Traduzir

Rádio Graciosa


12 dezembro 2018

Governo vai concessionar sala de desmancha do novo Matadouro da Graciosa

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou, na Horta, que vão ser concessionadas em 2019 as salas de desmancha dos matadouros do Faial, da Graciosa e de São Miguel.
Entende o governo que, destas infraestruturas modernas, importa tirar partido da excelência, porque a desmancha, nos Açores, cria postos de trabalho, riqueza e contribui para uma maior valorização da carne de bovino.
João Ponte falava à margem de uma visita à sala de desmancha do Faial, integrada no moderno matadouro recentemente inaugurado, cujo processo para concessão está em preparação.
Além dos investimentos infraestruturais, o Secretário Regional destacou a aposta que está a ser feita ao nível da certificação dos matadouros, que considerou ser fundamental, atendendo a que atualmente os consumidores e clientes são cada vez mais exigentes.
Depois de este ano se ter realizado a certificação dos matadouros da Terceira, de Santa Maria e do Pico no que respeita à ISO 22000, João Ponte adiantou que, em 2019, decorrerá o processo de certificação dos matadouros do Faial, da Graciosa, das Flores e de São Jorge, para atestar a segurança e a qualidade alimentar.
Depois da inauguração, este ano, do novo Matadouro do Faial e das obras de beneficiação do Matadouro da Terceira João Ponte revelou que está prevista a inauguração, em março, o novo Matadouro da Graciosa.
Em fase de conclusão está também a ampliação da capacidade de frio do Matadouro de São Miguel, cuja inauguração deverá ocorrer em fevereiro.
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas salientou, contudo, que há ainda desafios a vencer para fortalecer ainda mais a fileira da carne, nomeadamente passar a desmanchar mais carne nos Açores, melhorar a conformidade das carcaças, ter capacidade para fornecer carne com regularidade aos mercados e melhorar em termos de organização.



Twitter Facebook Favorites More