Traduzir

Rádio Graciosa


16 novembro 2018

Resumo Semanal de 12 a 16 de Novembro de 20185

César Bettencourt venceu prova de apneia do Atlântico


O Graciosense Cesar Bettencourt venceu Atlantic Freediving Cup 2018.
A 3ª edição desta competição, decorreu nos dias 10 e 11 de novembro, na ilha de Tenerife, nas Canárias.
César Bettencourt, o único português em Prova, obteve o melhor resultado, como 115 pontos, na categoria de mergulho livre, entre os 10 concorrentes de diferentes nacionalidades que participaram nas duas provas de apneia.
Jesper Lauridsen, da Dinamarca ficou em segundo e Jacek Polak, da Polónia, em terceiro. Nos femininos, a vencedora foi a chinesa Jessea Lu.




Autarca da Luz alertou para necessidades da Freguesia

Na última reunião camarário de Outubro, que decorreu na Junta de Freguesia da Luz, o autarca luzense aproveitou para alertar para algumas situações na freguesia mais a Sul da Graciosa.
George Ortins congratulou-se com as obras que decorrem na Canada da Longueira, mas alertou para a necessidade de ser corrigida uma valeta e de direccionar a água para a grota.
O autarca, agradeceu ainda a colaboração do Município, com a cedência de tinta para as pinturas nas casas das lavadeiras e solicitou mais tinta, desta vez para as pinturas interiores.
George Ortins lamentou a pouca intensidade da iluminação publica e solicitou a intervenção do município neste assunto, bem como para que sirva de intermediário entre a Junta e a IROA, com vista a recuperação de dois tanques de captação de água.
O presidente da autarquia luzense, lembrou ainda que a Canada da Emília necessita de uma intervenção urgente, tal como duas casas do Bairro Abaixo do Fragoso.
Já o secretário da Junta, referiu que já começaram as negociações com o dono do terreno, onde será construído o novo ecoponto da freguesia.
Na resposta, a vice-presidente do executivo, Conceição Cordeiro, disse que a cedência da tinta e a construção do ecoponto seriam para breve. Este inverno, serão feitas obras numa das casas de Abaixo do Fragoso, para alojar mais uma família e sobre as obras na Canada da Emília, disse que a solução não depende apenas da Câmara Municipal.




Governo autoriza novo concurso para contratar a conceção e construção de um navio ro-ro para 650 passageiros e 150 viaturas

O Governo dos Açores publicou hoje, em Jornal Oficial, a resolução que autoriza a contratação, mediante concurso limitado por prévia qualificação, com publicidade internacional, da conceção e construção de um navio 'ro-ro' de passageiros, com capacidade para 650 passageiros e 150 viaturas, até ao valor máximo de 48 milhões de euros, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor.
O objetivo do governo é “dispor de navios que permitam oferecer um serviço regular, contínuo (ano inteiro) e de qualidade entre os três grupos de ilhas que formam o arquipélago, que seja capaz de satisfazer as necessidades de mobilidade das pessoas e fomentar o mercado interno.”
O prazo de construção do navio será de 580 dias.



Câmara Municipal reconhece que passadeiras já deveriam ter sido pintadas

Na última reunião do executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa, que foi presidida pelo vereador António Lourenço, o vereador António Reis, do PSD, alertou para a situação das passadeiras no centro da vila. Em causa está a falta de pintura das passadeiras nas ruas do Marítimo e do Mercado e na Avenida Mouzinho de Albuquerque, depois das obras que se verificaram naquelas vias, próximas à Escola Secundária. O vereador sugeriu ainda que, fosse pedido á PSP um reforço de policiamento nas mesmas vias, nas horas de maior afluência de crianças, de modo a evitar irregularidades e para uma maior fluidez do trânsito.
Na resposta, o vereador António Lourenço reconheceu que as passadeiras já deveriam ter sido pintadas e disse que vai diligenciar, para agilizar esses trabalhos.



Desembarques na Graciosa baixaram 1,6% em Outubro

Em Outubro de 2018, desembarcaram nos aeroportos dos Açores 130.542 passageiros, um aumento de 4,9% face ao mesmo mês de 2017.
A ilha que apresentou maior crescimento homólogo foi a do Corvo com 34,4%, seguindo-se o Pico com 29,5%, Flores com 20,8% e Santa Maria com 14,2%. Em sentido contrário, a ilha Graciosa apresentou um decréscimo homólogo de 1,6%.
Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, em Outubro, desembarcaram 1.940 passageiros no Aeródromo da Graciosa, uma redução de 32 desembarques, em comparação com os 1.972 registados no mesmo mês de 2017.
Já no acumulado de Janeiro a Outubro verifica-se um aumento de 429 desembarques, ou seja 1,8%, ao passar dos 22.644 do ano passado, para 23.073 desembarques deste ano.
Nos embarques, houve uma redução ainda mais acentuada, com uma redução de 63 passageiros desembarcados, ao passar dos 2.072 do ano passado, para os 2.009 embarques, de Outubro de 2018.
De Janeiro a Outubro, a Graciosa foi escalada por 556 aviões, que trouxeram 64.460 Kg de carga e 26.084 de correio. Da Graciosa, embarcaram, por avião, um total de 109.983 Kg de carga e 7.787 Kg de correio.




Abertas candidaturas para as bolsas aos estudantes graciosenses

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa continua a apoiar os jovens graciosenses, que querem obter uma licenciatura.
Para isso, existem bolsas de estudo que podem cobrir a totalidade das propinas e a primeira passagem.
As candidaturas estão abertas e os documentos podem ser consultados na página do Município.





Rajada de 111 Km registada na Graciosa, mas sem danos a registar

No grupo central, foi emitido Aviso Laranja, devido à previsão de vento forte, o que se veio a verificar, sendo que na Graciosa a rajada máxima atingiu os 111 Kms por hora.
Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, confirmou-nos que não houve danos a registar, nada mais do que galhos de árvores caídos.
De referir que há ainda em vigor avisos relativos a agitação marítima, por isso agora os cuidados viram-se para a orla costeira.

Todo o dispositivo de Proteção Civil, Serviços Municipais, Bombeiros e Obras Públicas continuam de alerta.

Twitter Facebook Favorites More