Traduzir

Rádio Graciosa


20 novembro 2018

Semana dos Resíduos com 10 acções na Graciosa

A Direção Regional do Ambiente, promove, até 25 de novembro, a realização da 9.ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida na 10.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com objetivo de envolver, em todas as ilhas, ações organizadas voluntariamente por entidades públicas e privadas.
Nesse sentido, está prevista a realização de 169 ações de sensibilização em todas as ilhas, organizadas por 86 entidades, assim como a dinamização de várias parcerias, desde a administração pública, autarquias, empresas privadas, entidades gestoras e operadores de resíduos, estabelecimentos de ensino, associações e organizações não-governamentais para o ambiente e unidades de saúde.
Entre as iniciativas previstas, destacam-se duas ações de âmbito regional, decorrendo as restantes nas ilhas do Pico (37), São Miguel (36), Terceira (21), Santa Maria (18), Faial (17), Flores (14), Graciosa (10), São Jorge (9) e Corvo (7), registando-se um aumento relativamente à edição de 2017, ano em que se realizaram 160 ações nos Açores.
Para assinalar a "Semana Europeia da Prevenção de Resíduos", o município de Santa Cruz da Graciosa montou um ponto de recolha de resíduos perigosos junto ao coreto da Praça Fontes Pereira de Melo. O objetivo é que todos contribuam para “uma Graciosa mais LIMPA e mais SEGURA!”
Pelas escolas da Graciosa e ATLs vão passar as iniciativas, “Graciosa, a Baleia Vaidosa” e “Resíduos- Que Destino?”.
No fim semana os escuteiros de Guadalupe e Luz desenvolvem a ação “Não leve Resíduos para Casa” e várias entidades públicas unem-se para ações de sensibilização um pouco por toda a ilha, tendo como temas os óleos usados, resíduos perigosos e micropilhões.

Durante esta semana, as ações serão desenvolvidas de acordo com a temática “Prevenção de Resíduos Perigosos - É tempo de desintoxicar!”, com o objetivo de implementar ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos, visando a alteração dos comportamentos dos cidadãos europeus relativamente aos seus padrões e hábitos de consumo.

Twitter Facebook Favorites More