Traduzir

Rádio Graciosa


14 dezembro 2018

Resumo semanal de 10 a 14 de Dezembro de 2018

Unidade de Saúde da Ilha Graciosa obteve o 1°lugar no 5° Workshop de Boas Práticas em Saúde

A Unidade de Saúde da Ilha Graciosa participou com a apresentação da boa prática "Implementação do teste diagnóstico antigénio rápido (TDAR) do Streptococcus do grupo A", que arrecadou o primeiro lugar.
Este projeto da USIG foi realizado pela enfermeira Brenda Silva e pela Técnica Superior Vanessa Cordeiro.




Santa Casa da Praia celebrou Festa de Natal do Idoso

Esta celebração é dedicada não só aos utentes do Lar de Idosos, mas também aos utentes do centro de convívio e idosos em geral da freguesia de São Mateus, juntando algumas centenas de pessoas
Valdemiro Vasconcelos, provedor da Santa Casa, destacou o espírito de solidariedade, que é cada vez maior, de acordo com os desafios que são colocados.
O evento ficou ainda marcado pela oferta de uma cadeira de rodas à instituição, uma iniciativa de um grupo de cidadãos, que realiza uma tourada a 15 de Agosto e que com o lucro desse evento, pensa ajudar anualmente uma instituição da freguesia.




Santa Cruz da Graciosa enfeitada para o Natal

Num tom predominantemente branco, o Centro da Vila encheu-se de luz, para as festas de Natal, sendo de destacar a árvore gigante, o presépio na praça e as iluminações nas ruas Infante D.Henriques, Serpa Pinto e da Boavista, que lembram os enfeites das árvores de Natal.
Um trabalho dos serviços municipais, que volta a mostrar qualidade.




Segunda fase de desratização arrancou na Quinta-feira

A distribuição será efetuada novamente, em sacos com de aproximadamente 1 kg de composto e à razão de 1 saco por moradia habitada.




Alunos e pais mostram preocupação com aparecimento de ratos na escola

Na manhã de Segunda-feira, alguns alunos e encarregados de educação da Escola Secundária, manifestaram-se junto ao portão da escola.
O motivo é o aparecimento de alguns ratos na escola.
Entretanto, prossegue a campanha de desratização na ilha, estando prevista uma ação nas escolas, durante a interrupção letiva para o Natal.





Município atribuiu um total de 80.000,00 euros através de Protocolos de Cooperação no Apoio ao Desenvolvimento Desportivo

Os protoclos foram firmados com o Sport Club Marítimo, o Sporting Clube Guadalupe, o Graciosa Futebol Clube, com um valor de 22.500,00 euros, a cada uma das coletividades. Com o Santa Cruz Sport Club, foi firmado protocolo no valor de 13.000,00 euros.





Duas jovens Graciosenses na Seleção Açores de Voleibol Feminino

Ana Luísa Silva e Júlia Inácio, ambas atletas do Santa Cruz Sport Club foram convocadas para o primeiro estágio, que vai decorrer de 16 a 21 de Dezembro, em São Miguel.
A seleção, que conta com 20 atletas, será treinada por João Gomes e Carla Almeida, com vista a participação na 23ª edição dos Jogos das Ilhas, que terá lugar na ilha de Elba, em Itália, em Maio de 2019.




Governo vai concessionar sala de desmancha do novo Matadouro da Graciosa

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou, que vão ser concessionadas em 2019 as salas de desmancha dos matadouros do Faial, da Graciosa e de São Miguel.
Entende o governo que, destas infraestruturas modernas, importa tirar partido da excelência, porque a desmancha, nos Açores, cria postos de trabalho, riqueza e contribui para uma maior valorização da carne de bovino.
João Ponte adiantou ainda que, em 2019, decorrerá o processo de certificação dos matadouros do Faial, da Graciosa, das Flores e de São Jorge, para atestar a segurança e a qualidade alimentar.
Está prevista a inauguração, em março, do novo Matadouro da Graciosa.




PSD alerta para problema de saúde pública devido à praga de ratos

O PSD/Açores denunciou que o problema da praga de ratos na Graciosa está a “pôr em causa a saúde pública” e apelou ao governo regional para que efetue uma “verdadeira campanha de desratização” na ilha.
António Reis, vogal da comissão política regional do partido, afirma em comunicado que o governo regional “tem que agir rapidamente” na defesa da população da Graciosa, alegando que o executivo “não pode continuar a empurrar para as autarquias e para a população da ilha a resolução do problema da praga de ratos”.




