Traduzir

Rádio Graciosa


29 novembro 2018

Graciosa acolhe Festival do Alho no final de Janeiro, princípio de Fevereiro de 2019

A Ilha Graciosa vai acolher o Festival do Alho, um evento que se vai realizar no final de Janeiro e início de Fevereiro de 2019.
Trata-se de uma parceria entre a Câmara de Comércio de Angra do Heroismo com a SDEA, que tem como objetivo dinamizar esta produção tipicamente graciosense.
Esta semana, esteve na Graciosa o presidente da direção da Câmara de Comércio, para várias reuniões de trabalho com vista a preparação do evento.
Rodrigo Rodrigues afirma que o objetivo é envolver pessoas de fora e gentes da Graciosa, demonstrando todas a potencialidades e alternativas deste produto, que é produzido na ilha com qualidade.
O objetivo do evento, que vai decorrer na época baixa, é também trazer à Graciosa vários empresários e especialistas, de forma a explorar formas de saída, transformação e comercialização do alho da Graciosa, para além de abrir a cadeia de negociações comerciais para este produto.

O ano passado foi noticiado que alguns dos melhores chefs do país procuram o produto, como por exemplo o chef José Avillez, considerado como uma das grandes referências da cozinha em Portugal, que é um grande apreciador do alho da Graciosa.
Isso despertou o interesse de várias entidades, que pensaram logo em promover melhor este produto.
Não são muitos os produtos nos Açores, com certificação europeia de origem controlada, mas os alhos da Graciosa são um desses produtos.
A Graciosa já foi responsável por 1% de toda a produção de alho nacional.


Twitter Facebook Favorites More