Traduzir

Rádio Graciosa


08 novembro 2018

Formação sobre Clarinete, Filarmonia e o futuro na musica hoje na Filarmónica Recreio dos Artistas

A Filarmónica Recreio dos Artistas acolhe esta Quinta-feira, a partir das 20 horas, uma formação ministrada por Nuno Pinto.
Entre 7 e 10 de Novembro, o professor de Clarinete e Música de Câmara na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto), está em digressão por 3 ilhas açorianas, com uma nova mensagem sobre o Clarinete, sobre musica, sobre Filarmonia (de onde nasceu) e sobre o futuro na musica.
Esta formação é aberta a todos os músicos em geral, e em particular a todos os que se interessam pelo clarinete.
Este evento é apoiado pela Buffet Crampon España & Portugal e Cardoso Conceição.








Biografia:


Estudou clarinete com Saul Silva, António Saiote, Michel Arrignon e Alain Damiens, em Portugal e França, e frequentou masterclasses dos clarinetistas Guy Dangain, Walter Boeykens, Howard Clug, Robert Fontaine e Alois Brandhofer.
Tem dedicado uma grande parte do seu trabalho à música de câmara e à música contemporânea. É membro fundador dos grupos de câmara Camerata Senza Misura, Trivm de Palhetas e Clarinetes Ad Libitum, e também membro do Sond’Ar-te Electric Ensemble e da OrchestrUtopica, para além de tocar em duo com a pianista Elsa Silva.
Enquanto solista ou integrado em grupos de câmara e ensembles, estreou mais de uma centena de composições.
É dedicatário de obras de Cândido Lima, Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, Ricardo Ribeiro, Telmo Marques, Virgílio Melo e Miguel Azguime. Foi solista com a Orquestra Clássica do Porto, Orquestra do Norte, OrchestrUtopica, Solistas do Porto, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra de Câmara Musicare, Orquestra Artave e European Medical Students Orchestra. Colaborou ainda com as orquestras Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa e Nacional do Porto. Tem participado em festivais realizados em vários países europeus, Estados Unidos, China e Japão.
A sua discografia inclui Contradanza (Clarinetes Ad Libitum, 2006), Torga – Retratos e Paisagens(Camerata Senza Misura, 2007), obras para clarinete solo de compositores portugueses e obras de Schumann para clarinete e piano. Participou no filme A Terra antes do Céu de João Botelho, com a Camerata Senza Misura, e no disco Our Secret World de Kurt Rosenwinkel com a Orquestra Jazz de Matosinhos (2009). Estão em fase final de produção dois discos, um com obras portuguesas para clarinete e electrónica e outro com música francesa gravado pelo Trivm de Palhetas.
É professor de Clarinete e Música de Câmara na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto) e artista das marcas Buffet Crampon e Rico.

Fonte: Casa da Música

Twitter Facebook Favorites More