José Ávila garante que "a operação de transporte marítimo de passageiros nos Açores é uma operação segura e fiável"

O PS, em maioria na Assembleia Legislativa dos Açores, chumbou um projeto de resolução apresentado pelo PSD sobre a operacionalidade dos portos de passageiros da região.
Da bancada PS, o deputado José Ávila, eleito pela Graciosa, referiu que os estudos sobre os portos são sempre feitos em novas obras, sendo que "a operação de transporte marítimo de passageiros nos Açores é uma operação segura e fiável".




Assembleia Legislativa aprova voto de congratulação a Cesar Bettencourt

O voto apresentado pelo deputado Ricardo Ramalho, da Bancada PS, destaca a capacidade do Graciosense, detentor de recordes nacionais em apneia e imersão livre, sendo o mais recente feito, a vitória no Atlantic Freediving Cup 2018,
O voto destaca que César Bettencourt tem levado ainda mais longe o nome do país, dos Açores e em especial da ilha Graciosa.





Graciosa com crescimento homólogo de 10,8% nos desembarques de Novembro

No mês de Novembro de 2018 desembarcaram nos aeroportos dos Açores 93.018 passageiros, um aumento de 8,2% face ao mesmo mês de 2017.
Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que a ilha com maior número de passageiros desembarcados no mês de Novembro de 2018 foi a de São Miguel com 54.717, seguida da Terceira com 21.642 e Faial com 5.599. No entanto, a ilha que apresentou maior crescimento homólogo foi a do Faial com 14,7%, seguindo-se a do Corvo com 14,7%, Graciosa com 10,8% e São Miguel com 9,3%. Em sentido contrário, a ilha das Flores apresentou um decréscimo homólogo de 12,8%.
No passado mês de Novembro, foram registados 1.946 desembarques no Aeródromo da Graciosa, mais 190 desembarques (10,8%), em comparação com os 1.756 de Novembro de 2017.
Nos primeiros 11 meses deste ano ocorreram 25.019 desembarques na Graciosa, um aumento de 2,5%, em relação ao mesmo período de 2017 (24.400 desembarques).
Nos embarques, também se verificou uma subida, ao passar dos 1.775 de Novembro de 2017, para os 1.879 do mesmo mês deste ano.
Até ao final de Novembro, a Graciosa foi escalada por 605 aviões, sendo a segunda ilha do arquipélago com menos ligações aéreas.




João Costa afirma que PS “devia por a mão na consciência” com números da pobreza nos Açores

O deputado do PSD/Açores João Bruto da Costa afirmou que o Partido Socialista “devia pôr a mão na consciência” com os números da pobreza na Região, em vez de fazer discursos “que não correspondem à realidade”.
O parlamentar do PSD/Açores respondia a uma declaração política em que segundo ele, a maioria socialista “falou de uma realidade que não existe, poucos dias após o Instituto Nacional de Estatística revelar que os Açores são a região do país onde o risco de pobreza é mais elevado”.




Assembleia Legislativa aprovou voto de congratulação pelo mérito desportivo da Associação Equestre Graciosense

No voto, o deputado do PS, Manuel José Ramos, destacou a conquista 3º lugar taça de Portugal Ensino, com a Ilha Graciosa a estar novamente, representada a nível Nacional, desta vez na disputa da Taça de Portugal Ensino.
O voto destaca ainda todo o trabalho meritório da instituição, que possui um instrutor que foi campeão Nacional, promove atividades para pessoas com deficiência, para além de atividades para turistas, tendo em agosto de 2018 batido um recorde de 90 aulas.




Governo dos Açores garante que desenvolveu ações para combater a praga de roedores na Graciosa

O Diretor Regional da Agricultura afirmou que o Governo dos Açores desenvolveu várias ações integradas no combate à praga de ratos na ilha Graciosa, em articulação com a Câmara Municipal de Santa Cruz, apostando na distribuição de rodenticida, em ações de sensibilização e de informação, bem como na formação dos agricultores.
Os Serviços de Desenvolvimento Agrário da Graciosa distribuíram 3,1 toneladas de rodenticida de três marcas distintas por toda a ilha, entre 1 de fevereiro e 23 de Abril.
A autarquia distribuiu 1.600 quilos de rodenticida, entre 6 e 12 de novembro, e está a entregar mais 1.400 quilos.
“É natural que, quando se implementem ações de desratização, possam aparecer animais mortos ou moribundos nas proximidades das estações rateiras montadas para o efeito", afirmou José Élio Ventura.
Por outro lado, afirmou que este combate depende da aplicação conjunta de várias medidas dirigidas não só à praga, mas também ao ambiente em que está inserida, por parte de todos aqueles que possuam espaços que possam ser alvo de infestação, sejam pessoas individuais ou coletivas, públicas ou privadas.

Twitter Facebook Favorites More