grupo de teatro “A Semente” e a organização anual do Festival de Teatro da Graciosa.
Por outro lado, a Associação foi reconhecida, pelo Governo Regional dos Açores, como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e Organização Não Governamental de Ambiente.
Na área desportiva, a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa, tentou sempre praticar modalidades alternativas, para as quais os clubes da ilha não estavam vocacionados. Assim, tendo sempre presente a importância do Desporto, surge a aposta em modalidades até então inexistentes na ilha como o Atletismo, o Xadrez, o Ténis de Mesa, a Vela e o Andebol, tendo esta última obtido resultados de mérito a nível regional em vários escalões de formação.
Mais recentemente, em 2015, é inaugurado o Museu da Vida Rural da Ilha Graciosa. Esta nova infraestrutura museológica, que se situa junto à sede da Associação, insere-se num complexo que integra uma quinta e a recriação da casa de morada de um camponês remediado.
Em 2018, a Associação promove mais uma iniciativa, o projeto do Museu do Carnaval, espaço que reúne fotografias, vídeos, documentos, fantasias e instrumentos que caraterizam um carnaval de salão, em parceria com a Casa do Povo da Vila da Praia.
Atualmente, esta entidade gere ainda o Posto Informático das Pedras Brancas e prossegue a sensibilização ambiental através do projeto BiblioMóvel.
O voto destaca ainda que esta associação, presidida por Jorge Cunha desde a sua fundação, e com uma direção jovem e dinâmica, a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa vai certamente continuar a dar um contributo válido aos graciosenses nas mais diversas áreas de intervenção.



Twitter Facebook Favorites More