Traduzir

Rádio Graciosa


09 novembro 2018

Resumo Semanal de 5 a 9 de Novembro de 2018

Galardão de Reserva da Biosfera da Graciosa renovado por mais 10 anos pela UNESCO

A Reserva da Biosfera da Graciosa recebeu a aprovação da renovação do galardão, por mais 10 anos.
Pedro Raposo, do Serviço de Ambiente da Graciosa, disse que a Unesco aprovou, sem qualquer reparo, o relatório apresentado pela Reserva da Graciosa.
Agora seguem-se mais 10 anos para contribuir a trabalhar na evolução ambiental da Graciosa, para continuar a merecer o galardão. O próximo passo é a elaboração do plano de ação da Reserva da Biosfera.





Câmara Municipal distribui isco raticida pela população de todas as freguesias

A distribuição, abrangendo todas as freguesias, foi efetuada em sacos, com aproximadamente 1 kg de composto e à razão de 1 saco por moradia.




Empreitada do Parque Empresarial prorrogada até Janeiro de 2019

Na última reunião do executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa, foi aprovada a prorrogação do prazo da obra do Parque Empresarial da Ilha Graciosa.
Conforme foi solicitado pelo empreiteiro, Tecnovia, a conclusão da obra foi prorrogada para até 31 de Janeiro de 2019.
O parque empresarial da ilha Graciosa é um investimento de cerca de um milhão de euros.




Junta de Freguesia de Santa Cruz continua com apoios à natalidade

No final de Outubro foi entregue mais um cheque-natalidade, no valor de 150€.
Segundo nota da autarquia, “este é um apoio simbólico, mas que se reveste de grande importância para os pais”.




Adega e Cooperativa Agrícola da Graciosa comercializou cerca de 40 toneladas de meloa

João Picanço, presidente da Adega, disse em entrevista à Rádio Graciosa, que a época da  meloa este ano foi melhor do que em 2017.
Foram 5 os produtores que entregaram meloa na Adega, tendo o produto este tido muita qualidade, embora alguns produtores tenham tido dificuldades devido à seca que se fez sentir.





“Haja Saúde” esteve na Graciosa pelo Festival Ilha Branca 2018

O Secretário Regional da Saúde revelou que o programa de prevenção 'Giros' abrangeu, até outubro, mais de 11 mil jovens açorianos, prevendo-se que atinja cerca de 13 mil até ao final do ano.
Esta é uma iniciativa da Secretaria Regional da Saúde, operacionalizada pela Casa do Povo de Santa Bárbara, na ilha Terceira, que tem como objetivo efetuar ações no âmbito da prevenção de dependências e comportamentos aditivos na Região.
Em termos de ações promovidas no eixo recreativo, foram realizadas no último verão ações em seis ilhas dos Açores, nomeadamente Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa, Santa Maria e Faial. Na Graciosa, esta ação desenvolveu-se nas Festas de Santo Cristo e no Festival Ilha Branca 2018.
A intervenção chegou a cerca de 8.500 destinatários, mediante o desenvolvimento de um trabalho em contexto de festival, tendo o 'Giros' estado presente em 10 eventos.





Luís Correia e Filipe Silveira venceram VI Prova de Todo o Terreno

Concluído o VI Troféu Ilha Graciosa de Navegação em Todo-o-Terreno, Luís Correia e Filipe Silveira, em Nissan Terrano II, foram os vencedores da prova.
Na classificação de pilotos, em 2º lugar ficou Dércio Picanço e na 3ª posição Marco Melo.
Na classificação geral de navegadores, Bruno Silveira ficou em 2º lugar e César Cunha no 3º lugar. 





Associação Equestre Graciosense premiada na 1ª participação na Feira Nacional do Cavalo na Golegã

A Associação Equestre Graciosense, conseguiu no primeiro dia de provas obter um 3º lugar, já no segundo dia alcançou o 4º lugar, numa prova com 11 conjuntos.
Uma boa prestação da Associação Equestre Graciosense na estreia, num dos mais importantes eventos nacionais, dedicado ao cavalo e à equitação.




Unidade de Saúde da Graciosa terá banco de sangue em 2019

O Secretário Regional da Saúde anunciou um plano de criação de reservas de sangue, em todos os centros de saúde das ilhas do arquipélago dos Açores, que não têm hospital.
“Queremos ter nos centros de saúde, em ilhas onde não há hospitais, uma reserva mínima de sangue para casos de emergência", frisou Rui Luís, adiantando que, em Santa Maria, "o processo fica concluído até ao final do ano" e durante o ano de 2019 será iniciada a implementação de reservas na Graciosa e no Corvo.
O equipamento necessário a este processo, que conta com o apoio do Hospital de Ponta Delgada, já está instalado no Centro de Saúde de Vila do Porto, estando prevista formação até ao final do ano.




Helder Picanço é o novo presidente da Irmandade da Ribeirinha


Os irmãos da Irmandade Nossa Senhora da Esperança da Ribeirinha, reunidos em Assembleia-Geral elegeram Hélder Picanço como o novo presidente da Direção que estará à frente da instituição durante o próximo ano.

Twitter Facebook Favorites More