Traduzir

Rádio Graciosa


17 dezembro 2018

Açorianos têm presença muito forte em Santa Catarina

O Governo dos Açores promoveu a realização da conferência "270 Anos de Presença Açoriana em Santa Catarina" por várias ilhas açorianas.
O Museu da Graciosa acolheu o vento ao final da tarde de Domingo, uma conferência, proferida por Sérgio Luiz Ferreira, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e Presidente da Casa dos Açores de Santa Catarina, como o objetivo de aprofundar o conhecimento nos Açores do fenómeno migratório para Santa Catarina, dando a conhecer o legado e a importante imagem dos Açores na comunidade deste Estado brasileiro.
Sérgio Ferreira afirma que o Brasil é o que é hoje devido aos açorianos, pois foram eles que se fixaram nos litorais e foram desenvolvendo o país, para o interior.
Esta iniciativa, organizada pela Direção Regional das Comunidades, integra as comemorações do 270.º aniversário da presença açoriana em Santa Catarina.
A 22 de fevereiro de 1748 desembarcaram em solo catarinense os primeiros Açorianos que emigraram para esta região do sul do Brasil.
Da Graciosa alistaram-se 771 pessoas, 11,50% da população graciosense, sendo que 398 eram da Vila da Praia e 373 da Vila de Santa Cruz da Graciosa.
A Graciosa foi a segunda ilha com mais alistados, em comparação com a sua população, sendo que a grande maioria desses graciosense fixou-se na freguesia de Santo António de Lisboa.
Hoje em dia são muitos os descendentes de açorianos, sendo que são visíveis presenças açorianas na arquitectura, cerâmica, artesanato e na cultura popular, em que se destaca o culto ao Divino Espírito Santo.


Ao longo de 2018, o Governo dos Açores, em parceria com várias entidades, entre as quais a Casa dos Açores de Santa Catarina, tem promovido e apoiado a realização de várias atividades no âmbito destas comemorações.

Twitter Facebook Favorites More